30 de maio de 2009

AÇÃO POPULAR

LEI Nº 4.717, DE 29 DE JUNHO DE 1965.

Regula a ação popular.

Art. 1º Qualquer cidadão será parte legítima para pleitear a anulação ou a declaração de nulidade de atos lesivos ao patrimônio da União, do Distrito Federal, dos Estados, dos Municípios, de entidades autárquicas, de sociedades de economia mista (Constituição, art. 141, § 38), de sociedades mútuas de seguro nas quais a União represente os segurados ausentes, de empresas públicas, de serviços sociais autônomos, de instituições ou fundações para cuja criação ou custeio o tesouro público haja concorrido ou concorra com mais de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita ânua, de empresas incorporadas ao patrimônio da União, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, e de quaisquer pessoas jurídicas ou entidades subvencionadas pelos cofres públicos.

CÂMARA DE VEREADORES


Acredito que, pela primeira vez na História da Câmara de Vereadores de Pomerode, um representante do povo - Dr Petito -, fez ressoar na amplidão daquele espaço, um pensamento em latim.(NE SUTOR ULTRA CREPIDAM JUDICARET - NÃO DEVE O SAPATEIRO JULGAR ALÉM DA SANDÁLIA) Felizmente, traduziu para que todos entendessem.

OKTOBERFEST - BLUMENAU

Prestigiando e divulgando

POMMERNLIED (Hino da Pomerânia)



Pommernlied
Karl Gross, 1818
Adolf Pompe, 19.3.1852


1. Wenn in stiller Stunde
Träume mich umwehn,
Bringen frohe Kunde
Geister ungesehn,
Reden von dem Lande
Meiner Heimat mir,
Hellem Meeresstrande
Düsterm Waldrevier.
2. Weiße Segel fliegen
Auf der blauen See,
Weiße Möwen wiegen
Sich in blauer Höh',
Blaue Wälder krönen
Weißer Dünen Sand:
Pommernland, mein Sehnen
Ist dir zugewandt!
3. Aus der Ferne wendet
Sich zu dir mein Sinn,
Aus der Ferne sendet
Trauten Gruß er hin;
Traget, laue Winde,
Meinen Gruß und Sang,
Wehet leis und linde
Treuer Liebe Klang
4. Bist ja doch das eine
Auf der ganzen Welt,
Bist ja mein, ich deine,
Treu dir zugesellt;
Kannst ja doch von allen,
Die ich je gesehn,
Mir alleine gefallen,
Pommernland, so schön.

5. Jetzt bin ich im Wandern,
Bin bald hier, bald dort,
Doch aus allem andern
Treibt's mich immer fort;
Bis in dir ich wieder
Finde meine Ruh,
Send ich meine Lieder
Dir, o Heimat, zu!

DA NOSSA TRADIÇÃO


Hoch soll er leben

|: Hoch soll er leben,
Hoch soll er leben,
Dreimal hoch! :|
Er lebe hoch, er lebe hoch!

FRIESEND LIED (Hino da Frísia)


Wo die Nordseewellen spülen an den Strand,
Wo die gelben Blumen blühn ins grüne Land,
|: Wo die Möwen schreien schrill im Sturmgebraus,
Da ist meine Heimat, da bin ich zu Haus. :|
2. Well'n und Wogen sangen mir mein Wiegenlied,
Hohe Deiche waren mir das "Gott behüt",
|: Merkten auch mein Sehnen und mein heiß Begehr:
Durch die Welt zu fliegen, über Land und Meer. :|
3. Wohl hat mir das Leben meine Qual gestillt,
Und mir das gegeben, was mein Herz erfüllt.
|: Alles ist verschwunden, was mir leid und lieb,
Hab das Glück gefunden, doch das Heimweh blieb. :|
4. Heimweh nach dem schönen, grünen Marschenland,
Wo die Nordseewellen spülen an den Strand,
|: Wo die Möwen schreien, schrill im Sturmgebraus,
Da ist meine Heimat, da bin ich zu Haus. :|

LEI ORGÂNICA MUNICIPAL

Você sabia que na Seção III - Dos Vereadores, o Art, 28 prevê:

"É INCOMPATÍVEL COM O DECORO PARLAMENTAR, ALÉM DOS CASOS DEFINIDOS NO REGIMENTO INTERNO, O ABUSO DAS PRERROGATIVAS ASSEGURADAS AOS VEREADORFES OU A PERCEPÇÃO, POR ESTES, DE VANTAGENS INDEVIDAS".

GUERRILHA DO ARAGUAIA

Deu no Claudio Humberto (www.claudiohumberto.com.br)

30/05/2009 | 00:00
Besteirol

O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) agiu muito mal, ridicularizando a busca pelos mortos no Araguaia, mas o secretário de Direitos Humanos, Paulo Vanucci fez pior: despreparado, acusou o deputado de “torturador”. Bolsonaro tinha 9 anos em 1964 e 17 na época da guerrilha do Araguaia.

RAPOSA DO SOL/GUARANI

Depois da decisão do STF sobre a reserva lá de Roraima - Yanomanis - outro movimento se instala neste país visando criar a reserva Guarani. As publicações Porantim (Cimi) e Sem Terra (MST) já trazem matéria a respeito. Para que se tenha ideia da enormidade que está sendo tramada, a dita nação guarani abarcaria partes dos seguintes Estados brasileiros: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O foco é o Estado de Mato Grosso do Sul num primeiro momento e, logo após, Santa Catarina e Espírito Santo.
A nação guarani não está, porém, restrita a esses Estados brasileiros, mas se estende a outros países: Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.

fonte:www.ternuma.com.br
O Estado de São Paulo, Segunda-Feira, 25 de Maio de 2009 | Versão Impressa
ESPAÇO ABERTO
Nação Guarani
Denis Lerrer Rosenfield - professor de Filosofia na UFRGS.
E-mail: denisrosenfield@terra.com.br


Isto me faz lembrar a revista MANCHETE que, na ocasião da divisão da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas publicou um mapa do Brasil, com a legenda: EU SOU VOCÊ AMANHÃ, referindo-se à U.R.S.S.

Quem viver verá!

OPINIÃO

"Criticar, opinar, ler, escrever, comunicar-se, exercitar a criatividade e o raciocínio é promover a cidadania, é participar ativamente da sociedade em que estamos inseridos”.
Gladys S. Knaesel
(Em entrevista a estudantes da Rede Municipal de Ensino, na Câmara de Vereadores).

29 de maio de 2009

PUBLICADO NO BLOG DA SEB - SOCIEDADE DOS ESCRITORES DE BLUMENAU

MAMÃE E MINHA INFÂNCIA

Foi uma daquelas manhãs de chuva fina do mês de agosto de 1954. Como todos os dias, acordei cedo, vesti o uniforme da minha escola e desci as escadas em direção à cozinha para tomar meu café. Lá, encontrei minha mãe chorando e enxugando as lágrimas que caiam em seu rosto. Perguntei por que e ela respondeu que sonhara que o arbusto verde-amarelo plantado na divisa de nossa casa com a da tia Olga havia murchado e morrido. Dizia que isso não poderia ser bom porque, as cores da pátria da plantinha significavam alguma coisa muito importante. Sai e verifiquei que a plantinha continuava firme, forte e linda.Voltei e disse à minha mãe que parasse de chorar. Despedi-me e fui para a escola. Lá chegando, a merendeira (só Toddy na época) disse que poderia voltar pois não haveria aula. Curioso, perguntei por que e a resposta foi cruel e nunca será esquecida. O presidente havia se suicidado. Era manhã de 24 de agosto de 1954 e, queiram ou não queiram, até hoje tenho a impressão que junto com Getúlio naquele dia, morreu um pouco do Brasil. A plantinha da divisa, do sonho de minha mãe, de folhas verde-amarelas tinha muita representatividade. Retornei e contei à minha mãe porque não havia aula. Nós dois, fomos juntos para perto da plantinha da divisa e a contemplamos por alguns minutos em silêncio. Suas cores continuavam vivas e ela também. Por alguma razão que a própria razão desconhece, o arbusto foi o instrumento de comunicação com a minha mãe, sobre o infortúnio que se abatera sobre o país naquela madrugada. Até hoje, guardo a lembrança daquele dia e sempre que posso, leio a Carta Testamento que o saudoso presidente concluiu dizendo que “deixo a vida para entrar na história”.

