5 de março de 2010

VISITANTES ILUSTRES



O que deve pensar o Bürgermeister von Greifswald und Torgelow sendo recebido na "cidade mais alemã do Brasil" por um prefeito "oriundi" que nem fala alemão?

Foto gentilmente cedida pelo Jornal A Cidade.

5 comentários:

Anônimo disse...

Não tem que pensar nada, aqui é o Brasil uai tchê!

Lá tá cheio de turco também e aqui de italiano.

Sem stress...

Anônimo disse...

Acho que ele deve estar atento as evoluções sociais mundo afora.
Não creio que ele tenha pensado nisto.
As vezes me sinto culpado por morar aqui e não ser alemão.
Isto me cheira a xenofobia.
Em tempo:
Xenofobia é o medo (fobia, aversão) que o ser humano normalmente tem ao que é diferente...(wikipédia)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Xenofobia

Der Sauerkraut disse...

por favor;

aversão às pessoas e coisas estrangeiras.
uma flor amarela é diferfente da vermelha mas é possível não ter aversão a ambas.

Anônimo disse...

Minha preocupação é com o nosso alemão arcaico que com o passar de gerações (poucas), acabou incorporando palavras portuguesas adaptadas ao linguajar alemão. (Capinian, televisian, etc). Pode se perceber a dificuldade encontrada para conversar em alemão com os de lá que para cá aparecem. Em boa parte sequer os entendemos. Conversei com um alemão da recente comitiva e tive dificuldades em estabelecer uma conversa em termos atuais, pedi licença e incorporei o ingles nas frases em que tive dificuldade para falar em alemão. Hoje vejo com satisfação os esforços nas escolas em ensinar o alemão as crianças, no entanto, tambem devo relatar que vejo na nova geração um pouco de timidez (para não dizer vergonha), em falar alemão. Ao contrário, deveríamos ter orgulho e satisfação de podermos falar outra lingua que não o porugues, afinal, com duas ou mais linguas no currículun, passamos a ser poliglotas.
Quanto a questão sobre o prefeito falar ou não alemão, é sabedor de muitos que ele sabe o básico, assim como nós. Deve-se acrescentar que a Alemanha e seus alemães poderiam ser motivos de críticas nossas, pois suas principais emissoras de rádio e tv dão preferencia em sua programação a clips e apresentações de cantores (alemães ou não) que cantem em inglês. De modo que essa comparação acima carece de base sólida. O que precisa mesmo, é investir no ensino e no falar alemão em Pomerode, já que ostentamos o slogan de cidade mais alemã do Brasil.

Rene Eskelsen

Anônimo disse...

Além de que se quiserem manter investimentos alemães na cidade aprendam alemão.

Se não quando vem gente de fora não adianta reclamar e ficar chorando pitangas...

Vergonha de falar alemão? Então deveriam ter de falar português também...