28 de agosto de 2012

POR QUE NÃO SE IDENTIFICA?


"Concordo em aplaudir exemplos de postura cidadã, crítica e corajosa... mas precisamos ser cautelosos quanto à orientação desses jovens para que não virem ferramentas nas mãos de pessoas que não tem coragem de expor sua própria cara, ou que querem apenas "colocar lenha na fogueira", sem preocupar-se se as reclamações procedem ou a quem devem ser feitas!!! Infelizmente tem muita gente por aí que só faz gritar ... mas colocar a mão na massa tá difícil ... se preocupa mais em apontar erros dos governantes do que procurar alternativas que possam resultar em melhorias para as condições das quais reclama. No BLOG citado ... em qual momento a aluna cita QUEM QUEBROU as carteiras, vidros, portas, etc que ela fotografou??? Cobrar melhoras é um DIREITO... Mas cobrar uma postura de preservação do patrimonio é OBRIGAÇÃO!!! Nenhum pai que apoia ela pensou nisso??? Uma postura realmente crítica não pode ser assim tão parcial na avaliação feita em EDUCAÇÃO

11 comentários:

Anônimo disse...

Não creio que meu nome faça realmente alguma diferença!

Caso estejam curiosos ...

1) não faço parte do cenário político da cidade ... nem de direção escolar

2)não estou defendendo nenhuma escola ou atitude que tenha sido tomada por quem quer que seja.

3)quando falo em gente que não coloca a mão na massa para as coisas mudarem, certamente não era do blog (ou seu autor) que eu falava. Afinal, é exatamente o oposto que aqui ocorre.

Questiono apenas que estamos incentivando os jovens a falarem, cobrarem seus direitos, analisarem de forma crítica o cenário no qual vivem ... mas muitos esquecem de ensinar-lhes o COMO se posicionar... por exemplo:

*antes de sair gritando aos quatro ventos que há tubulações quebradas em alguma rua há sei lá quanto tempo (isso é só um exemplo, tá), é necessário que procurem os órgãos competentes (e saibam quem realmente é esse órgão) para averiguar se alguma queixa já foi registrada, se os responsáveis pela manutenção estavam sabendo da situação.

** além de se queixar que alguma coisa quebrada não foi arrumada, que questionem também: quem quebrou? porque quebrou? de quem foi a culpa? Cobrar o conserto deve sim ser feito ... mas devemos fazer com que vejam, também, que tudo o que é reposto, consertado, trocado, etc é feito com o nosso dinheiro ... então seria ideal que esses jovens tbém cobrem daqueles que provocaram a situação.

Ao invés de críticas e manifestações barulhentas, sem fundamentos e ideias .... que esses jovens tenham o apoio de um adulto que os oriente (de forma honesta e coerente), que eles saibam que há DIREITOS mas também DEVERES e que antes de publicar alguma queixa o correto seria conversar com o acusado e ouvir as suas razões, pensar "à quem realmente cabe essa responsabilidade?" para então sim seguir adiante em seu manifesto.

Liberdade de expressão? Sim!!!
Postura crítica?Sim!!!
Cobrar atitude dos governantes? Com certeza!!!
Mas de forma consciente e coerente ... não como crianças birrentas que não querem ser contrariadas.

Blog, twiter, face... seja lá o meio que for utilizado... não deve haver censura assim como não devem existir críticas indiscriminadas, parciais e incoerentes. São jovens e devem ter sua postura cidadã lapidada, não simplesmente incitada.

Espero ter sido clara!

Abç

Anônimo disse...

MAIS UM DAQUELES QUE NÃO GOSTA QUE SE FALE MAL DOS MAMA-TETAS DE CURRICULO EXEMPLAR.

Anônimo disse...

P/00:04 O nome não é importante mesmo.Parabéns pelo comentário as pessoas esquecem muito de lembrar do Deveres.Nada como ver os dois lados da moeda.

Anônimo disse...