RUBENS BACHMANN –maio/2009

BOI DE PIRANHA

Boi de piranha lá para as bandas do Centro Oeste (oestão de Minas, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso) era uma cabeça de gado (preferencialmente já debilitada) que sacrificavam e atiravam ao rio para servir de pasto às piranhas enquanto a boiada passava um pouco abaixo ou acima. Em política são os candidatos não eleitos cujos votos somam para a legenda e elegem os mais votados de cada partido ou coligação. Aqui em Pomerode, na atual administração, praticamente todos foram aproveitados na equipe do Prefeito. Quem não foi nomeado, virou prestador de serviços contratado. Aquele perfil de competente, capaz, habilitado, etc., apregoado nos palanques, ficou em segundo plano. Afinal, é preciso pensar no futuro e votos são votos.

VEREADORES

HERMANN WEEGE, foi vereador na terceira gestão do governo de ALWIN FRANZ SCHRADER (1911/1915) no governo de PAULO ZIMERMANN (de 1919 a 1923) e de CURT VICTOR HERING (1923 a 1927).

PARTIDO INTEGRALISTA

ALBERTO STEIN foi eleito Prefeito de Blumenau, pelo Partido Integralista, do qual era chefe no Vale do Itajai e assumiu a Prefeitura de Blumenau (na época Pomerode era o distrito de Rio do Testo) em 1° de março de 1936. Goverenou até 11 de junho de 1938, quando houve um golpe de Estado que dissolveu as Assembléias Estaduais e as Câmaras Municipais. A história conta que, ao transmitir o cargo ao seu sucessor, dirigiu a este (José Ferreira da Silva - até então Presidente da Câmara de Vereadores -,algumas ofensas. Faleceu em 4 de setembro de 1950, durante a comemoração de seu aniversário (4/9) e do Centenário de Blumenau (2/9).

Fonte: Arquivo Histórico Blumenau.

FRASE

"Na biografia de cada um dos governantes de Blumenau está contida a história e o heroismo dos cidadãos comuns, sem os quais esta história não estaria sendo escrita"

Dou um livro (GENTE QUE É) autografado, a quem identificar o autor da frase acima.

COMENTÁRIOS

A postagem anterior (Esclarecimento), mereceu comentários em alemão e até em italiano, língua da terra de origem de nosso Síndaco ou Burgermeister.
"Die Gedanken Sind Frei" é de autoria de AUGUST HEINRICH HOFFMANN VON FALLERSLEBEN (1798/1874) o mestre escola que também compôs o DEUTSCHLAND LIED.
"CHI TROPPO VUOLE, NULLA STRINGE" nada mais é que o nosso adágio popular: "QUEM TUDO QUER, NADA CONSEGUE!" ou, "QUEM TUDO QUER, TUDO PERDE!".

ESCLARECIMENTO

Comentários sobre as postagens do Blog, são livres e de inteira responsabilidade de quem os escreve. Anônimos ou identificados, não são de minha responsabilidade. Posso até discordar do conteúdo e condenar o anonimato. Telefonemas ameaçadores exigindo providências não intimidam. São lamentáveis e não alcançarão seus objetivos. Em especial, quando partem de quem não leu o Blog e quer atribuí-los à minha pessoa, atribuindo-me ilícito não praticado ou usando de suposta autoridade. "Die Gedanken Sind Frei!" ou "Os pensamentos são livres!" conforme aprendemos com nossos antepassados. Os detalhes do comentário, permitem ao atingido fácil identificação do autor e há outros recursos possíveis para a identificação. A exclusão merecerá futura análise, não necessariamente, sob ameaças.

28 de maio de 2009

GOVERNADOR

TSE absolve governador de SC em processo de cassação 28 de maio de 2009 • 22h37 • atualizado às 22h41.

Fabricio Escandiuzzi

Direto de Florianópolis



O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), foi absolvido por seis votos a um pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em julgamento ocorrido na noite desta quinta-feira, em Brasília. O peemedebista era julgado pelo crime de abuso de poder econômico e político que teria supostamente ocorrido antes das eleições de 2006.

O relator do processo, ministro Felix Fischer, julgou improcedente a ação proposta pela Coligação Salve Santa Catarina (PP-PV-PMN-Prona), após ler o parecer por mais de uma hora. Ele reconheceu a existência de algumas irregularidades nas propagandas institucionais e publicitárias do governo veiculadas na mídia local, mas destacou as provas apresentadas não poderiam aferir o alcance e o possível impacto dos atos ilegais nas eleições.

"Não basta comprovar a irregularidade, é necessário também apontar a potencialidade dessas infrações", disse. "E o problema é a falta de provas colhidas pela parte requerente".

O processo gerou muita ansiedade no meio político de Santa Catarina. A coligação liderada pelo ex-governador Esperidião Amin (PP) acusou Silveira de se beneficiar do uso de veículos de comunicação devido a um programa (Santa Catarina em Ação) veiculado em emissoras de rádio e televisão e jornais. As notícias "positivas" à sua administração, além de um projeto de isenção do pagamento de IPVA de motocicletas de até 200 cilindradas poucas semanas antes da eleição teriam desequilibrado a disputa, segundo os progressistas.

O ministro Fischer citou várias vezes que a acusação não teria apresentado os indicativos de tiragem dos jornais onde as propagandas foram veiculadas. Elas não foram elencadas. Não há como medir seu impactou, disse.

Apenas o presidente, o ministro Carlos Ayres Britto, entendeu que houve abuso de poder econômico e foi voto vencido. O último a votar, ele destacou uma "enxurrada" de outdoors e propagamndas abusivas feitas em matérias e publicações de veículos catarinense. "Os jornais tiveram um excesso vistoso", argumentou. "Enxerguei uma parceria ruinosa para a pureza do processo demorático pois muito do que foi publicado era abusivo".

O julgamento já havia sido interrompido em 21 de fevereiro do ano passado, quando três dos sete ministros haviam votado a favor da não diplomação do governador peemedebista e, consequente, perda do mandato. Naquela oportunidade, o ministro Marcelo Ribeiro pediu vistas e solicitou a inclusão do vice-governador Leonel Pavan (PSDB) nos autos, o que fez com que todo o processo fosse novamente analisado.

Luiz Henrique manteve sua agenda e sequer acompanhou o julgamento. Ele participou na noite desta quinta-feira da abertura da 41ª Convenção Estadual do Comércio Lojista em Joinville, seu reduto eleitoral. Vários correligionários locais, além do presidente estadual do PMDB, o ex-governador Eduardo Pinho Moreira, e o prefeito de Florianópolis, Dário Berger, acompanharam Silveira para aguardar a decisão da Justiça.

Ao final da decisão, os peemebistas locais ainda mantinham uma festa em Joinville, com direito a queimas de fogos de artifício diante da casa do governador Luiz Henrique.

