4 de julho de 2013

REFLETINDO


Equipamento instalado para fiscalizar velocidade de trânsito não pode nem deve ser considerado instrumento de "indústria de multa". 

Normal é dirigir de acordo as normas estabelecidas.

Respeitando-as não haverá autuação e, não havendo autuação não haverá ônus.

Se todos conduzirem seus veículos, de acordo com a Lei, não haverá arrecadação e não havendo arrecadação não haverá "industria da multa".

O que ocorreu em Pomerode (no passado mesmo, porque muita coisa já mudou) foi uma mudança de atitudes por parte das autoridades de trânsito que os pomerodenses não aceitaram (ou não quiseram admitir), talvez porque acreditaram que a tolerância praticada até então, haveria e deveria continuar. 

Falaram e cobraram educação esquecendo que todos tiveram suas aulas nas Auto Escolas e, tenho certeza, em nenhuma delas foi dito, transmitido ou ensinado que controle de velocidade era algo que só existia nas placas de sinalização e que multas poderiam ser canceladas. 

Por isso, não aceito sugestão de postar contra as autoridades cobrando das mesmas, direito ao recurso, padronização e, se for o caso, anulação de autuações.

Sei que o percentual de infratores na cidade é pequeno e que os responsáveis pela implantação das medidas, haverão de ser justos, reconsiderando a penalização, se for o caso. 

E digo, sem medo de errar, que a arrecadação da "indústria da multa" reduziu violentamente por  duas razões.

O pomerodense voltou a praticar o respeito à velocidade sinalizada e porque "doeu" no bolso de muitos.

ERROS HOUVE MAS MUITOS ACIDENTES JÁ FORAM EVITADOS E A SEGURANÇA ESTÁ ACIMA DE QUALQUER CONFLITO.   

31 comentários:

Anônimo disse...

Na veia!!!!

Anônimo disse...

ainda acho que os radares moveis deveriam estar a postos a partir da 5 horas da manha, onde os apressadinhos dirigem acima da velocidade....ta atrasado??? acorda mais cedo e sai dez min antes de casa...
Depois do Joca e depois da SAMAE...dois locais a serem monitorados...

Anônimo disse...

Bom dia Bachmann.

Excelente post, excelente comentário, excelente atitude da autoridade de trânsito, somente fico muito triste que a fiscalização não ocorra a noite também, vocês não tem ideia dos abusos de excesso de velocidade de certos automóveis e principalmente motos durante a noite na rua Hermann Weege ... e mais triste ainda que não vejo mais nenhum tipo de fiscalização por parte da PM, aquelas onde o caminhão de guincho já ficava parado ao lado da blitz para " carregar " todas as tranqueiras que circulam em nossas ruas, pelo amor de Deus ... acordar de madrugada com uma moto dos infernos praticamente sem escapamento ??? onde esta o respeito ? onde esta a fiscalização para multar estes infratores ?

Acho que ainda há pouca fiscalização e pouca distribuição de multas ...

Anônimo disse...

Tá aí uma opinião sua que merece respeito!

Anônimo disse...

Pois é, tambem concordo com a fiscalizçao em horarios diversificados, mas ai tem que se remanejar funcionarios em questao de horarios, mas quem sabe com o concurso isso se resolva.
Mas tem um porem, ja imaginaram o vuco-vuco que isso vai causar?? com certeza virao mais multas e isso vai gera mas polemica sobre o orgao responsavel, tanto se pediu educaçao no transito, fizeram e o que que deu. fiscalizaçao noturna ai os apressadinhos vao a loucura.

Anônimo disse...

Se não há respeito a lei que cancelem tudo. A do getan são sabe o que é legalidade?

Anônimo disse...

pois é, via 60, sinaleira 50, sem plaquinha, "ah mas é lei" e tal. Que é estranho é, vamos todos começar a andar a 40 por via das dúvidas

Anônimo disse...

Disse tudo Bachmann no post. o anonimo das 13:43. Há respeito às leis sim e nada precisa se cancelado.

Anônimo disse...

getran, nada de afrouxar agora, nada de se curvar aos infratores poderosos e dominadores.
fiscalização todos os dias, dia e noite.
qtos acidentes ocorreram, poucos ultimamente e com vítima fatal, parece, que nenhum;
quanta economia nos tratamentos cirúrgicos, nos encostos longos, fisioterapia, qdo nao ficou aleijado ou faleceu, depois de tratamentos caríssimos em hospitais da região.
em frente com novas ações, como balada noturna.