Para Anonimo 09:47

Em qual parte de meu comentário posicionei-me a favor dos mama-tetas???
Em qual momento eu afirmei que não deveríamos cobrar atitudes, ou nos queixar das omissões de governantes???

Ou não compreendeste o meu comentário ou é também vc um destes que quer apenas sair gritando sem pensar no "por que" e "pra que" grita.

Apoio esses jovens que se manifestam, se posicionam, que não aceitam calados tudo o que lhes é imposto ... Peço apenas que cuidemos para criar pessoas que tenha um "raciocínio crítico" e não meros baderneiros.
Lembremo-nos que são crianças/adolescentes e portanto ainda precisam ser orientados ... e espero, realmente, que recebam uma orientação correta.

Ou vc pensa que não seria correto que a tal menina do blog citado no Jornal Hoje deveria, também, cobrar de seus colegas a preservação do patrimonio escolar?
Ela deve SIM cobrar da escola o conserto, mas porque não orientá-la também sobre os DEVERES dos alunos?
Atualmente muitos conhecem apenas seus direitos ... os deveres são esquecidos, infelizmente!

Anônimo disse...

13:14

Quem sabe uma orientação parecida dos professores e diretora de escola lá em Testo Central.

Anônimo disse...

13:14

Começando com os deveres da escola, já é um bom começo.

Com certeza escolas bem cuidadas, faz os alunos repensar as coisas.

Anônimo disse...

14:43

Desisto!

Se prefere seguir o caminho de apontar apenas os deveres dos outros, sem lembrar que todos temos os nossos deveres (tanto a escola quanto os alunos e seus pais,tanto o cidadão quanto a administração pública)... eu opto por não dialogar com vc.

Não estou eximindo ninguém de seus deveres. Mas creio que o ideal seria que os dois lados fizessem a sua parte, ou pelo menos parassem para pensar nas duas partes.

Afinal ...à quem cabe cuidar bem da escola??? Apenas às merendeiras??? São apenas elas as responsáveis por manter salas, banheiros e corredores limpos??? Quem joga o papel higienico no vaso? Quem rabisca carteiras? Quem joga papel no chão? Não caberia a essas pessoas tbém repensarem seu papel na sociedade escolar?

Se não concorda ... tranquilo! Fazer o que né? Cada um tem os seus valores!

Anônimo disse...

Você fala demais e se perde totalmente!

Eu desisto de você!!!!!!

A menina fez a sua parte, quem tem que ensinar a cuidar das coisas é a escola!

Chatadoschatos disse...

Para 16:14 .. pelo jeito o das 18:22 encara a escola como depósito de gente, deve ser daqueles pais que odeiam quando as férias escolares estão se aproximando, dia de estudo para os professores ... Deus me livre, que desperdício de tempo... é muito fácil jogar todas as responsabilidades sobre a escola ... Educação vem de casa ... se não há pais presentes é óbvio que a indisplina se instala e geralmente é na escola.. é uma das maneiras de ser visto, ouvido e advertido, afinal dizer NÃO é muito mais difícil do que dizer SIM ... O não precisa de argumentos, explicações, tempo, disposição e paciência. Isso tudo gira em torno de tempo, quanto tempo estes pais conversam com seus filhos ??? O sim evita conflitos... e cada uma das partes segue o seu caminho, achando que cada um tem direitos e deveres igualitários. Enfimmmmmmm.... Todos mandam e desmandam no mesmo tom !

Anônimo disse...

19:14 ... concordo plenamente contigo. É triste ver que ainda existem pessoas que optam pelo caminho "fácil" em detrimento do "correto".

18:22, escola ENSINA, pai e mãe EDUCAM!!!

Caso pense o contrário, tenho pena de seus filhos!

Anônimo disse...

p/19:50

porque entao os professores insistem em ser chamados de EDUCADORES? Professor já é do passado. Será que eles encarnaram assumiram a função dos pais?