31 de março de 2010

ENXURRADAS, DESLIZAMENTOS E TREMORES




A nossa região tem sido castigada com excesso de chuvas desde 2008, que causam prejuízos enormes à economia local e danos pesados à população. A natureza parece revoltada e provoca deslizamentos e alagamentos nunca vistos. Pior, as intempéries se repetem e antes que se possa recuperar estradas, muros e casas atingidas novas ocorrências acontecem. Agora, para espanto geral, a terra tremeu em Jaraguá do Sul. Todos aguardam uma explicação convincente para o fato. Infelizmente é o que resta. Os governantes, incluída a administração local, divulgam a contratação de especialistas, informam sobre revoadas de helicóptero, mapeamentos e não divulgam nem identificam as áreas de risco como deveriam. Sobre o assunto já se manifestou na Câmara o vereador Maurício Wiesnewski. Após mais de um ano da tragédia de 2008, a Prefeitura já deveria ter reunido dados suficientes para identificar, mapear e divulgar as regiões ou locais do município consideradas de risco, permitindo a quem reside nestas áreas adotar medidas que lhe garantam segurança e não coloque em risco a vida da própria família. Por isso, espera-se que sem, demora, seja apresentado relatório com o mapeamento das áreas que poderão sofrer alagamentos e deslizamentos. E tomara Deus que por aqui, a terra também não venha a tremer.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ouvi dizer que houve pequeno tremor atingindo o retão entre a curva do Tiedt e a oficina Reinicke, de acordo com o relato de alguns moradores no trecho...

Wagner disse...

É a "Dona Natureza" cobrando a sua fatura....

Anônimo disse...

O tremor relatado em jaraguá do sul não representa um terremoto como os que estamos acostumados em assistir na TV. Trata-se apenas de um assentamento de placas no subsolo que bem pode ter sido causado pela infiltração excessiva de águas pluviais. Esperar dos modestos concursantes á geologos uma explicação confiável carece de suspeitas, já que coisas "esquisitas" estão ocorrendo. A retirada de petroleo tambem a meu ver tem algo a contribuir com os tremores de terra. O petroleo é como um amortecedor liquido que serve para amortecer os deslocamentos de placas no profundo subsolo, seja em terra , seja no mar. Quando esse amortecedor da natureza é retirado o deslocamento causa um impacto seco e violento com ondas sendo irradiadas a milhares de kilometros.

Rene eskelsen