30 de maio de 2009

CÂMARA DE VEREADORES


Acredito que, pela primeira vez na História da Câmara de Vereadores de Pomerode, um representante do povo - Dr Petito -, fez ressoar na amplidão daquele espaço, um pensamento em latim.(NE SUTOR ULTRA CREPIDAM JUDICARET - NÃO DEVE O SAPATEIRO JULGAR ALÉM DA SANDÁLIA) Felizmente, traduziu para que todos entendessem.

4 comentários:

Vanderlei disse...

origem do pensamento em latim

Apeles, o famoso pintor da Grécia antiga. Conta-se que Apeles, que costumava expor suas pinturas na porta do ateliê para observar as reações dos passantes, viu um sapateiro que examinava detalhada e demoradamente o pé de uma suas figuras humanas. Ao indagar-lhe, curioso, o que tanto atraía sua atenção, foi informado de que ele tinha cometido um engano ao representar a fivela das sandálias. Apeles agradeceu a informação e apressou-se a retocar o quadro, corrigindo o erro.

No dia seguinte, no entanto, o sapateiro, depois de constatar, com satisfação, que sua opinião havia sido acatada, apresentou a Apeles novas críticas ao quadro, dessa vez quanto ao movimento da mão da personagem retratada - momento em que Apeles, então, o teria escorraçado, pronunciando a frase que se tornou lendária - “Ne sutor ultra crepidam judicaret – Não deve o sapateiro julgar além da sandália”.

Anônimo disse...

partindo desse conceito, qual a profissão que os vereadores deveriam ter?
quem não é nada não julga nada?
só quero entender.....

Anônimo disse...

não nescessariamente, mas para se julgar alguem no mínimo conhecimento de causa deve ter, proverir verbos apenas por proverir, até meu gansos os fazem.

Anônimo disse...

ops..desculpe..proferir