22 de novembro de 2009

LIGA DE POMERODE-JORNAL A CIDADE ON LINE


"As Bodas de Prata da Liga Pomerodense de Desportos (LPD) serão comemoradas no próximo dia 06 de dezembro. O denominado Jubileu de Prata envolverá uma confraternização entre dirigentes de clubes, fundadores, convidados e a atual diretoria. Um almoço de confraternização foi programado no Clube Botafogo no domingo dia 06/12 às 11.30 horas. A LPD foi fundada no dia 06/12/1984 nas dependências da Câmara de Vereadores de Pomerode, quando alguns dirigentes esportivos se reuniram para constituírem uma entidade desportiva com a finalidade de planejar e coordenar as atividades desportivas e recreativas no âmbito municipal, bem como elaborar um calendário esportivo, levando os interessados à prática do desporto nas mais diversas modalidades. Decidiram os dirigentes esportivos pela fundação da Liga Pomerodense de Desportos/LPD. Sendo então eleita a primeira diretoria, tendo na presidência Euclides Gelezauskas e Arno Muller na vice-presidência. Atualmente Waldemar Buse (Cascudo) preside a entidade esportiva."

Fonte: JORNAL A CIDADE.(ON LINE)
Foto: da matéria no jornal.

13 comentários:

Anônimo disse...

Interessante a matéria, mas tem sempre aqueles que não conseguem diferenciar "bodas" de "jubileu". Quem faz bodas de prata é um feliz casal que tem 25 anos de casamento. O resto, senhores, celebra "jubileu".

Anônimo disse...

Vai ver que tem alguém casado lá...é como na Prefeitura, daqui a pouco tem gente com Bodas de Prata no cargo comissionado, Bodas de Prata como marido dos outros (ops...)
Não dá nada...

Anônimo disse...

Pelo jeito o "esporte" mais praticado é o halteroCOPISMO...
As panças ostentadas não deixam mentir!!

oscar alho disse...

é verdade, tem um casalsinho ali que já vai fazer bodas de prata de semvergonhice. Coisa imunda.

Anônimo disse...

mas pois é, será que o famigerado anti-casal vai pagar bolo pra comemorar o jubileu?
afinal, toda semana tem café no meio do expediente!

Anônimo disse...

Se olhar bem...verá que o cascudo e o Arno formam realmente um casal em prol do esporte. Afinal eles estarão completando no dia 06 de dezembro, bodas de pra...jubileu...25 anos de liga pomerodense.

Anônimo disse...

Interessante o comentário e se for correto, dou a mão a palmatória e vou cuidar para não repetir esse suposto erro, senão vejamos:

Poucas pessoas conhecem a origem etimológica da palavra boda. Ela provém da palavra latina votum, que significa promessa. Desta forma, quando se diz "minha boda" estamos dizendo "minha promessa".

No entanto em ambito religioso a palavra se aplica aos anos de casamento ou união entre duas pessoas. No entanto não pode ser de todo considerado um erro pois abre-se possibilidades para outros eventos serem tachados popularmente de bodas ou jubileus.É tradicional, na cultura ocidental, se comemorar com bodas os eventos relativos ao casamento, e com o jubileu, outros fatos marcantes da vida social. Para marcar cada um desses eventos se associa a cada data das bodas algum material que o represente.
Para ver que não apenas eu usei o termo bodas em conjunto com jubileu, leia abaixo a materia publicada em um grande jornal da Alemanha:

Fratres in Unum.com

“Quam bonum est et quam jucundum, habitare fratres in unum”
Bodas de Prata Sacerdotais de Monsenhor Gänswein.

Mons. Ganswein celebra missa 'Ad Orientem'. (Kreuz.net – 23 de agosto) ‹‹ Alemanha. O secretário particular do Papa, Mons. Georg Gänswein, celebra hoje seu jubileu sacerdotal de 25 anos. Entre outras coisas seu primo irá preparar lagostim de água doce para oitenta convidados seletos no hotel regional “Kreuz”, informou o jornal de Konstanz “Südkurier”. O Monsenhor Gänswein disse ao periódico que os ataques à Fraternidade de São Pio X e à Igreja lhe deram nos nervos. Quanto à Terra Santa, Mons. Gänswein disse o seguinte: “Pude perceber que os cristãos de lá precisam viver em grande aflição” ›› . Em suas bodas, Mons. Gänswein celebrou missa ‘ad orientem’.

