28 de março de 2010

VOCÊ SABIA?



"Santa - O que será feito para aumentar a capacidade dos presídios?

Pavan - Pomerode aceitou receber uma Unidade Prisional Avançada (UPA). Existe a burocracia. O terreno tem que ser repassado ao Estado, só depois a obra poderá ser licitada. Acredito que até o fim do ano seja possível ver os primeiros sinais da construção."

Colaboração de um leitor do Sauerkraut.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - 27.03.2010.

Imagem: Rádio Cidade - Brusque

35 comentários:

Anônimo disse...

Sugiro abrir uma unidade prisional em Balneario camboriu, já que la tem tanto ladrão.

Anônimo disse...

meeeeeu deus! e quando é que o prefeito pretendia contar pra nós?!

Anônimo disse...

ridiculo com o indice de criminalidade que existe aqui, realmente eh necessario pelo menos um presidio de uns 1000 lugares...prefeito acorde..antes q seja tarde...e tomara q os nossos vereadores facam algo para bloquear ou anular esta ideia estupida...

Der Sauerkraut disse...

Acho que, pelo menos, a população deveria ter sido consultada.
Lembro que o líder do governo, pediu a instalação de cadeia em Pomerode, da tribuna da Câmara.

Anônimo disse...

ja tem abaixo assinado circulando no Testo Rega.
pelas informações, o presidio vai ser feito no Alto da Serra.
De tanta propaganda de Pomemerode, como a cidade mais alemã do Brasil, menos idicide de criminalalidade, agrora vai ter presídio. São os nossos deputados trabalhando por Pomerode, trazendo dinheiro para Pomerode.(Só na Ilusão)
Tá na hora do povo acordar pra realidade.

Anônimo disse...

são os nossos deputados trazendo bandido pra pomerode, mas verba que é bom, nada"!

Anônimo disse...

Que coisa boa, não tínhamos nem uma cadeia, agora temos projeto para presídio, cada vez esse governo me surpreende mais, quem vai levar o $$$$$ por fora dessa história. Pq quando é para ajudar a população da cidade nunca tem verba.

vereador Nelson Fischer disse...

Pomerode aceitou a instalação de uma Unidade Prisional Avançada?? Isto é um absurdo.
Os Pomerodenses não foram nem consultados a respeito.Eu como munícipe e como vereador me manifesto radicalmente contrário. O que precisamos em Pomerode é ter uma cadeia(se é assim que podemos chamar), para os casos para prender alguem para alguns dias e dependendo do delito e se for necessário mantê-lo preso por mais tempo, então deverá ser transferido para a cadeia pública em Blumenau.
Construir uma unidade prisional avançada em nosso Município é um absurdo e quem defende não deve estar em sã consciência e provavelmente não deve ser morador daqui e deve ter raiva dos Pomerodenses.
Quanto a doação do terreno para a construção deve passar pela câmara e se depender da "oposiçao" não deverá ser aprovado.Acontece que o prefeito tem 5 vereadores contra 4 da oposicão,( oposição contra projetos que vão contra aos interesses da comunidade).Mas eu acredito que nem todos os 5 serão a favor. Outro dia um vereador da coligação por ocasião da discussão de um projeto disse, "pra que continuar a discussão se nos temos 5 votos"
É melhor a comunidade começar a se mobilizar para abortar esta idéia absurda.

Anônimo disse...

Parabéns a declaração do vereador Nelson por ser contra e com certeza a comunidade também será contra. Lamento profundamente num ano em que fomos afetados por fortes chuvas que ocasionaram muitos problemas (muitos ainda precisam ser resolvidos) só se fala em reurbanização, parque temático, inaugurações e agora unidade prisional.

Anônimo disse...

Parabens Vereador Nelson, e espero que outros vereadores, mesmo da situação, sejam contra esse projeto sem noção do Prefeito, e tambem que o povo lembre disso nas proximas eleições.

Anônimo disse...

tenho certeza que a situação não terá cinco votos nesta votação.

Anônimo disse...

Palavras do Governador Pavão - (Pomerode aceitou receber uma Unidade Prisional Avançada (UPA). Existe a burocracia. O terreno tem que ser repassado ao Estado, só depois a obra poderá ser licitada. Acredito que até o fim do ano seja possível ver os primeiros sinais da construção.)
Pomerode está bem; Sem consultar o povo Pomerodense vão fazer prsidio aqui. Além de nós termos a rota enxaimel, agora vai ter também rota ao presidio. É o turismo crescendo em Pomerode.

Anônimo disse...

Acho que vai superlotar só com os marginais que andam soltos aqui pelas ruas da nossa própria cidade!!!

Anônimo disse...

