28 de agosto de 2012

EDUCAÇÃO


Todos estão apoiando e aplaudindo a jovem estudante que criou um blog e virou notícia nacional. 
O Sauerkraut imediatamente após tomar conhecimento do fato, publicou a notícia e manifestou seu apoio aplaudindo e parabenizando a adolescente.
AQUI EM POMERODE já houve algo semelhante. Não era  um blog. Era Twitter. Alguém lembra do @JBdadepre? 
Também foi criado por uma adolescente e recebia comentários de inúmeros estudantes do educandário. Talvez houve exageros mas, NÃO HAVIA NECESSIDADE DE "TIRÁ-LO DO AR!!!"
Quem sabe perdemos a oportunidade de vermos Pomerode em todas as emissoras de TV deste Brasil e a jovem reconhecida e admirada.

E a nossa Gerência Regional de Ensino da Secretaria Regional de Desenvolvimento em Blumenau "resolve" os problemas, "colocando o lixo debaixo do tapete."
É LAMENTÁVEL!!!


13 comentários:

Cleide Kamchen disse...

E como querem a democracia com a liberdade de expressão sendo tolhida???

Vamos lá garotada...se manifestem!!!

Cleide Kamchen disse...

E como querem a democracia com a liberdade de expressão sendo tolhida???

Vamos lá garotada...se manifestem!!!

Cleide Kamchen disse...

Vivemos num Estado Democrático de Direito.

Um dos direitos, entre vários, é a liberdade de expressão, a livre manifestação do pensamento.

Tolher não é sinônimo de educar.

Vamos lá garotada...se manifestem!!!

Anônimo disse...

Concordo em aplaudir exemplos de postura cidadã, crítica e corajosa... mas precisamos ser cautelosos quanto à orientação desses jovens para que não virem ferramentas nas mãos de pessoas que não tem coragem de expor sua própria cara, ou que querem apenas "colocar lenha na fogueira", sem preocupar-se se as reclamações procedem ou a quem devem ser feitas!!!

Infelizmente tem muita gente por aí que só faz gritar ... mas colocar a mão na massa tá difícil ... se preocupa mais em apontar erros dos governantes do que procurar alternativas que possam resultar em melhorias para as condições das quais reclama.

No BLOG citado ... em qual momento a aluna cita QUEM QUEBROU as carteiras, vidros, portas, etc que ela fotografou???

Cobrar melhoras é um DIREITO... Mas cobrar uma postura de preservação do patrimonio é OBRIGAÇÃO!!! Nenhum pai que apoia ela pensou nisso???

Uma postura realmente crítica não pode ser assim tão parcial na avaliação feita

Anônimo disse...

Concordo em aplaudir exemplos de postura cidadã, crítica e corajosa... mas precisamos ser cautelosos quanto à orientação desses jovens para que não virem ferramentas nas mãos de pessoas que não tem coragem de expor sua própria cara, ou que querem apenas "colocar lenha na fogueira", sem preocupar-se se as reclamações procedem ou a quem devem ser feitas!!!

Infelizmente tem muita gente por aí que só faz gritar ... mas colocar a mão na massa tá difícil ... se preocupa mais em apontar erros dos governantes do que procurar alternativas que possam resultar em melhorias para as condições das quais reclama.

No BLOG citado ... em qual momento a aluna cita QUEM QUEBROU as carteiras, vidros, portas, etc que ela fotografou???

Cobrar melhoras é um DIREITO... Mas cobrar uma postura de preservação do patrimonio é OBRIGAÇÃO!!! Nenhum pai que apoia ela pensou nisso???

Uma postura realmente crítica não pode ser assim tão parcial na avaliação feita

Anônimo disse...

Só tentando deixar clara minha postura no comentário anterior...

Não estou defendendo nenhuma escola ou atitude que tenha sido tomada por quem quer que seja. E quando falo em gente que não coloca a mão na massa para as coisas mudarem, não era do blog (ou seu autor) que eu falava. Afinal, é exatamente o oposto que aqui ocorre.

Questiono apenas que estamos incentivando os jovens a falarem, cobrarem seus direitos ... mas muitos esquecem de ensinar-lhes o COMO se posicionar... por exemplo:

*antes de sair gritando aos quatro ventos que há tubulações quebradas em alguma rua há sei lá quanto tempo (isso é só um exemplo, tá), é necessário que procurem os órgãos competentes (e saibam quem realmente é esse órgão) para averiguar se alguma queixa já foi registrada, se os responsáveis pela manutenção estavam sabendo da situação.

** além de se queixar que alguma coisa quebrada não foi arrumada, que questionem também: quem quebrou? porque quebrou? de quem foi a culpa? Cobrar o conserto deve sim ser feito ... mas devemos fazer com que vejam, também, que tudo o que é reposto, consertado, trocado, etc é feito com o nosso dinheiro ... então seria ideal que esses jovens tbém cobrem daqueles que provocaram a situação.

