13 de novembro de 2009

TRADIÇÕES NATALINAS





Me perdoe a senhora vice-prefeita mas preciso lembrá-la de que aqui em nossa região, NATAL sempre foi:

Coroa de advento (guirlanda), presépio (católicos), pinheirinho enfeitado (luteranos), fios de prata, bolas coloridas, sinos, estrela, velas, Nicolau, Papai Noel, cartões, anjos, missa do galo, flor de Natal (papagaio), cores verde e vermelho, canticos natalinos, a ceia de Natal, frutas frescas, chocolates, gaitinha de boca, brinquedos, cigarras e vagalumes.

Por estar opcasionalmente no poder, não pode impor mudanças nas tradições e nos costumes de nossa gente, com bonecos pintados, de madeira de lei, distribuidos pela cidade.

Parece até que quer impor à Pomerode a sua cultura e seus ídolos, como nas homenagens do Complexo Cultural Hermann Weege.

P.S. Já tem até diretora de escola querendo agradar. Plantou boneco no pátio.

3 comentários:

Anônimo disse...

OLHA, VAIS ME PERDOAR, MAS EU GOSTEI.

Der Sauerkraut disse...

TUDO BEM. TEM GOSTO PRÁ TUDO.

Rosana disse...

Boa tarde!
Concordo com você. Também sou descendente de alemães e nosso Natal sempre foi assim como descrito.
Encontrei seu blog porque justamente estou a procura de bolas natalinas de vidro, daqueles modelos antigos, diferentes. Algumas delas eram ovais com pontas agudas e outras tinham uma cavidade com imagens e presépios.
Informaram-me que em Pomerode ainda é possível encontrá-las. Você conhece alguma empresa ou artesão que venda?
Grata.
Abençoado Natal, um abraço.