Silveira ainda não comentou oficialmente a decisão. Pouco antes de seu pronunciamento no evento de Joinville, destacou ter sido o único governador brasileiro a renunciar ao mandato para disputar a eleição. Esperidião Amin, que proferiu uma palestra na cidade de Lages, retornava para Florianópolis nesta noite e ainda não se pronunciou sobre o resultado.

FONTES

EL ARTE DE LA GUERRA

Sun Tzu

"La información previa no puede obtenerse de fantasmas ni espíritus, ni se puede tener por analogía, ni descubrir mediante cálculos. Debe obtenerse de personas; personas que conozcan la situación del adversario".

LEI E ANEXO

O CINQUENTENÁRIO NÃO TERIA SIDO EM 19.12.2008?

LEI PROMULGADA Nº 380, de 19 de dezembro de 1958
Procedência – Governamental
Natureza – PL 190/58
DA. 455 de 29/12/58
Fonte – ALESC/Div. Documentação

Altera a organização administrativa do Estado de Santa Catarina, na conformidade do pronunciamento das Câmaras Municipais, cria municípios e dá outras providências.

O Deputado JOSÉ DE MIRANDA RAMOS Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, de conformidade com o inciso X, art. 22, da Constituição do Estado, faz saber que a Assembléia Legislativa decretou e eu promulgo a seguinte Lei:

Art. 1º Ficam, de conformidade com os atos das Câmaras Municipais deste Estado, sobre desmembramentos de seus territórios, criados os seguintes municípios, com os limites constantes do anexo que é parte integrante desta Lei:
I – JOSÉ BOITEAUX, com sede na vila do mesmo nome, desmembrado do município de Ibirama;
II – POMERODE, com sede na vila de Rio do Texto, que é elevada à categoria de cidade, com o nome de Pomerode, desmembrado do município de Blumenau;III – ARROIO TRINTA, com sede na vila do mesmo nome, desmembrado do município de Videira;
VI – SIDERÓPOLIS, com sede na vila do mesmo nome, desmembrado do município de Urussanga;
V – LEBON REGIS, com sede na vila do mesmo nome, desmembrado do município de Curitibanos;
VI – ARMAZÉM, com sede na vila do mesmo nome, desmembrado do município de Tubarão;

Art. 2º Os municípios criados por esta Lei são responsáveis pela cota parte da dívida do município originário, quando as obrigações decorrerem de compromissos e aplicações comprovadas na área desmembrada.
Parágrafo único. A cota parte, a que se refere este artigo, será fixada de acordo com o disposto no parágrafo único do art. 7º da Lei nº 22, de 14 de novembro de 1947.

Art. 3º Os bens imóveis do município, situados em território separado para constituir município, passarão, de pleno direito e sem indenização, para o patrimônio do novo município.

Art. 4º Os novos municípios não poderão repudiar contratos de serviços públicos já existentes no município de que são originários no que forem exeqüíveis em seu território.

Art. 5º Enquanto não for instalado o município, continuará este sob administração do município de que é originária a sua sede, e a contabilidade de sua receita e despesa será feita em separado.
§ 1º Dentro de 30 (trinta) dias após a instalação do novo município, a Prefeitura do município originário enviará àquela os livros de escrituração e a prestação de contas devidamente documentados.
§ 2º Pela prestação de serviços de que tratam os parágrafos anteriores, a Prefeitura poderá exigir do novo município importância equivalente a dez por cento (10%) do total arrecadado.

Art. 6º Os municípios criados por esta Lei, continuarão sob a jurisdição da comarca, que se encontrava o território desmembrado para a sua formação.

Art. 7º Continuam em vigor as disposições da LEI PROMULGADA Nº 247, de 30 de dezembro de 1948, que fixou a divisão administrativa do Estado para os períodos de 1949 e 1953, no que direta ou indiretamente, não colidirem com as normas estabelecidas nesta lei.

DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS

Art. 8º Enquanto o novo município não decretar suas próprias leis, vigorarão em seu território as da comuna de que é originária a sua sede.

Art. 9º A primeira Câmara Municipal dos municípios criados por esta Lei, compor-se-á de sete (7) vereadores.

Art. 10. Os Prefeito e Vereadores eleitos, dos municípios criados por esta lei, tomarão posse no dia 30 de outubro de 1959.

Palácio da Assembléia Legislativa Do Estado De Santa Cataria, em Florianópolis, 19 de dezembro de 1958.

JOSÉ DE MIRANDA RAMOS
Presidente


ANEXO A QUE SE REFERE O ART. 1º DA LEI PROMULGADA Nº 380, DE 19 DE DEZEMBRO DE 1958.

MUNICÍPIO DE POMERODE
a) Com o município de Blumenau:
começa no ponto em que o divisor das águas dos rios do Testo e Massaranduba encontra o divisor das águas dos rios Jaraguá e do Testo; segue por aquele divisor e pelo que fica entre os rios Itoupava e do Testo até a nascente do ribeirão Fidles; desse ponto segue por uma linha seca até a foz do ribeirão Luebke, no rio do Testo; sobe por ele até suas nascente, segue por uma linha seca a nascente do rebeirão Kellermann;
b) com o município de Timbó:
começa na nascente do ribeirão Kellermann; segue pelo divisor das águas dos rios do Testo e dos Cedros, passando pelo Morro Azul, até alcançar o Morro da Luz;
e) com o município de Jaraguá do Sul:
começa no Morro da Luz, segue pelo divisor das águas dos rios do Testo e Jaraguá; passando pelo Morro do Cerro até encontrar o divisor dos rios do Testo e Massaranduba.


INFÂNCIA x IMAGINAÇÃO


BUCÓLICO!


A BELA E A FERA


MAIS UMA.


NOVA FAMÍLIA NO SÍTIO


NOSSO AMIGUINHO AQUI DO NOSSO BOSQUE


A MELHOR OBRA DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO!

VISITANTES

6000! OBRIGADO AMIGOS!

PROTEÇÃO AOS ANIMAIS




fonte: www.mp.sc.gov.br

A Lei também protege outros animais.

Lei 9.605/98 - Lei do Meio Ambiente
Dos Crimes Contra a Fauna
ART. 32 - "PRATICAR ATO DE ABUSO, MAUS-TRATOS, FERIR OU MUTILAR ANIMAIS SILVESTRES, DOMÉSTICOS OU DOMESTICADOS, NATIVOS OU EXÓTICOS"

Pena - detenção de 3 meses a 1 ano e multa.

LEI DAS CONTRAVENÇÕES PENAIS - DL-003.688-1941

Art. 64 - Tratar animal com crueldade ou submetê-lo a trabalho excessivo:

Pena - prisão simples, de 10 (dez) dias a 1 (um) mês, ou multa.

