26 de fevereiro de 2009

Der fröhliche Wanderer - Volksweise


1.Ich bin ein froher Wanderer,
Und hab' ich auch kein Geld,
Allwärts zu Berg und Tale
Find' ich ein offnes Zelt.
Beim Wirt zur gold'nen Sonne,
Da kehr' ich früh schon ein;
|: Der Perlentau
Auf grüner Au
Ist mir der liebste Wein. :|

2.Ein Wirtshaus liegt im Walde,
Genannt "Zum Grünen Baum";
Da wird der Tisch gedecket
Auf sammetweichem Raum.
Und Musikanten spielen,
Sie spielen früh und spat;
|: Frau Nachtigall
Mit süßem Schall,
Singt alles gleich vom Blatt. :|



Fr. Förster, 1791-1868

FESTANÇA

Não foi para que houvesse mais participação do povo que a reunião de ontem da Câmara de Vereadores, foi antecipada para as 17 horas. Na verdade foi para festejar o aniversário do assessor jurídico Mariogold e do vereador Ricardo lá no restaurante Recanto do Salto.

QUE QUE É ISSO!

O presidente de nossa Câmara de Vereadores precisa se atualizar. Já não se exerce função tão importante, negociando favores e benesses. Propor verba para combustível, auxílio mensal, verba para tablóide ou coisa parecida cheira a improbidade. Adquirir esqueleto limítrofe à Câmara de Vereadores é no mínimo absurdo, porque desnecessário diante da suntuosidade do palácio abóbora que, por certo, abrigará tranquilamente nossos representantes do povo por muito tempo ainda, com toda a comodidade necessária. O povo espera que tais propostas não mereçam apoio. Se estiver sobrando dinheiro, por que não patrocinar a construção de piscina junto ao parque de eventos? Os beneficiados seriam bem mais que os 9 vereadores.

PRÁ REFLETIR

“Bandido bom é bandido morto!”
ou
“Ninguém nasce delinqüente!”

Antes de julgar, pense nisso!

25 de fevereiro de 2009

AQUELA RUA

Aquela força tarefa que trabalhou sem parar na R. Henrique Karsten, rebaixou a via e obrigou a reinstalação de toda a rede de água do Samae. Também, distribuiu macadame em toda a sua extensão além de desentupir tubos de águas pluviais em diversos pontos do acesso à chácara do poderoso deputado. Ainda, retirou deslizamentos e deixou as encostas trabalhadas em situação que, em princípio, deve evitar novas quedas de terra e árvores. Dentre os moradores do início da rua, há até quem não saiba explicar todo aquele trabalho para rebaixar a estrada e também quem esteja esperando o asfalto que deverá ser uma das próximas obras da prefeitura. O metro quadrado por ali, está valendo quase o mesmo que nas imediações da prefeitura, no centro. Resta ainda, um problema a ser resolvido com o auxílio do governador que ainda acredita na tríplice aliança. É que, com as obras, os postes da Celesc, ficaram no meio da pista de trânsito. Algum projeto deverá ser elaborado (ou já foi), para a remoção dos postes e sua recolocação. Vamos ver se o prestígio do nosso prefeito lá junto ao estado é bom. Basta acompanharmos a situação do início da rua Henrique Karsten que liga o asfalto à chácara do deputado, passando por algumas residências nos seus primeiros 200 metros, nos próximos dias.

Der fröhliche Wanderer - Volksweise


Allwärts zu Berg und Tale
Find' ich ein offnes Zelt.
Beim Wirt zur gold'nen Sonne,
Da kehr' ich früh schon ein;
|: Der Perlentau
Auf grüner Au
Ist mir der liebste Wein. :|

2.Ein Wirtshaus liegt im Walde,
Genannt "Zum Grünen Baum";
Da wird der Tisch gedecket
Auf sammetweichem Raum.
Und Musikanten spielen,
Sie spielen früh und spat;
|: Frau Nachtigall
Mit süßem Schall,
Singt alles gleich vom Blatt. :|


Fr. Förster, 1791-1868
"A verdade é filha do tempo e não da autoridade"

Bertold Brecht, dramaturgo alemão (1898-1956)