Parabéns vereador Nelson Fischer!!!
Um assunto polemico, importante por sinal. A unidade de Blumenau não suporta mais o número de presos, é preocupante e precisa ser resolvido com a máxima urgência. Mas o problema é regional e Pomerode faz parte deste problema, mesmo com baixo índice de criminalidade. Mas como falei, o problema é regional, é preciso fazer um estudo entre os prefeitos da região, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Regional, com o governador e demais órgãos competentes interessados no assunto. Após então definir o melhor local, apropriado e seguro para a comunidade na região. Acredito que seria a forma ideal para resolver, porque os problemas estão em todos os municípios e os munícipes merecem o respeito e consideração em saber o que esta por vir e acontecer, sendo bom ou ruim.

Dangelo disse...

Uma dúvida também, isto traz algum beneficio para a cidade que eu desconheça??

Anônimo disse...

Pode trazer benifício sim, se for num bairro q nao tenha sinal de celular vai ser bom, pq como ficarão os presos sem o sinal?

Anônimo disse...

Caro Dangelo:
Nosso município não tem Unidade Prisional. Indaial tem e uma está sendo construída em Timbó.
É preciso distinguir Unidade Prisional de Penitenciária. Hoje, os presos em Pomerode são transferidos para a Unidade Prisional de Blumenau que tem capacidade para receber 400 presos e está com 750. Como não há para onde transferir os presos em Pomerode, alguns permanecem soltos quando deveriam permanecer detidos. Já consegue ver um dos benefícios? Ainda não? Presídio é necessário, desde que seja na cidade dos outros, não é? Ou você acha que os traficantes e ladrões apanhados em Pomerode, as outras cidades é que têm a obrigação de receber?
Presídio não é penitenciária. Uma Unidade Prisional em Pomerode só albergaria os nossos presos e assim mesmo até o julgamento. Não receberia presos de outros municípios. A comunidade sempre pede mais segurança, mais policiais militares. Prenderão mais. E levarão para onde? Para os outros municípios? É justo?
Bem, se ainda não consegue enxergar os benefícios, perdi meu tempo à toa. Meu avô já dizia: "Pimenta nos olhos dos outros é refresco". Vamos discutir mais o problema e não apenas agir emocionalmente. O assunto é polêmico, é desagradável, porém necessário. Afinal, nos dias de hoje, todos tememos a falta de segurança. Para isso há um preço a pagar. Vamos conversar mais sobre o assunto.
Haroldo Pimenta

Unknown disse...

GOVERNANTES, VEREADORES, PREFEITO, VICE-PREFEITA.... ACORDEM...
Isso vai denegrir a imagem da cidade pacata, mais alemã do Brasil.
Vou assinar tb o baixo assinado. Como arquiteta jamais posso concordar com isso! Estou indignada com a gestão atual.

Unknown disse...

GOVERNANTES, VEREADORES, PREFEITO, VICE-PREFEITA.... ACORDEM...

Isso nao pode acontecer...
Assino o baixo assinado sim....
Onde fica a imagem da cidade pacata e mais alemã do Brasil?????

Sou arquiteta e não podemos admitir isso na nossa cidade, estou indignada!!!!!!!

Anônimo disse...

Sr. Haroldo, o Sr. fala bonito (deve ser amigo do prefeito), porém , quem disse que so os presos de Pomerode ficarão ali? ACORDE...é obvio que não..mesmo porque se forem so os de Pomerode uma Cadeia com 4 selas já é o suficiente pra ladroes de galinha. ACORDA. 99% do POVO é contra, é so andar pela cidade..tente, faça uma pesquisa de opinião..DEMOCRACIA .

Anônimo disse...

Creio que deveríamos criar um campo de concentração numa encosta de morro em Pomerode. Ou bandido morre no gás, ou soterrado. Chega de sustentar vagabundo e trazer mais bandidos pra Pomerode!

Anônimo disse...

Alguém acredita mesmo que só abrigará os presos da nossa cidade???
Lembrem-se que essa foi a resposta para a seguinte pergunta: "O que será feito para aumentar a capacidade dos presídios?". Tirar a meia dúzia de pomerodenses que estão no presídio de Blumenau não resolverá esse problema. Concluo então que abrigaremos presos de outras cidades, pois senão uma boa ampliação e reforma na delegacia situada no centro resolveria o problema. Tanto que o prefeito falou que já comprou terreno para essa ampliação, não é espaço suficiente para nossos infratores até serem julgados?

Anônimo disse...

Haroldo Pimenta... essa é boa!
aparece cada coisa aqui!

Leandro disse...

Eu só acho que o "Plano Diretor de Pomerode" devia focar no que é mais importante pra nossa cidade....

Como que podem liberar um presidio em pomerode se nem liberam construir um prédio com mais de 3 andares....

E ainda acham que estão certos...