BIOGRAFIA

HERMANN WEEGE

Nasceu Em Rio do Testo, em 1877, filho de Carl Weege e Auguste Gruetzmacher, velhos pioneiros oriundos da Pomerânia, na Alemanha, que vieram para o Brasil ainda crianças, pelo ano de 1856. Freqüentou, quando menino, a escola de São Paulo, futuro Colégio Santo Antonio em Blumenau, dirigida então pelo saudoso Padre Jacobs. Aos 14 anos, entrou como aprendiz na casa comercial da firma “Cia. Com. e Ind. Malburg” de Itajaí, e após 4 anos, ingressou na firma comercial “Francisco Hauer”, de Curitiba. Aos 23 anos, voltou ao seu Estado natal e em 1901 contraiu núpcias com Paulina Karsten, filha de Johan e Margarida Karsten, naturais da província de Schleswig-Holstein, na Alemanha, que emigraram para o Brasil em 1866, quando ainda jovens, fundando, mais tarde, a firma “Johann Karsten” depois Companhia Têxtil Karsten e hoje a Karsten do Testo Salto, grande expoente da indústria catarinense. No mesmo ano, com modesta economia feita de seus salários quando empregado, fundou em pequena escala a firma “Hermann Weege” tranformada em 1939, na “Indústria e Comércio Hermann Weege S.A.”, com duas filiais, uma em Testo Salto e outra em Rio do Testo Rega.
Em 1918, construiu a usina elétrica de Rio do Testo que abastecia o distrito com força e luz. Em 1925, fundou a Fábrica de Chapéus Clasen & Weege, transformada em 1949, na Fábrica de Chapéus Nelsa S.A. única no gênero, em Santa Catarina. Em 1930, iniciou a instalação do Jardim Zoológico, também único no Estado, com o fim exclusivo de servir, como obra cultural, para o bem do povo e dos amantes da fauna nacional. De 1926 a 1930, foi deputado estadual, época em que reconstruiu a estrada da ponte do Salto ao morro do Serro. Foi Conselheiro Municipal de Blumenau durante a gestão do superintendente Paulo Zimmermann.
Faleceu em conseqüência de grave enfermidade, em 23 de janeiro de 1947, aos 69 anos de idade.

Fonte: CENTENARIO DE BLUMENAU – Edição Da Comissão de Festejos, 1950, p. 429

27 de maio de 2009

ZOOLÓGICO

Já na década de 50, o nosso Jardim Zoológico, fundado por Hermann Weege, na década de 30, era considerado uma obra cultural da firma Industria e Comércio Hermann Weege S.A. A administração da época participava de pesquisas, colhendo material cientifico para o Museu Nacional, o Zoológico da cidade do Rio de Janeiro (então capital federal) e o Instituto Butantã de São Paulo.
É orgulho de Pomerode e sua gente.

REGISTRO IMPORTANTE

Em 24 de junho de 1885, foi fundada em Blumenau a loja maçônica "Zur Friedenspalme". Entre os fundadores, Otto Stutzer, Wilhelm Scheeffer, Gustav Salinger e Abraham Meldola (meu bisavô).

DESAFIO

Quando a Prefeitura vai lançar o concurso para a escolha da ave símbolo de Pomerode?

SÍMBOLOS

As prefeituras estão escolhendo as aves símbolo e Indaial já elegeu a saíra de sete cores. Ibirama também lançou o concurso e a votação. Merece aplausos a opção pelo Surucuá de Peito Roxo, quase em extinção mas que já foi abundante na região. Talvez a sua eleição motive uma campanha pela sua preservação. A cidade "dos belos panoramas" preserva seu hino que é cantado nas escolas da rede municipal. Para mim, é motivo de orgulho especial pois sua letra, é de autoria de meu tio, Max Meldola, que lá foi prefeito na década de 50.

HINO DE IBIRAMA

IBIRAMA,COMO EU ADORO
TEUS PANORAMAS, TUAS BELAS FLORES
TUAS PRAÇAS, TUAS MORADIAS
TEUS JARDINS, TÃO MULTICOLORES!

SALVE,SALVE IBIRAMA
TERRA DE ENCANTOS MIL!
ÉS OMEU MAIOR ORGULHO
BELA JOIA DO BRASIL!

QUANTA BELEZA TUDO IRRADIA.
O RIO HERCILIO, SERRA MIRADOR
QUE PARECEM ESTENDER SEUS BRAÇOS,
ADORANDO O CRIADOR!

EU ME SINTO MUITO ORGULHOSO,
POR TER AQUI O MEU PATERNO LAR
E PODER TODAS ESTAS BELEZAS
DIA E NOITE ADMIRAR.

EU ME ALEGRO POR TER NASCIDO
NESTA TERRA DE ENCANTOS MIL
E PODER LUTAR PELO SEU PROGRESSO
E GRANDEZA DO BRASIL!

MAX MELDOLA/LILLY WESTERKAMP

PRÁ PENSAR

"O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica".
(Norman Vincent)

SESA

Presenciei acidente envolvendo ambulância do município na rua Pomeranos, em Timbó. No intuíto de colaborar liguei para a Secretaria de Saúde, pedindo para falar com a Secretária ou Secretário. A recepcionista informou que esta (e) não estava mas que, me ligaria com a responsável. Pedi que me fornecesse o nome. Este, era de uma assessora!

EQUIPE

Desafio a assessoria de comunicação da Prefeitura a divulgar a nominata de todos os cargos comissionados e respectivos titulares da atual equipe da Prefeitura. Aliás, o mesmo pedido já foi feito pelo vereador Nelson Fischer, da Tribuna da Cãmara.

AQUELA RUA

Parece que a CELESC não dá a mesma importância àquela rua do Testo Central. Concluídos os trabalhos da força tarefa da Prefeitura os postes continuam no meio da rua.

BRASÍLIA

O Prefeito e o Presidente da Câmara viajam hoje à Capital Federal, para "buscar" 5 milhões de reais, destinados ao desassoreamento de nossos ribeirões e rio. Segundo o presidente do legislativo, sua presença é necessária por força de certas formalidades.

Obs. A informação acima foi passada pelo próprio presidente da Câmara de Vereadores, por telefone, na noite de 26/05. Hoje contrariando a postagem, o Prefeito despachou em gabinete e o senhor presidente da Câmara de Vereadores encontrava-se em Florianópolis, participando de Seminário.

COLIGAÇÃO

A reunião de domingo, na Acaen, resumiu-se à projeção das "obras" (dentre as quais, "início de...") dos 100 dias do governo. A ausência de secretários integrantes da equipe do Prefeito, foi cobrada pelo Deputado Knaesel. Tem secretario que estava sentado na 4a. fila ao lado da vice-prefeita que nega informações da reunião, afirmando que estava ausente.

VICE

A Vice-Prefeita viaja para participar de reunião das mulheres eleitas pelo PSDB, em todo o país. Participará de diversos eventos e assistirá palestras do ex-presidente Fernando Henrique, do provável candidato a presidente Serra e, talvez do governador de Minas, Aécio Neves.

OUVIDORIA

Estive com o Quinhos nas dependências destinadas à Ouvidoria da Prefeitura. Após sugerir que lesse comentário anônimo do blog, o Ouvidor tentou acessar a página e, para sua surpresa - minha também - até mesmo a Ouvidoria está proibida de ler minhas postagens.

PORTARIA

A portaria de n°. 11826, de 22.05.09, nomeia membros de Comissão de Sindicância Interna para "apurar denúncia encaminhada por setor da Secretaria de Saúde - SESA, sob (?) possível assédio a menor podendo ser caracterizado como pedofilia".
Sem comentários!

HINO À POMERODE

O SANTA publica hoje, no Almanaque do Vale, o hino que é a verdadeira epopéia grandiosa e histórica dos pioneiros que aportaram em Pomerode e seus descendentes.
A divulgação massageia meu ego e me emociona quando recebo mensagem de amigo afirmando que mereço "fazer parte desta história". A pequena falha na publicação (início) perde importância.

24 de maio de 2009

DE ZIRALDO

HOMEM PÚBLICO NADA MAIS É QUE O MASCULINO DE MULHER PÚBLICA.

23 de maio de 2009

PORTAL F.M. 98.3

Estreia amanhã, domingo, em caráter experimental, a Rádio Portal F.M. 98.3 de Pomerode. Diretamente do prédio da família Goede para toda a Pomerode - inclusive o Testo Central - um novo som se fará ouvir. A Rádio estará sob o comando do Eder, que volta à Pomerode, tendo deixado a 92.7 FM de Timbó, hoje, elogiado por todos e, em especial, pelo professor Tibério. Já no CanaldePomerode, a nova FM é recebida com sala de estar que é uma apologia à droga (álcool). E o Bié gente...será valorizado e chamado a participar? Pois é...O dono da audiência da AM deve estar preocupado. A partir de agora, o povo de Pomerode terá mais uma opção.

