11 de novembro de 2008

SER VEREADOR É

Ocupar a Tribuna da Câmara para “detonar” o prefeito que, em outras épocas, foi elogiado e até substituído pelo detonador? É usar a Tribuna para caluniar, difamar e injuriar cidadãos da comunidade, autoridades, funcionários públicos ou outros profissionais? É defender hoje quem no passado foi atacado e não valia nada só porque os ventos mudaram e a biruta aponta em outra direção? É usar da palavra para criticar autoridade – secretário eleito vereador – por decidir cumprimentar quem quer e não quem acha que deve ser cumprimentado? É participar de todas as chapas para garantir espaço à mesa? É prometer asfalto sem competência para decidir a respeito? É se filiar a um partido político de acordo com conveniências e, não atendido, buscar outro, e outro, e outro...? É apoiar hoje quem no passado foi adversário e criticado em todos os sentidos? É sugerir o aproveitamento de esposa ou familiares em cargo de confiança? É pleitear emprego para cabo eleitoral? É vangloriar-se de praticar expediente “integral” na Câmara de Vereadores, não tendo outro emprego ou compromisso? É não cumprir compromissos assumidos? É esquecer os eleitores após a contagem dos votos das urnas? É conduzir doente ao médico? Afastado ou em licença ao INSS? É pagar conta de luz ou água? É encaminhar aposentadorias? É sugerir nome de rua? É exigir reparação de bueiro, roçada, macadame, iluminação pública, etc. usando a tribuna?
È emprego? NÃO! Não é isso. Ser vereador é ter a capacidade de apresentar projetos que beneficiem todos os eleitores do município. É fiscalizar os atos do Executivo possuindo para isso o mínimo de conhecimento a respeito. É representar o povo na casa legislativa da cidade, com vontade, lealdade, dignidade, ética, responsabilidade e honra. É valorizar o que a sociedade paga ao eleito todos os meses pelo mandato. Ser vereador em Pomerode é querer viver por e para Pomerode e não de Pomerode.

11.11.2008

4 comentários:

Anônimo disse...

E a pergunta que nao quer calar: a grande maioria do povo elege o vereador para sua real funcao ou para se beneficiar do favores que akeles que fazem mal uso do poder lhes oferecem?

Anônimo disse...

A maioria do povo prefere votar em algum candidato que represente seu bairro, esperando que ele direcione melhorias para aquele lugar, não vejo nada de errado nisso... eu disse a 'maioria' e essa maioria é muito mais do que bobinhos que votam em XPTO por ter ganhado uma cerveja antarctica quente dele durante a campanha por votos.
O problema não é do povo, votar é uma obrigação tosca, depende de não ter essas pessoas imbecis e estúpidas se candidatando a vereador só para beneficio próprio posterior só pensando em grana no bolso e trabalhar pouco por semana e ainda ser "um grande astro" na cidade...por isso temos que votar o 'melhor' mas nem sempre o melhor tem tanta grana como o XPTO que passou a vida enganando pessoas e agora tem dinheiro para comprar uns votinhos que numa cidadezinha como pomerode fazem uma enorme diferença.

Anônimo disse...

Meu caro Bachman:
Eu e você já tivemos momentos de compartilhamento e momentos de dissensão. Concordamos porém, em uma coisa: há vereadores em Pomerode que têm a cabeça pequena e a imaginam grande. Pior, há vereadores de baixas estaturas, física e moral, que gritam e utilizam a tribuna para mentir, para exagerar, para execrar, num flagrante ato de covardia, pois criticam com mentiras, sem dar chance ao acusado da legítima defesa. Meu filho foi uma dessas vítimas. Todos querem mostrar que são valentes. Falam e empostam as palavras como se fossem realmente exemplos de personalidades sérias. O cara de pau referido por você (o do óleo de peroba) é defensor da interrupção da gravidez.Mas na mulher dos outros. Vamos aguardar o momento certo para o "batismo".
Bachman, são excelentes suas colocações a respeito do conceito que alguns têm do vereador. Mas não é só ele. O trocador de lâmpadas, também é mentiroso e protagonista de grandes farsas. Reclama da falta de luz e não cumpre sua carga horária. É tanta convicção que a covardia se transforma em verdade.
Pena meu caro amigo Bachman, que os vereadores ainda não estejam lendo diariamente a sua excelente coluna. Têm muito que aprender. Continue insistindo para que brevemente a casa caia e aí então eles se verão nus, diante do povo que tanto tempo enganaram.
Forte abraço.

Suly created disse...

Caro amigo!!!
Nessa,você se superou!!!
Quero mais uma vez te parabenizar pela grandeza das colocações aqui feitas.É isso aí,amigo...se as pessoas se dessem conta do quão importante é o papel do vereador no cenário político de uma cidade,talvez pensassem duas ou mesmo um milhão de vezes antes de votar em pessoas não qualificadas para tal cargo, pois feito o erro, o jeito é esperar mais quatro anos para tentar acertar.Mas como sou otimista por natureza,acredito que o nosso povo está aprendendo...isso vai mudar!