Deviam tomar vengonha na cara e tirar aqueles babacas que não sabem o que estão fazendo dentro da Prefeitura, pessoas que mau tem ensino fundamental e querem impor regras para uma cidade....

Fazer uma reciclagem dentro da Prefeitura seria muito interessante, saneamento basico, ruas asfaltadas, melhor atendimento nos postos de saude, mais organização das festas culturais....

bedi disse...

Um presidio em Pomerode é querer varrer a sujeira debaixo do tapete, cidade pequena, escondida, pacata... fazem o presidio, diminui a lotação a nível estadual e o governo estadual ganha karma positivo com o governo federal, e o governo local ganha karma positivo com o estadual.

O único a ganhar com um presídio em Pomerode são as lojinhas que vendem celulares, ah, e uns governantes, eles sempre ganham, até mesmo quando você faz "atchim!"

Anônimo disse...

Concordo com a construção de unidade prisional. O pomerodense adora achar que aqui não acontece nada. Acontece e acontece muito. Todo município abriga pessoas de todas as índoles. Temos de parar de fazer de conta que aqui é tudo lindo. Não é. Temos furtos, roubos, tráfico, pedofilia (acobertada pela família), motoristas bêbados, homem que bate em mulher, homem que não paga pensão. Basta ver no Forum a quantidade de condenações. Não é meia dúzia.
E valorizar as escolas da cidade também ajuda muito. Mais escolas menos prisões.
Nem tudo são flores na pacata Pomerode, e não adianta tampar o sol com uma peneira.

Leandro disse...

Bedi....não pode esquecer também, quem vai ganhar muito com isso são as serralherias, que o povo vai começar a se trancar dentro de casa e as intaladroas de alarmes também....

Anônimo disse...

como que o Prefeito ja comprou o terreno se nem passou nada pela camara de vereadores? ou não precisa? quando é para conceder terreno para empresas que geram empregos e impostos, é uma burocracia, mas para liberar um terreno para presidio, dai não precisa? estranho isso.

Anônimo disse...

não vamos esquecer da questão da segurança na cidade. TODO presísio, cadeia ou seja lá o nome que se dê, tem o risco de rebeliões e fugas! aí eu te pergunto: se houver fugas, onde é que esses marginais vão se esconder? nas nossas casas? fazendo nossa gente de refém? E parem de achar que vai ter preso só de pomerode. Em nenhuma outra cidade é assim. Sabe lá que tipo de marginal vai vir parar por aqui!

Anônimo disse...

Pelas manifestações que ouvi e li nos últimos dias, no rádio e na imprensa oficial, só nos resta saber perto da casa de quem será construído o cadeião. Perto da casa de alguns de nós este depósito de foras da lei será construído. Espero que não seja da minha. Deixo uma sugestão: O local onde está a atual delegacia de polícia seria um bom lugar.
Deixo aqui uma pergunta. Sendo o sistema de segurança de responsabilidade de Governo do Estado, como poderemos definir quem será o preso a ocupar as dependências do cadeião?
Outra.
Será que a ativação de 2 ou 3 selas na delegacia não seria suficiente para abrigar os bêbados que insistem em dirigir, e os devedores de pensão alimenticia do município?
As argumentações para a construção do cadeião em nosso município são muito fracas. Sou contra.

Anônimo disse...

Por favor, deêm uma olhada com atenção na lei

LEI ESTADUAL Nº 12.116, DE 7 DE JANEIRO DE 2002. Define os estabelecimentos penais do Estado, cria Unidades Prisionais Avançadas.

Não acredito que vão fazer isto com nossa cidade.

Anônimo disse...

ja tem ate video no youtube

http://www.youtube.com/watch?v=DZ1VQHxRO_I

TIMBO quer, então deixa para que eles tenham um presidio la...assistam.

Adolf Kopfloss disse...

OPuxa. Graças aos governates ali colocados por voto popular(e como votam errado nesse País e nesse municipio), Pomerode terá um UPA. Mas pre'sidio ou Casa de detenção em Pomerode, "Cidade Mais alemã do Brasil"(ja não é mais,, faz tempo). Pois, lembre-se: Idéia do Pavão amigo do Knaesel(PSDB), e se virá o UPA é tambem porque o Prefeito(PP) auxiliou e facilitou. Lembrem de todos eles em outubro próximo tambem,e um UPA bem grande a todos.

Anônimo disse...

não podemos nos esconder o povo tem que ter sua opinião os vereadores tem que se unir e ouvir a população e não o prefeito portanto vamos fazer um abaixo assinado.diga nãooooooooooooooooooo

Cleyton Utech disse...

Ficava a dica a aprovação do PL 3722(Revogação do estatuto do Desarmamento)...
Liberdade e Direito do cidadão se defender e defender sua Família...