22 de maio de 2009

LIBERDADE

É livre aquele que se pronuncia como representante do povo, lendo pronunciamento redigido por companheiro, sob orientação do partido? Na hipótese de contestação inteligente, terá capacidade de manter a opinião exarada por terceiro? Não seria mais democrático manifestar-se espontaneamente sobre o que é do interesse de Pomerode? Perguntar não ofende.

O CAMINHO DAS PEDRAS

Domingo a coligação que ocupa o Paço Municipal, estará reunida na ACAEN. Dentre outras coisas, vai definir a localização de escritório (ou comitê) e seu titular, a ser instalado para filtrar os pleitos da população. A função deverá ser atribuída a candidato a vereador, não eleito. Os demais não eleitos e o povo poderão procurar o escritório/comitê e encaminhar seus pedidos. Agora a coisa passa por ali, depois pelos vereadores, após pelo líder na câmara que encaminha ao secretário de governo que, dando a coada final, encaminha ao prefeito se assim entender. É o povo cada vez mais longe do gabinete!

Outra versão é que se instalaria um comitê liderado por um vereador não eleito, de cada partido, sem a necessidade de espaço físico, com função semelhante.

EDUCAÇÃO

Portaria de suplementação de carga horária semanal de professora da escola Olavo Bilac,exposta no quadro de avisos da Secretaria, apresentava valores diversos. Em nuneros se referia a 10 horas semanais e, entre parênteses, a "vinte horas". A portaria continha 3 (três) assinaturas, inclusive e necessariamente, a do Prefeito.
Estão assinando sem ler?!

21 de maio de 2009

RÁDIO

PORTAL FM 98.3 - em breve no ar.
A primeira FM de Pomerode.
De quem é a concessão? Você sabe?
O dono das audiências deve estar coçando a cabeça.
A competição vai ser real.
Se a 92.7 já incomodava agora a 1.580 vai ter que rever tudo!
Espero que valorizem a prata da casa e a nossa cultura.

20 de maio de 2009

RADIO POMERODE

Lembraram do Bié? Aquele do Café no Bule?

ALEMÃO NO CLAUDIO HUMBERTO

20/05/2009 | 00:00
Nem pensar

Diante da fusão da Sadia com a Perdigão, no que vem ocorrendo na vida parlamentar, vale lembrar o conselho do estadista alemão Von Bismarck: “Não queira saber como são feitas a salsicha e a política.”

Deu no CLAUDIO HUMBERTO

19/05/2009 | 18:19
CPI da Petrobras: PTB indica Collor
Orlando Brito

Fernando Collor O presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, Fernando Collor de Mello (PTB-AL), é o nome que o PTB escolheu para atuar como titular na CPI da Petrobras. Collor foi convidado pelo líder do PTB no Senado, Gim Argello (DF). A outra vaga a que o partido tem direito é para suplente, mas o nome ainda não foi definido. O bloco PMDB-PP tem direito a três vagas de titulares, mas não deve definir os nomes até quinta-feira (21).

19 de maio de 2009

JULGAMENTO

Processo de cassação contra governador de Santa Catarina deve ser julgado na próxima semana

Luiz Henrique da Silveira (PMDB) é acusado de abuso de poder econômico e político
(Carolina Bahia | carolina.bahia@zerohora.com.br)

Depois de 841 dias de espera, o processo de cassação contra o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), deve ir a julgamento na próxima terça-feira.
Responsável pela relatoria no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Félix Fischer já encaminhou pedido para que o assunto seja colocado em pauta no início da próxima semana.
O julgamento somente será confirmado depois da publicação no Diário Oficial da Justiça, o que deve ocorrer em 48 horas. Os advogados de acusação, que representam a coligação Salve Santa Catarina, se preparam para desembarcar em Brasília no início da próxima semana e acompanhar o julgamento de perto.
— Agora vai. O elástico esticou ao máximo — afirma Gley Sagaz, advogado do candidato derrotado, Esperidião Amin (PP).
Luiz Henrique é acusado pela coligação de abuso de poder econômico e político por supostamente ter feito propagandas sobre o governo em rádios e TVs para obter vantagens nas eleições de 2006. Responsável pelo caso no TSE, o ministro Fischer analisa o processo desde abril de 2008, quando o primeiro julgamento foi anulado.
O caso foi protocolado no TSE em 5 de fevereiro de 2007. Luiz Henrique chegou a ter três votos pela cassação, mas o placar voltou ao zero a zero com a inclusão do vice-governador Leonel Pavan. Nesta terça-feira, a assessoria de Fischer informou que o voto está pronto para ser apresentado na próxima terça-feira em plenário.
Defesa esperava julgamento no segundo semestre
Em Brasília, o advogado do governador, José Eduardo Alckmin, esperava que o processo fosse a julgamento somente no segundo semestre. A previsão era de que o pedido de cassação contra o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, pudesse ser analisado primeiro.
A iniciativa de Fischer, no entanto, inverte a expectativa sobre a pauta. Diante da definição do ministro, o advogado faz questão de afirmar que está otimista. Alckmin lembra que Luiz Henrique se afastou do cargo seis meses antes das eleições.
— A iniciativa já demonstra que ele não tinha disposição de fazer uso do cargo nas eleições — reforça o advogado.
Nesta terça-feira, o governador Luiz Henrique afirmou que sempre teve a convicção de que o seu adversário entrou com a ação para tentar desviá-lo da atenção ao governo:
— Como pode acusar alguém que estava afastado do governo havia seis meses e três meses após a eleição afastado do governo. O TRE já me absolveu duas vezes. O meu adversário entrou com diversas ações sobre o mesmo intento, as mesmas provas. Perdeu no TJ, perdeu no Tribunal de Contas do Estado e no TRE perdeu duas. O que resta lá é uma ação da qual ele recorreu. Na outra que eu ganhei, por unanimidade, ele perdeu o prazo para recorrer.
O governador se disse absolutamente tranquilo quanto à competência dos juízes que vão julgá-lo.
— Eu só cometi um erro que foi o de não cuidar desse processo. Tenho a convicção que nós vamos vencer — disse.

DO SÉCULO PASSADO

INVIOLABILIDADE DE VEREADOR
Publicação em: 31-12-1999
Rubens Bachmann
Jornalista

Sob a proteção do escudo da inviolabilidade assistimos difamações, calúnias e injúrias praticadas por vereadores, em todo o país. As ofensas até, são levadas através de programa de emissora de radio difusão, com alcance indeterminado, além dos limites do município. Não devem ter a proteção do dispositivo constitucional que garante a inviolabilidade. Esta é restrita ao âmbito dos municípios e limitada ao exercício de sua função de legislador e fiscal da administração pública. Não se aplica ao campo pessoal. Tribuna não é local que deva ser utilizado por covardes incapazes de solucionar seus conflitos no campo das idéias ou pelos meios legais. Tribuna não é escudo protetor para proferir calúnias, difamações ou injúrias com a tranqüilidade de que não será necessário responder por estes atos. Tribuna é para defender os interesses do povo e não para agredir adversários, desafetos ou oponentes e seus familiares, unicamente por problemas pessoais. Isto é covardia. Tribuna é local de decoro parlamentar e não de falaz – enganador - com suas arengas - de intrigas, mexericos -. A ofensa praticada da tribuna com divulgação por emissora de rádio difusão, de alcance indeterminado, configura plenamente delito. Espera-se que os representantes do povo, nas câmaras municipais, limitem os seus pronunciamentos da tribuna, à defesa dos interesses da comunidade, deixando de utilizá-la para 'defenderem' seus interesses pessoais e politiqueiros com ofensas a cidadãos e seus familiares. A inviolabilidade e a impunidade de políticos (verdadeiramente representantes do povo) foi criada, em nossa Carta Magna, para garantir aos vereadores, deputados e senadores a liberdade de expressão, na defesa dos interesses do povo brasileiro e não para, covardemente, atacar/agredir cidadãos, seus pais, esposas, filhos e demais familiares. Só os covardes usam as tribunas das câmaras, sob o escudo protetor da inviolabilidade, para 'resolver' os seus problemas pessoais. A 'Casa do Povo' merece respeito e espera-se que os representantes do povo a respeitem, respeitando os cidadãos.
www.portaldovereador.com.br

MAIO

Wie schön der mai ist das wissen wir nur wenn er vorbei ist!
O quanto maio é lindo só sabemos quando ele tiver passado.
Na Alemanha é primavera!