Ao invés de críticas e manifestações barulhentas, sem fundamentos e ideias .... que esses jovens tenham o apoio de um adulto que os oriente (de forma honesta e coerente), que eles saibam que há DIREITOS mas também DEVERES e que antes de publicar alguma queixa o correto seria conversar com o acusado e ouvir as suas razões, pensar "à quem realmente cabe essa responsabilidade?" para então, sim, seguir adiante em seu manifesto.

Liberdade de expressão? Sim!!!
Postura crítica? Sim!!!
Cobrar atitude dos governantes? Com certeza!!!

Mas de forma consciente e coerente ... não como crianças birrentas que não querem ser contrariadas.

Blog, twiter, face... seja lá o meio que for utilizado... não deve haver censura; assim como não devem ganhar "ibope" críticas indiscriminadas, parciais e incoerentes.
São jovens e devem ter sua postura cidadã lapidada, não simplesmente incitada.

Anônimo disse...

"...Infelizmente tem muita gente por aí que só faz gritar ... mas colocar a mão na massa tá difícil ... se preocupa mais em apontar erros dos governantes do que procurar alternativas que possam resultar em melhorias para as condições das quais reclama..."


Para isso eles estão lá!
Ganham para isso!

Não sou eu cidadão que tenho que dizer o que OS DE CURRÍCULO EXEMPLAR tem que fazer.

Escrevestes muito...e não falastes nada!!!!!!!

Anônimo disse...

17:38

"Não sou eu cidadão que tenho que dizer o que OS DE CURRÍCULO EXEMPLAR tem que fazer."

Se realmente pensas dessa forma, não cabe a ti o adjetivo "cidadão"

Zelar pela cidade e pelo patrimonio público cabe a todos, independente de cargos, currículos (o teu deve ser realmente muito exemplar já que falas tanto a respeito), classe social, raça, crença, ou seja lá qual classificação queira.

Anônimo disse...

"...Zelar pela cidade e pelo patrimonio público cabe a todos, independente de cargos, currículos (o teu deve ser realmente muito exemplar já que falas tanto a respeito), classe social, raça, crença, ou seja lá qual classificação queira..."

Isso eu faço!

Fale menos!!!!!!!

Quem sabe alguém entende a tua conversinha!

Anônimo disse...

18:01

Eu acho que você ganha para isso, mas não quer dizer.

Anônimo disse...

18:25 ... Quem sabe umas aulinhas de interpretação textual possam lhe fazer bem!

Só não entendi qual a tua bronca comigo! Qual parte de meu comentário te afetou tanto assim?
Vc deve ser um daqueles que depredam as escolas, só pode! Ou é pai/mãe de aluno que faz isso mas não aceita que alguém fale de seu "lindo anjinho".

Ah ... minha profissão não lhe diz respeito. Mas pode ficar tranquilo, não "ganho pra isso" (nem pretendo). E nem estou defendendo os que ganham.

Cleide Kamchen disse...

Para o(a) comentarista do dia 28 de agosto às 23:25h.

Respeito a sua opinião e percebe-se que você é uma pessoa com formação.

Todos os seres humanos, independente da faixa etária, devem ter limites.

Os pais, sem dúvida, são os principais educadores de seus filhos. Esta responsabilidade não pode ser transferida ao Estado. Existe uma relação natural entre esses e a educação. Os valores construídos num lar marcarão indiscutivelmente o homem e a mulher do amanhã.

Porém, mesmo os pais ocupando um lugar de primazia na educação dos filhos, não há como colocar a escola num segundo plano, afinal as escolas reconhecem o papel da família e atuam na mesma direção, colaborando mutuamente na educação como um todo.

E para os governantes, quanto mais ignorante o povo, mais fácil de dominá-lo e aliená-lo. E essa menina, através da educação, muito diálogo, que possui no seu lar, não ficou inerte. Agiu e isso é importante e dentro de padrões aceitos na sociedade.

E da forma como está sendo conduzida a formação educacional nesse País, percebe-se que saudável aos ilustres políticos. Tanto é que tiraram EMC do currículo, certo?? Que nada mais é do que a MORAL. E essa lei moral, aliás um dos princípios constitucionais, signigica conduta, modo de agir; ordena o que é certo e proíbe o que é errado. Civismo é o amor pela Pátria(tradições).

Particularmente, os governantes, políticos, em seus discursos são pregadores em defesa de uma Educação de qualidade para todos. Nos seus discursos. Mas na prática, existe um descaso total.

Anônimo disse...

Exatamente Cleide!

Infelizmente a população se ve num beco "quase" sem saída, com escolas públicas reféns dos mandos e desmandos dos governantes da vez (que realmente não buscam, na prática, a qualidade que apregoam) e escolas particulares reféns da lei de mercado (como brilhantemente foi citado pelo Sr. Cesar em post anterior).

Então, continuemos, sim, cobrando mudanças na educação em nosso país. Mas que, paralelamente, não nos esqueçamos de orientar nossos filhos enquanto a escola não atinge a qualidade que esperamos.