Anônimo disse...

18:57
Fiscalizar a turma que afunda o pé de madrugada, é o que está faltando também.

Anônimo disse...

Só tirar de circulação veículos com características alteradas como os rebaixados e com talas largas, as sucatas em péssimo estado e os com som acima do limite de decibeis que a gritaria contra a Getran acaba.

Anônimo disse...

ontem na minha rua (guabiruba) perto do hospital tinha um elementio fazendo cavalinho de pau. Foi , voltou, foi, voltou, quando um vizinho reclamou ameaçou-0 e mandou ele chamar a policia. que não tinha medo..Filhinho de papai na beca que se acha o tal...e ainda ameaçou o vizinho que ia pegar ele na rua...pode???? para esses nada acontece...

Anônimo disse...

11:58

A polícia não tem bola de cristal.

Se não denunciar na hora vai fazer o que??????

Anônimo disse...

fiscalização dia e noite em todos os dias, sempre apoiaremos a getran.

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Ronald Kreidel, sou turismólogo e trabalho com receptivo turístico em Pomerode.
Sou fundador e presidente da ADETURE – Associação de Desenvolvimento do Turismo da rota do Enxaimel e vice presidente da AVIP – Associação Visite Pomerode.
Posso dizer que um dos atrativos turísticos mais procurados por brasileiros e alemães em Pomerode é a Rota do Enxaimel!
Infelizmente é unanimidade dizer que todos os turistas que visitam esta “Rota” ficam indignados com a velocidade que alguns motoristas impõem em seus veículos, muitas vezes superando o dobro da velocidade sinalizada na via.
Vale salientar também que na Rua Testo Alto localizam-se duas escolas nas quais, grande parte dos alunos, utilizam bicicletas para ir e vir de sua residências.
Gostaria muito de pedir aos motoristas que dirijam com mais prudência para assim evitarmos que você ou eu, sejamos uma vítima de um acidente que poderia ter sido evitado.

Anônimo disse...

Caro Bachmann.
Parabéns pela lucidez de seu artigo. Efetivamente os meios eletrônicos de fiscalização de transito, são os mais imparciais que existem. Somente atingem aos infratores das regras de transito, que todo o motorista tem obrigação de saber, além de que, ser a sinalização em Pomerode, visível, regulamentar e pré-existante a ativação dos radares e lombadas eletrônicas. Não basta nos intitularmos a "CIDADE MAIS ALEMÃ DO BRASIL", se não praticamos uma educação no transito compatível a este título. Mais uma vez parabéns a você e a Sra. Tatiana, que tão bem comanda o Departamento de Transito de Pomerode. Os que reclamam, por certo são somente os infratores que foram flagrados dirigindo seus veículos sem o devido respeito a grande maioria de motoristas e pedtres educados de Pomerode.

Anônimo disse...

Gostaria que o Sr. Ronald Kreidel me respondesse somente o seguinte questionamento:

- Com qual lei ele conseguiu legalizar o seu negócio de passeio?

- Como pode se transportar passageiros sem cinto de segurança e demais requisitos necessários?

- Como ele é autorizado a trafegar com tal veículo em via pública?

Após o Sr. responder adequadamente esses questionamentos, aí sim o sr. terá o direito de falar ou apontar algo dos motoristas na rua Testo Alto.

Ronald Kreidel disse...

Ilmo Anônimo,

A Pomerode Jeep Tour é uma empresa 100% legalizada,com todos os alvarás necessários, sendo uma operadora turística que trabalha com receptivo turístico nacional e internacional em nossa cidade.
O nosso veículo, uma GM/Chevrolet C15 tem em seu documento no campo "Observações" a seguinte denominação: Veículo Modificado/CSV1077913745/Sem Restrições/N° do Motor:MG0009123/Transporte Recreativo de Passageiros.
É legalizado pelo Denatran pela Lei de Transporte Recreativo de Passageiros.
O veículo para ser legalizado passou em vistoria pelo Inmetro, Getran e pela Polícia Civil.
A sua capacidade é para 11 passageiros, sendo que, todos os lugares possuem cintos de segurança.
A Habilitação também precisa ser a "Categoria D" que é a que eu possuo.
Temos cópias autenticadas de todos os documentos e alvarás na Polícia Militar/Batalhão Pomerode.
Para maiores dúvidas e questionamentos estou à sua inteira disposição.
Atenciosamente,
Ronald Kreidel

Anônimo disse...