18 de maio de 2009

PRA QUEM ENTENDE ALEMÃO

“Kennst du das Land, wo die Citronen blühn,
Im dunkeln Laub die Gold-Orangen glühn,
Kennst du es woh? – Dahin, dahin!
Möcht’ich... Ziehn.” Goethe

GREIFSWALD

(a cidade irmã de Pomerode, no III Reich, antes da II Guerra Mundial)

GREIFSWALD era na época a cidade que possuía a mais antiga Universidade da Prússia, com quase 500 anos e tinha um aspecto muito diferente do das cidades universitárias da Alemanha do sul. Estudava-se e ao mesmo tempo, havia trabalho e praticavam-se esportes tais como, o remo, a vela, natação e atletismo. A cidade possuía então, todos os elementos que seduziam os corações dos jovens. Banhada pelo Rio Ryck e pela laguna, ficava a poucos quilômetros do mar e da ilha de Rüegen. Ao seu redor havia extensas florestas e no centro da cidade, não faltavam os jardins floridos nem os parques frondosos. GREIFSWALD era uma bela cidade. Tinha três igrejas góticas, lindas e pitorescas casas no mesmo estilo, que enquadravam a praça da Câmara. Tinha um edifício da Câmara Municipal em estilo renascença nórdico e uma universidade nova, edificada em 1750 que possuía valiosas e interessantes coleções, entre as quais uma tapeçaria Croy, feita em Stettin, no ano de 1554 representando Marthin Luther pregando para a família dos príncipes da Saxônia e Pomerânia.

Fonte: “A ALLEMANHA DO NORTE” – O litoral entre os Rios Sem e Oder – Edição da REICHSBAHNZENTRALE FÜR DEN DEUTSCHEN REISEVERKEHR, Berlim W 35 – Bissingzeile 9 – da Coleção GUIAS DO TURISTA NA ALLEMANHA – com texto de LUDWIG KAPELLER, p.90.

NOBRES

VOCÊ SABIA QUE O BRASIL SÓ TEVE 3 DUQUES? TODOS CONHECEM O DUQUE DE CAXIAS MAS, HOUVE O DE SANTA CRUZ E - OLHA A SURPRESA - A DUQUESA DE GOIÁS! TIVEMOS DURANTE O IMPÉRIO TAMBÉM 47 TÍTULOS DE MARQUÊS, 51 TITULOS DE CONDE, 185 TÍTULOS DE VISCONDE E 875 DE BARÃO. EM SANTA CATARINA OS NOBRES FORAM: VISCONDE DE ARIRÓ, BARÃO DE BATOVI, BARÃO DE IGUATEMI, BARÃO DE LAGUNA E BARÃO DE SAICÃ.

fonte: "O ESTUDANTE" - ÓRGÃO OFICIAL DA UNIÃO BLUMENAUENSE DE ESTUDANTES - ANO 9 NÚMERO 5 - NOVEMBRO DE 1964, que também publicou poesia deste blogueiro.

TADEU COMERLATTO

Conheci Tadeu Comerlatto ha mais de 10 anos quando, contratado por importante grupo do Vale, levava suas palestras de motivação aos colaboradores de candidatos a cargos eletivos na região do Vale do Itajai. O objetivo da candidatura da qual fui coordenador a pedido do mesmo grupo, foi alcançado.

PARA OS PODEROSOS

"UM ALIADO COMPRADO HOJE PODE SER ADQUIRIDO AMANHÃ PELO SEU ADVERSÁRIO"
Tadeu Comerlatto

PENSAMENTO

"LÍDERES SÃO COMO ÁGUIAS. NÃO ANDAM EM BANDOS"
Tadeu Comerlatto

PARA O PREFEITO

"ESFORÇO CONJUNTO NÃO É UMA PORÇÃO DE GENTE FAZENDO O QUE VOCÊ MANDA. É UM GRUPO DECIDIDO A FAZER ALGUMA COISA JUNTO COM VOCÊ".
Tadeu Comerlatto

RIBEIRÃO SOUTO

Na Câmara só se ouvem agradecimentos ao líder de governo e ao prefeito por atenderem aos pedidos dos munícipes de todos os bairros. Quando os representantes dos moradores do Ribeirão Souto poderão agradecer pela reposição de luminárias e pela colocação de tubos de esgoto onde este corre a céu aberto?

JARDINS

É tempo de beijinhos. Ou Maria-Sem-Vergonha. Nas agropecuárias as bandejas de mudas esvaziam rapidamente. Todos pretendem ver seus jardins floridos. É a tradição herdada de nossos antepassados que cercavam a moradia em parte da propriedade, evitando que as aves e os animais destruíssem suas flores e plantas ornamentais.
É comum em todo o Vale do Itajai.

DEU NO CLAUDIO HUMBERTO

18/05/2009 | 00:00
Tô nem aí

O CNJ investiga magistrados de vários estados que, apesar do acúmulo de serviço, dão aulas em faculdades durante o horário do expediente.

www.claudiohumberto.com.br

BOMBEIRO VOLUNTÁRIO

Sempre admirei muito os jovens que buscam as corporações para se alistar como voluntários. Cheguei mesmo a questionar se seriam masoquistas pois, com certeza, não é fácil enfrentar chamas, inundações, acidentes e visualizar sofrimentos de pessoas queimadas, com fraturas e outros ferimentos graves. Hoje, me disse um jovem que, na realidade, talvez sejam sádicos que tem prazer em presenciar o sofrimento alheio. Diante da afirmação só me restou concluir que na mente humana é sempre possível existir uma variável que pode ser aceita, mesmo que não o seja pela maioria.

PENSAMENTO

"A indenizaçao pecuniária não é suficiente para repor as lágrimas de quem sofreu o dano moral. Deveria, no mínimo, ser complemento de retratação pública"
RUBENS BACHMANN

HINO

Parabéns à Professora Elana pelo trabalho que realiza com seus alunos sobre o Hino de Pomerode. Também quanto à bandeira do município. Parabéns também aos adolecentes e jovens que receberam com entusiasmo a idéia. Quem sabe cantaremos no futuro o nosso hino, com o mesmo orgulho que os gaúchos cantam o hino do Rio Grande.

XANXERE

É a primeira cidade do Estado a abolir totalmente a sacola plástica utilizada nos mercados e supermercados. Por um mundo melhor!

SAÚDE

Pomerode tem 3 secretários de saúde. Um de fato. Um de direito e um como colaborador de confiança?

INCENTIVOS

Há certa espectativa quanto ao beneficiário de projeto do executivo cedendo área de terras para expansão de atividade em Pomerode. Com certeza, dará motivos para muita discussão na Câmara.

