23 de janeiro de 2010

O HOMEM DO INTERIOR E SEU CÃO




Nos meus tempos de infância, por todo o Vale do Itajaí, era fácil encontrar, na zona rural, um homem e seu cão, caminhando pelas estradas, descansando no rancho ou na varanda, recolhendo o gado ou pescando na barranca do rio. Mais tarde, as mesmas cenas se repetiram no interior do oeste catarinense, do sudoeste do Paraná, em Goiás, no Mato Grosso, em Rondônia, no Amazonas, em todo o Nordeste, no Sudoeste e no Rio Grande amado, onde o gaúcho tem no pingo e no seu cão, os companheiros de todas as horas. A imagem do homem do campo na companhia de seu cão, não é privilégio de ninguém neste país imenso. Não pertence à nenhuma etnia e nem tampouco a qualquer tipo de imigrante. Está presente na festa pomerana como pode estar em qualquer outra pois sendo “o cão o melhor amigo do homem” o seu dono pode ser qualquer ser humano, seja ele italiano, polonês, pomerano, russo ou japonês. Fez parte da história de nossos imigrantes e pode estar presente nos desfiles da festa maior da cidade. Mas, como tradição pertence a todos os povos.

10 comentários:

Crista disse...

Bravosssss....A-DO-REI!!!!!

Anônimo disse...

o lúcio é um ridículo. queria saber que preparo profissional ele tem para estar mamando na teta da prefeitura há tanto tempo. Não sabe nem falar.

Anônimo disse...

a vários e vários anos, pedindo para vários prefeitos e vereadores resolverem um problema de um rio que sempre assoreava na frente de minha casa o qual ocasionava alagamentos quando chovia, água parada na seca consequentemente mosquitos, resovi falar com o Lúcio. por incrível que pareça precisei falar com ele uma vez só. No outro dia estavam as máquinas na beira do ribeirão resolvendo meu problema.

Anônimo disse...

Vc deveria se identificar. Anônimo a gente pensa que é o próprio Lucio.

Anônimo disse...

o próprio, no anonimato, se promovendo!

Anônimo disse...

auto promoção - anonima - mesmo!

Anônimo disse...

Qual ribeirão?
Qual rua?
Quando?
Eh eh eh responda-me se não te devoro, diz a esfinge!

Anônimo disse...

não foi o lúcio que escreveu, só se ele mandou alguém escrever por ele.
E aliás, o nome do cara nem é lúcio, é CINÉIO!

Adolf Jungefrau disse...

Pois é.. Que o Lucio mama na teta da prefeitura a tempo, todos ja sabem. Mas sera que o cachorro é colegionário do prefeito ou da vice-prefeita??? Ou do Ercio? Ó,, tem gente achando que o cachorro tambem recebe algum $$$$..... será?

Anônimo disse...

Adolfo Moça jovem!
Olha o que o wau wau deve ganhar:
Uma porção de ração PEDIGREE já não pode ter pedigree porque é meio - labrador!!!!Ou meio vira lata??
Aplausos para os cachorros e vaias para reféns de favores políticos.