18:09

E no dia de uma fatalidade, TEM SEGURO????????

MAS REALMENTE PODE SE TRANSITAR NA RUA NORMALMENTE, ou somente em áreas restritas, como chacará, fazendas, etc.????

Ronald Kreidel disse...

Excelentíssimo Sr. Anônimo,

Em primeiro lugar o Sr. poderia se identificar, pois, dês do começo eu me identifiquei.

Possuímos seguro "Obrigatório" e "Particular". Vale salientar que a nossa velocidade máxima é de 60km/h.

Em segundo lugar se o veículo possui um "Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo" e possui todas as licenças necessárias ele está apto a fazer até viagens interestaduais!

Existem outros exemplos como a Tração Total de Gaspar que possue um caminhão 6x6 que transita em Gaspar, pela BR470 e também em Blumenau e outras cidades.
É legalizado na mesma "lei de transporte recreativo de passageiros".
Como já dito antes, estou á sua inteira disposição para maiores dúvidas e questionamentos, se quiser podemos marcar para conhecer melhor o veículo e o nosso trabalho!
Atenciosamente,
Ronald Kreidel

Ronald Kreidel disse...

Excelentíssimo Sr "Anônimo", após toda esta explicação sobre os seus questionamentos, gostaria muito que o Sr. se identificasse!

Não estou habituado a conversar com pessoas das quais nem o nome sei!!!

Pessoas que possuem caráter, são honestas, trabalham e não devem nada a ninguém não tem o porquê ficarem anônimas.

Aproveitando o ensejo e sendo um cidadão de bem, tenho todo e absoluto direito de pedir aos motoristas de Testo Alto dirigirem com mais prudência, respeitando a sinalização e as leis de trânsito, pois, isto não é um favor e sim obrigação de todo condutor que possua uma CNH - Carteira Nacional de Habilitação.
Fica o aviso, previnam-se, conscientizem-se para evitar que tragédias ocorram.
O limite de velocidade é de 60KM/H, e não 80,90,100,110,120KM/H em diante!!!
Atenciosamente,
Ronald Kreidel
Turismólogo

Anônimo disse...

Boa, Ronald.
Muito bem esclarecido, acredito que este implicante deva agora se retrair.
Parabéns pelo trabalho que vocês vem realizando. Desejo sucesso a vocês.

Anônimo disse...

Posso ser anônimo. Sempre a mesma desculpa dos que se sentem acuados.

Anônimo disse...

Eu ainda prefiro tração com animais. Cavalos bem cuidados, por exemplo.

Anônimo disse...

Quem sabe o cara prefere ficar anônimo, do que receber depois ameaças na caixa do correio

Anônimo disse...

11:59

Sim bem cuidados, e não caindo quase mortos de fome!!!!!

Ronald Kreidel disse...

Boa Tarde Sr. Anônimo,

Pelo que eu entendo, acuado é o anônimo que não quer ou não pode se identificar pois deve alguma coisa a alguém, ao contrário de mim que não devo nada a ninguém.
Continue na sua pequenêz anônima!!!
Einen schönen guten Tag,
Beste Grüsse von Pomerode Jeep Tour und na klar:
"Ronald Kreidel"

Ronald Kreidel disse...

Boa Tarde,

Obrigado anônimo das 09:24h, faça-nos uma visita e conheça pessoalmente o nosso trabalho.
Atenciosamente,
Ronald Kreidel

Anônimo disse...

Pelo jeito você tá preocupado com algo, não é?

Anônimo disse...

16:23

Genau dass!!!!!kkkkkkkkkkkkkkk

Susana Viebrantz disse...

Parabéns ao departamento de trânsito de Pomerode, que educou aos poucos o povo de Pomerode com as inúmeras multas a andar dentro dos limites de cidades de primeiro mundo. Eu sigo o exemplo, porque andar mais que 60 km/hora? Saia mais cedo de casa se quiser chegar a tempo em algum lugar, organize sua vida... e quem está recebendo inúmeras multas deve parar e pensar: estou fazendo algo errado.
A pouco um "elemento" de moto e de chinelo vem em altíssima velocidade com sua moto e bateu contra nossa cerca e xinga a sua moto...Já pensou se alguma criança ou alguém estivesse na calçada aqui na frente de casa? Cortando o mal pela raiz, e mexendo no bolso quem sabe educa o povo... quero proteção ao andar nas ruas de Pomerode... bela iniciativa do Departamento de trânsito de Pomerode... e tenho dito!