Palestras em Pomerode

Em maio de 2001, a Prefeitura de Pomerode contratou um palestrante, estudioso das origens de nossa gente e de nossa cultura (entre outras coisas), para proferir palestras na rede municipal de ensino. O trabalho estava sendo realizado e chegou a 653 alunos e professores das escolas Almirante Barroso, Amadeu da Luz e Pomerode Fundos. Os participantes avaliaram o trabalho e atribuíram à palestra a nota média de 9,49. O palestrante mereceu 9,53, e a iniciativa da Prefeitura/Gabinete/Turismo/Educação foi premiada com nota 9,51. Infelizmente, no mesmo mês de maio, o vereador Arno Müller, da tribuna da Câmara, criticou a iniciativa, afirmando que o palestrante não poderia continuar atuando, que nem a prefeita ou até mesmo seu marido Elmo Krüger sabiam do trabalho e que o culpado seria o secretário de Educação, Valmor Kamchen. Disse também que o palestrante não reunia condições/competência e que nem era nascido em Pomerode. Pasmem! Discriminação! Medo de sombra? As palestras foram suspensas. Muita gente não calou. Que pena!
O contratado é instrutor/palestrante do Banco do Brasil, do Besc, de associações comerciais e industriais, de câmaras de diretores lojistas, do Sesi, do Senac, de grupos empresariais, etc. É perito das varas cíveis no Estado e mereceu moção da Câmara de Vereadores de Blumenau (ironia) por seus 20 anos de trabalho na área de grafodocumentoscopia, como palestrante e instrutor de entidades de renome nacional. Sócio da Associação Criminalística de Santa Catarina (Acrisc) , diplomado da Adesg e do Dale Carneige Course. É acadêmico de direito. Foi chefe da divisão de compras e licitações da Prefeitura de Blumenau. Participou do seminário de Administração Pública, no Recife, já em 1982, do seminário Universidades/Municípios da Furb-Blumenau e de Administração Municipal ­ Novas Gestões e Legislaturas­Ammvi. O custo normal de uma palestra de três horas cobrado pelo profissional é de R$ 300,00 - sobre o mesmo tema (imigração alemã) ou sobre outros assuntos técnicos (segurança, prevenção de fraudes,). O palestrante e a Prefeitura acordaram em pagar/receber R$ 1.200,00 pelo trabalho já realizado. Foram 14 palestras. Logo, o palestrante doou à Prefeitura e aos estudantes dez palestras. Na verdade, o pagamento das quatro só ressarciu as despesas de material, locomoção, etc. Mais uma vez, o palestrante demonstrou seu amor por Pomerode e sua gente, como tem feito há muito tempo, antes mesmo de fixar residência no Ribeirão Souto, onde é proprietário desde 1985. Seu trabalho mereceu ainda excelente parecer da direção da Escola Almirante Barroso e de seu corpo docente. Nem toda a rede municipal foi atingida. Nem todos os estudantes tiveram a oportunidade de ouvir a versão simples, franca, expositiva, da origem, dos hábitos, da coragem, das dificuldades, da aventura, etc., dos antepassados dessa boa gente que construiu Pomerode, "a cidade mais alemã do Brasil".
Será que o vereador vai protestar mais uma vez se as palestras voltarem? Será que ele é capaz de levar aos estudantes mensagem parecida ou igual? Será que esse vereador doaria quase 70% de seus honorários para a comunidade? Em benefício da cultura? Dos estudantes? Ou será que ele vai continuar criticando o palestrante, a prefeita, a procuradora-geral do município, os secretários, etc, sob o pretexto de que sua função é "fiscalizar e legislar"? A grande diferença está mais uma vez no fato de que o palestrante vive para Pomerode e o vereador, infelizmente, de Pomerode.



Publicado no Jornal “A Notícia”, na época.