TRIBUNA

De tanto ver o vereador dizendo obrigado ao prefeito e ao seu líder da Tribuna da Câmara, o povo vai acabar dando adeus ao representante do PT, nas próximas eleições. Atender aos pedidos de vereadores e da própria população é obrigação de quem está no governo.
Não precisa agradecer. Agradecer não é próprio de quem sempre foi a oposição mais atuante deste país nas últimas décadas, anteriores ao governo Lula. É preciso apresentar novos projetos, cobrar a realização de outros e fiscalizar o executivo.

CÓPIAS

Cópias de postagens do Blog são distribuídas no início da manhã na Prefeitura aos “importantes” membros da equipe. Outras restam depositadas sobre balcões. Agradeço a divulgação. Quanto a medidas sugeridas, são risíveis diante da liberdade de imprensa prevista em nossa constituição.

MUDANÇAS

É para breve a primeira substituição na equipe do novo Prefeito. A cabeça vai rolar porque apoiou candidato a deputado federal de seu próprio partido de outra região do estado. Fidelidade partidária que custa caro. O poder do “nosso” deputado é evidente, mesmo afirmando que não intervém na administração local.

VERBAS

Quase um milhão de reais é o valor repassado ao município de verba federal destinada à recuperação da calamidade de fim de ano. Tratores e caminhões não param. Afundam o leito de nossas pequenas estradas do interior. A fiscalização da aplicação e das medições que instruem e orientam os empenhos será exercida por nossos vereadores? Os recursos serão realmente empregados na finalidade determinada e haverá controle quanto à sua liberação? Oportunistas, com certeza, buscarão a Prefeitura para “obras” não enquadradas no objetivo específico para o qual se destinam os valores.

DEMOCRATAS

O DEM resolveu. No Clube Pomerode no próximo dia 7 elege a nova Comissão Executiva Municipal. A decisão ocorreu nesta sexta feira, com a presença do candidato a candidato ao governo do Estado, senador Raimundo Colombo e do Deputado Estadual
Jean Kuhlmann, coordenadores regional e estadual do partido. Nova e expressiva liderança, o vereador Petito deverá estar entre os membros mais importantes da comissão.

15 de maio de 2009



Do tempo em que assessor não era remunerado. O nome do ex-vereador não consta porque não tive oportunidade de pedir que autorizasse a publicação no blog.
Foi mais uma experiência (boa) na minha vida.

SAUERKRAUT - 15.05.2009

14 de maio de 2009

WWW.POMERODE.SC.GOV.BR

No site consta ao lado de NOTICIAS a palavra NEUIGKEITEN que significa "NOVIDADES". NOTICIAS/NOTICIÁRIO na língua de nossos antepassados é "NACHRICHTEN".

SAUERKRAUT - 13.05.2009

13 de maio de 2009

QUINTA FEIRA

Será que o homem está com todo esse poder mesmo? Será que quinta feira a coisa tá resolvida mesmo? Quem vai cair? Quem vai passar lá embaixo e ir prá casa? Vamos ver! Quem viver, verá?

SAUERKRAUT - 13.05.2009

12 de maio de 2009

AÇÕES DOS PRIMEIROS 100 DIAS

A reinauguração do SAMU (União/Estado/Município) foi mencionada por duas secretarias, a liberação do FGTS constou do relatório citando as viagens à Brasília e Florianópolis. Até elogios aos deputados estão lá. Ações dos governos federal e estadual, constam dos 100 dias do governo Paulo/Gladys. Destaque para o SAMAE que apresentou aquisição de veículo e equipamentos, ampliação da usina, realização de leilão e a primeira ligação do sistema de tratamento de esgoto.

SAUERKRAUT – 12.05.2009

10 de maio de 2009

DIA DAS MÃES

MAMA LOLLA...

Hoje é o teu dia! É bom demais ter tu aqui junto com a gente. Mãe do Micka, mãe da Franci mama loca do velho aqui. Nem tudo são rosas, já se dizia, quando a gente era criancinha. Faz tempo né? Mas, importante é saber que muita gente por este Brasil afora, hoje está lembrando da Mama Lolla. A Polaca e a Rutinha. Os três meninos do Espírito Santo que um dia chegaram a Goiás e pediram para morar com a gente naquele sertão distante onde, hoje alguém deve estar entre os algodoais ou campos de girassóis, lembrando da Mama Lolla. Até lá em Rondônia onde dizias que as estrelas estão tão próximas que acreditamos que podemos tocá-las, eu sei que alguém está lembrando da Mama Lolla. E lá no nordeste, na Paraíba, todas aquelas 53 criancinhas que acolhestes em nossa casa, haverão de lembrar de ti. O pequeno Cristiano e tantos outros nenéns que dormiam em nossa cama lá no Rio de Janeiro, enquanto suas mães iam trabalhar, haverão de sentir saudades dos bons tempos das tuas brincadeiras e do teu carinho. Sei lá...mas acho que até aqueles que sempre acolhias aqui em casa e tratavas como filhos, não podem te esquecer. Por tudo isso, que hoje seja um dia muito feliz para ti. Que os fluídos das lembranças de todos os filhos que deixastes por este país, te tragam muito amor, muito carinho e muita alegria. E que os teus filhos da natureza – patinhos, garnizés, pavão, marrecos, borboletas, besouros, aranhas, cobras, insetos, peixes, gnomos e fadinhas – te proporcionem hoje um dia maravilhoso. A gente – Micka, Franci e eu – te ama demais e também quer te ver bem feliz! Nós te amamos! FELIZ DIA DAS MÃES!

8 de maio de 2009

5000

Quem duvidava vai ter que engolir!
5000 visitantes!

PALESTRA

Convidado da Prof. Elana Pagel – que realiza excelente trabalho cívico na Escola Olavo Bilac – estive com os alunos da 8ª. Série no dia de hoje. Na ocasião permitiram que levasse aos jovens/adolescentes conhecimento sobre hinos e também, sobre as origens de nossos antepassados. Agradeço a oportunidade e, em especial, as palmas de toda a turma ao final do encontro.

SAUERKRAUT – 08.05.2009

7 de maio de 2009

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Os eleitores do Testo Central, que não captam a Rádio Pomerode (a rádio não atinge grande parte da região), devem concordar com o pagamento de R$ 15,02 por minuto pela transmissão das sessões da Câmara?

5 de maio de 2009

PASSAGENS AÉREAS

JOAO PIZZOLATTI - THALYA MRS/ARAGAO - MAO MIA - 8.jul.08

FONTE:www.ternuma.com.br -05.05.2009

SAUERKRAUT -maio/2009

DEMOCRATAS

O presidente do DEM, apresentou carta LICENCIANDO-SE a partir de 30 de abril. Quem viu e leu o documento, entende que nas entrelinhas observa-se insatisfação com a decisão que parece uma atitude forçada pelos demais membros. Com auto elogios e "queixas" o documento coloca na presidência do DEM/Pomerode, o vice Marcos Morsch. Até que uma nova executiva assuma os destinos do partido. Agora, o Wilhelm e mais 20 devem voltar.

SAUERKRAUT - 05.05.2009

PARTIDO PROGRESSISTA

O Partido Progressista, que se autodenomina o partido da boa política (?) lançou o n. 1 do Jornal Progressista com distribuição gratuita e tiragem de 5000 exemplares.
Traz na capa, a equipe que representa o partido na Prefeitura de Blumenau, dentre outros, meu amigo Edson Brunsfeld. Para o Vale, faz a apologia da liberação do FGTS (dinheiro do povo usado politicamente) atribuindo à intervenção do deputado o derrame de milhões para os comerciantes festejarem com o aumento do consumo e os bancos com a queda da inadimplência. Meu velho colega do BB, Celso Zipf, mereceu espaço. Nada mais justo para quem sempre colaborou ($$$$) nas campanhas. O mais antigo filiado de Blumenau, Pedro Linhares também está lá. Todos falam na meta de eleger um deputado estadual, inclusive, o editor João Alberto Pizzolatti Neto, candidato preferido do pai. Quem viver, verá!