Um jubileu de um monsenho onde tambem aquela editoria usou a palavra bodas.

Rene Eskelsen - Editor Jornal A Cidade

Anônimo disse...

Complementando a informação sobre bodas x jubileu:

Materia do jornal Zero Hora;

Chope dourado nas bodas de prata

Esse foi o titulo usado para se referir a festa denominada de octoberfest de Santa Cruz do Sul.
22 de setembro de 2009 | N° 16102.
O termo bodas hoje se popularizou com o significado único de "Festa", Mas concordo que fazer uma distinção entre bodas (aplicando a palavra somente para oficios religiosos como ocasamento) e Jubileu para outro tipo de evento, poderia ser mais correto. Enfim...se eu errei..o Zero Hora, tambem errou.

Rene Eskelsen

Alfred Neumann disse...

Prezado Editor Sr Rene,
Um erro não justifica outro; ou é consequencia do uso indiscriminado e frequente da metodologia denominada: CTRL C e CTRL V !
no passado conhecida como "Gillete Press". kkkkkkkkkkkkkkk

אלקס קסוס disse...

HUAHUAHUAHUAHUAHUHAAUHUAHUAHUAHUHUAHUAUHAUAHHAUHAUHAUHAUHUAHUAHUHAUHAUHAUHAUAHUAHUAHUAHUHAUHAUHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUHAUHAUHUAHUAHHUAAUH



I S2 CTRL C + CTRL V


UHAIUOAHIUHAIOUAHIUAHIOUHAUIHAUIHAIOUAH

Anônimo disse...

Senhor Alfred, Lembro bem dessa época do "Gilete Press". Nas redações da emissoras de radio se usava muito isso. Até pelas dificuldades de ter equipamento apropriado ou porque a emissora não dispunha de muitos recursos. Lembro-me de uma ocasião em que o diretor de uma emissora em que eu trabalhava no alto vale, me pediu para fazer uma entrevista urgente com dois secretarios da prefeitura de Rio do Sul -SC, e o unuco equipamento disponivel, era um gravador portatil de mesa que pesava mais de 1 kilo. ...Consegui a minha entrevista, mas com certeza o fato inusitado do tamanho do gravador deve ter rendido boas conversas. Mas foi um tempo bom, deixou muita coisa pra recordar e relembrar, assim como a sua citação do Gilete Press. Faziamos assinaturas dos jornais de circulação em todo o estado e para complementar as noticias...Gilete Press.
Quanto ao assunto acima, como disse..dou minha mão a palmatória e vou tentar corrigir nas proximas ocasiões.

Anônimo disse...

Nome do evento da foto: schweinfest.

Jefferson Gelezauskas disse...

Querido amigo, estava lendo sua matéria sobre a Liga Pomerodense, e mais uma vez entendo porque abandonei esta cidade para sempre.

Meu pai, Euclides Gelezauskas, não foi o primeiro presidente da liga apenas, foi o único fundador. Sozinho e com sua capacidade e integridade, onde fazendo uso das sólidas amizades que ele fez durante sua carreira no esporte e depois como empresário do esporte, conseguiu com muito esforço e dedicação, junto ao presidente da Federação Catarinense, fundar esta liga.

É vergonhoso a capacidade que esta cidade tem de mudar os fatos da história, de maneira bem oportunista.

E você que se diz tão defensor da verdade, da dignidade, da clareza, deveria se envergonhar de não saber a verdadeira história desta fundação.

Mas ainda farei meus esforços para que esse erro bem providencial que insistem em manter, seja corrigido.

Ao contrário do resto destas pessoas sem coragem que não se identificam, meu nome está aí para você ler.