12 de março de 2010

BANDEIRA NACIONAL




Na sessão de posse dos vereadores mirins, o presidente da Câmara, transmitiu aos presentes que na execução do Hino Nacional, não há necessidade de os presentes se voltarem para a Bandeira Nacional.
Quanto ao cerimonial, até está correto.
Mas, a tradição e os costumes da nossa gente sempre foram de ouvir ou cantar o Hino Nacional, voltados para a Bandeira, em posição de respeito.
Tenho absoluta certeza de que, no coração de todos, vive a possibilidade de homenagear com todo o respeito, o Hino e a Bandeira, ao mesmo tempo.
Qual a intenção do presidente?
Mostrar ao povo de Pomerode seu grau de conhecimento de formalidades?
O que será que os jovens vereadores mirins, que nas escolas aprenderam a se posicionar voltados para a Bandeira, assimilaram da observação - inoportuna pois, PATRIOTISMO, quanto mais, melhor! - do senhor presidente?

Um comentário:

Anônimo disse...

Extraído da página :

"Se no local da execução orquestrada ou cantada, ou mesmo reprodução gravada do Hino, simultaneamente acontecer o hasteamento da Bandeira Nacional, a recomendação é para que o público se volte em direção ao dispositivo de bandeiras, pois nesse caso a Bandeira Nacional é que deve ser o centro das atenções (art. 19, Lei 5.700/71 - Clique aqui ) e o hino é executado ou tocado em sua "continência" ou função do seu hasteamento (art. 25, I; II cc art 14 § 1º, Lei 5.700/71)"