10 de agosto de 2012

MANOEL JOAQUIM DA BOSTA - XLV


Os Repolhos Azedos retornaram com o ímpeto contumaz. As verdades reaparecem. Os aliados da Monarquia os desprezam, mas em qualquer oportunidade de acesso, os lêem também. Aqueles que dizem que o Messias os tinha tirado de circulação por conta própria, não sabem o que dizem e nem o conhecem. A procura pelos panfletos somente aumenta. O Messias teve auxílio de doutor em advocacia para ter a continuidade da circulação dos panfletos. Nenhum que teve seu caminho limpo das pedras nos últimos anos, em auxílio o foi, muitos sumiram. Não buscou o auxílio com um simples rábula, mas procurou alguém que tem estirpe e conhecimentos suficientes. O Conselho Judiciário ratifica que o Messias tem direito de manter os mesmos em circulação. Um a zero para o Doutor e o Messias. Familiar de republicano sofre violência, assim procurou os Milicianos para comunicar e registrar o fato. Espera-se que seja fato isolado, faltando ainda dois meses para o fatídico dia, assim os ânimos poderão realmente ficar exaltados. Chicotes não faltam junto às carruagens e carroças. Os gerentes das casas de crédito do reino estão preocupados. Fizeram muitos empréstimos em consignação para trabalhadores do Paço Real. Fizeram empréstimos considerando a gratificação dos beliscantes. Sabem que dependendo do resultado do plebiscito muitos irão decretar falência. Alguns já consideram muitos créditos perdidos. Até as reuniões para apresentação de candidatos à vaga no Conselho Legislativo, muitas vezes são sofríveis para alguns. Nas terras do Messias aconteceu uma uns oito dias atrás, sendo que o caldo engrossou, acreditava-se que um candidato poderia sofrer alguns arranhões. Até vidros de conservas estavam à mão para eventual investida. Nesses casos tirar o time de campo é a saída. Uma parte da população do reino está muito preocupada, temem o que tem a sair das suas caixas de correspondência. Após muito tempo desaparecida, e quando vista ainda se mostrava emburrada. A Charaka reaparece mais dócil e afetuosa. Foi vista percorrendo os quatro cantos do reino. Assim o medo de colocar a mão na caixa de correspondência é real. A qualquer momento a mesma poderá estar à espreita, e somente aguardando o momento certo para o bote. Assim os provincianos, ou melhor, os interioranos, precavidos sempre estão com um porrete à mão. Difícil prever se a mesma conseguirá sobreviver. Mas a luta pela sobrevivência política é árdua para uns velhos lobos do reino. Talvez até seja melhor uma renovação, assim continuará ao menos a esperança por dias melhores. Decepções devem ser deixadas para trás. Faço o mesmo, estou a refazer a minha vida. Como é bom ganhar o perdão. Assim um brinde com cuba Fidel libre, acompanhado com ...ovos de codorna.

M. J. Da Bosta

Obra de ficção. Qualquer semelhança com nomes, pessoas ou fatos reais terá sido mera coincidência. 


8 comentários:

Anônimo disse...

ASSIM EU GOSTO!

Dr.Smith disse...

Tive o desprazer de encontrar em minha correspondência uma CHARAKA!
Na realidade várias!
Como neste dia estava a planejar um suculento churrasco as ditas serviram para iniciar o fogo.Arderam que foi uma beleza!Junto foram outros filhotes que tiveram a péssima ideia de alojarem-se no receptáculo de cartas.
E parafraseando o Manuel:
"Sigo me deliciando com os meus "CHURRAS", com o fogo patrocinado pelos beliscantes e ficando bem cevado para o dia sete de outubro!

Anônimo disse...

Valeu Manoel!
Gostei!!

Anônimo disse...

O MAanuel foi perdoado?

Anônimo disse...

Bem legal Manoel; a sutileza........

Anônimo disse...

Genial!

Anônimo disse...

O Manoel acordou de novo?

Dr.Smith disse...

Parece que ninguém se ligou no fato de um menor de idade que único pecado"teoricamente falando" é ser enteado de um candidato,ter sido agredido por três marmanjos.
Estamos aceitando este tipo de atitude com naturalidade?
Será isso,apenas um efeito colateral de um candidato ir contra os mandantes da cidade?
Se uma criança se torna alvo de agressões dirigidas ao seu pai(sim pois pai é quem cria,cuida,educa e dá carinho)vamos achar este tipo de coisa corriqueira porque não gostamos dele como candidato?
Se fosse filho de qualquer um dos bacanas da cidade,em outra ocasião, com certeza iria haver uma comoção geral e a procura pelos responsáveis.
Mas em época de campanha,descarregar o medo de perder a mamata em um inocente parece ser normal.
ACORDA POMERODE!CAIA NA REAL!