SAUERKRAUT – 05.05.2009

DOS ANAIS DA CÂMARA

Em 23 de junho de 2003, em pronunciamento na Câmara ele diz que “poderemos ter fé e esperança no governo Lula que irá resgatar o Brasil e que todos os projetos e programas do PT, mais dia menos dia, serão realizados”. Em 13 de outubro de 2003, da tribuna da Câmara, “ele registra, com orgulho, seu retorno ao PMDB”. Em 24 de novembro de 2003, afirma que “a agricultura de Pomerode é desprezada e que a 15ª. SDR estuda a implantação de mini usina de leite”. Em 16 de fevereiro de 2004, ele manifesta na câmara “agradecimentos ao Prefeito e ao Secretário de Obras de Timbó, pelas obras realizadas no Ribeirão Souto”. Em 17.05.2004, informa que “esteve em Brasília acompanhando a votação da Emenda Constitucional do número de vereadores”. Em 21 de junho de 2004, considera “um absurdo a reserva de vagas para estudantes negros”. Em 02 de agosto de 2004, da tribuna informa que “participou de viagem turística à Brasília onde teve a oportunidade de ser cumprimentado pelo Presidente Lula, o que foi marcante e comovente”. Em 27 de março de 2006, fala da tribuna “relatando os momentos lamentáveis que o nosso país vive, tudo por conta do PT, do Presidente Lula e seus ministros”. Em 12 de março de 2007, manifesta-se dizendo que “o Prefeito é um dos piores de todas as legislaturas”. Em 25 de junho de 2007, atribui “conduta imprópria a integrantes do PT e de Sindicato, durante as sessões da Câmara”. Em 06.08.2007, anuncia, da tribuna “desfiliação do Partido Progressista, nesta data, por falta de liberdade.” Em 20 de outubro de 2008, “defende a pena de morte”. É o vereador que mais pediu a instalação de uma cadeia em Pomerode.

SAUERKRAUT – 03.05.2009.

CÂMARA DE ELOGIOS E BAJULAÇÕES

É deprimente assistir ao desfile de pronunciamentos da tribuna com elogios ao líder do governo por ter providenciado a substituição de uma luminária, uma tampa de bueiro ou enviado uma carga de macadame para uma rua qualquer. Pior é saber que no dia seguinte o povo pagará R$ 15,02 reais por minuto para que os pedidos e agradecimentos sejam transmitidos para todo o município e até além fronteiras, pela ondas sonoras da Rádio Pomerode. Pior ainda, é saber que os agradecimentos serão publicados nos tablóides, também pagos pela câmara ou seja, pelo povo. É horrível ver aqueles que deveriam legislar e fiscalizar o executivo, derramando elogios e agradecimentos a atitudes do executivo que nada mais são que a obrigação de qualquer governo. Graças a Deus, há exceções. Raras, mas há.

SAUERKRAUT – 05.05.2009.

2 de maio de 2009

RECORDANDO

Tribuna Livre (SAMU)
Na sessão realizada na Câmara de Vereadores, na última segunda-feira (11/09), a Dra. Jane Hasse e o Sr. Rubens Bachmann, fizeram uso da Tribuna Livre, espaço destinado a todo e qualquer cidadão que desejar efetuar um pronunciamento público, durante uma Reunião Ordinária, no período de dez minutos.
Ambos, funcionários do SAMU, defenderam o sistema de atendimento e garantiram que as falhas existentes no mesmo são mínimas. "Um sistema que atendeu até a Princesa Daiana, não pode ser criticado assim dessa forma", declarou a médica.
Estendendo seu discurso além do tempo concedido, e após a interrupção do Presidente Mauro Gislon, Dra. Jane deixou como apelo ao Legislativo, uma política que tenha como foco principal à adolescência, e as problemáticas que envolvem este período.
"Tenho 62 anos e fui aprovado em um concurso e agora faço parte do SAMU. É com orgulho que presto socorro aqueles que precisam", relatou Bachmann.
14 de Setembro de 2006

SAUERKRAUT - 02.05.2009

1 de maio de 2009

SE MILLOR VIVESSE POR AQUI

"A diferença entre os coronéis e Deus é que Deus não manda em Pomerode".

SAUEKRAUT - 01.05.2009

AOS TIRANOS

"O único tirano que aceito neste mundo é a voz silenciosa dentro de mim, minha consciência."
- Mahatma Gandhi


SAUERKRAUT - 01.05.2009

HOMENS e Homens

"Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Mas há aqueles que lutam toda a vida, e esses são os imprescindíveis"
- Bertolt Brecht, dramaturgo e poeta alemão
(também autor do "O Analfabeto Político")

SAUERKRAIT - 01.05.2009

DO AVÔ DO AÉCIO NEVES

"No Brasil teima-se em maltratar quem produz, gratificar quem especula e estimular quem sonega." - Tancredo Neves, político brasileiro

SAUERKRAUT - 01.05.09

DE POLÍTICA

"Falta de oposição é fenômeno grave, porque nunca se sabe o que vai surgir. Se não há contestação, cruzam-se os braços e aceita-se o fato consumado que muitas vezes, no íntimo, se repele." Barbosa Lima Sobrinho

SAUERKRAUT - 01/05/2009

DIA DAS MÃES

É uma das lembranças mais fortes de minha infância. É, com certeza, a melhor poesia que já se escreveu sobre uma mãe.
Para todas as mães, prá "Oma" e, em especial, para a mãe de meus filhos.



MINHA MÃE
Casimiro de abreu
(Oh l‘amour d’une mère ! — amour que nul n’oublie!
V. Hugo).


Da pátria formosa distante e saudoso,
Chorando e gemendo meus cantos de dor,
Eu guardo no peito a imagem querida
Do mais verdadeiro, do mais santo amor:
— Minha Mãe! —

Nas horas caladas das noites d’estio
Sentado sozinho co’a face na mão,
Eu choro e soluço por quem me chamava
— “Oh filho querido do meu coração!” —
— Minha Mãe! —

No berço, pendente dos ramos floridos
Em que eu pequenino feliz dormitava:
Quem é que esse berço com todo o cuidado
Cantando cantigas alegre embalava?
— Minha Mãe! —

De noite, alta noite, quando eu já dormia
Sonhando esses sonhos dos anjos dos céus,
Quem é que meus lábios dormentes roçava,
Qual anjo da guarda, qual sopro de Deus?
— Minha Mãe! —

Feliz o bom filho que pode contente
Na casa paterna de noite e de dia
Sentir as carícias do anjo de amores,
Da estrela brilhante que a vida nos guia!
— Uma Mãe! —

Por isso eu agora na terra do exílio,
Sentado sozinho co’a face na mão,
Suspiro e soluço por quem me chamava:
— “Oh filho querido do meu coração!” —
— Minha Mãe! —

Fonte: www.dominiopublico.gov.br

MENSAGEM

Aos integrantes de qualquer equipe. Inclusive a da Prefeitura.
"Ninguém pode servir a dois senhores. Ou há de odiar a um e amar o outro, ... Não podemos ser ao mesmo tempo servos das trevas e servos da luz..."

SAUERKRAUT - 01.05.2009

REFLEXÃO

Sinto-me deserdado. O mundo é dos hipócritas!

SAUERKRAUT - 01/05/2009