24 de fevereiro de 2009

STAMMTISCH NA BAVÁRIA





Existe uma versão romântica da origem desta tradição germânica que dá conta de que foram os lenhadores da Bavária, na idade media, quem deram origem aos stammtische.
Segundo esta versão, estes trabalhadores tinham o hábito de ao cortar a 1a. árvore de um sítio de exploração, o faziam à altura de uma mesa e de seus galhos cortavam toletes que serviriam de bancos. Era ao redor desta mesa improvisada que se reuniam para suas refeições e, nos finais de tarde, após uma dura jornada de trabalho na mata, antes de rumarem para seus lares, ali se sentavam para descansar e beberem alguns tragos de vinho ou cerveja, que traziam consigo.
O hábito destes lenhadores, de se reunir ao fim da jornada diária de trabalho, ganhou as tabernas, se urbanizou e popularizou-se em toda a região bávara.
De fato, se procurarmos decodificar etimologicamente o termo stammtisch, esta versão se encaixaria como uma luva.
A palavra Stammtisch origina-se de “Tisch” que significa mesa e “Stamm” , que significa tronco, tribo, raça ou família. Talvez esteja aí um pouco desta confusão semântica. Em alemão o termo “Stamm” quando se refere a tronco, é mais usado (ou também usado) para identificar tronco tribal, racial ou familiar e não apenas como sinônimo de cerne de uma árvore, que em português identificamos quando nos referimos a um “tronco” (de madeira).




www.stamtisch.com.br – fevereiro/2009

STAMMTISCH

Segundo fontes históricas, o 1º. Stammtisch surgira ainda no reinado de Friedrich Wilhelm I, o Rei-Soldado, (Soldatenkönig), Rei da Prússia (1713 – 1740), mais de um século antes de se constituir o Império Alemão. O Rei Friedrich Wilhelm I criara, em seu castelo, uma espécie de grupo de adeptos do fumo, o legendário “Tabakskollegium”, que se reuniam para fumar "Tonpfeifen", literalmente cachimbos de barro ou de cerâmica. O uso concomitante de cerveja e o hábito de se reunir é apontado como provável surgimento da primeira mesa regular (ou 1º Stammtisch)




www.stamtisch.com.br

As festas do Tiro (Schützenfest) e as Festas do Rei do Tiro (Schützenkönig) na Alemanha







As festas dos Atiradores (Schützenfeste) são celebradas em todas as partes da Alemanha. São festas municipais que fazem lembrar, em muitos casos, acontecimentos históricos. Segundo Narliese Kleindbing: a festa do rei do tiro, tem origem na Alemanha, nos séculos 13 ou 14. Há notícias de que em 1830, na atual cidade de Wilstei, já se faziam presentes os grupos de tiro, cujos dados foram encontrados no Alten Ratsbuch - manuscrito em pergaminho no ano de 1426. Os participantes destes grupos deveriam se ajudar mutuamente, como irmãos cristãos. Cada aldeia tinha um grupo de cidadãos, encarregados da sua defesa, em caso de ataque. Anualmente havia uma festa na qual se escolhia o melhor atirador do grupo de defensores da aldeia o Schützenkönig. Esta tradição veio junto com os nossos imigrantes. Surgindo assim os Schützenvereine (sociedades de tiro ao alvo) .

Anualmente, após a realização, o que fizer o maior número de pontos ou o ponto mais elevado, é coroado rei. O segundo e o terceiro Cavalheiros (condes em certas localidades) e suas esposas respectivamente, Rainhas e Damas. Durante a festa, outras atividades paralelas acontecem, enquanto os atiradores demonstravam as suas qualidades, outros aproveitavam para jogar cartas ou bolão Em muitas localidades a escolha do rei do bolão juntou-se a escolha do rei do tiro.

www.stamtisch.com.br

Hannover – a maior e mais tradicional Schützenfest do Mundo




A maior festa do tiro acontece anualmente no mês de junho e julho na cidade de Hannover, desde 1529, quando o duque Erich I, também chamado de o mais velho, deu o privilégio aos habitantes daquela cidade de festejar anualmente esta festa.

Não esperavam, nem em sonho, os grandes proprietários e os que lançaram a pedra fundamental da Schützenfest que ela viria a ser a maior do mundo.

Hoje participam, da mesma, mais de 2 milhões de visitantes. Apontamentos sobre a festa já foram citadas por volta de 1468. As regras, mais definitivas, a partir de 1710. Como a participação não exigia grupos formados e trajando uma roupa característica, em 1837, novas normas foram elaboradas para a apresentação das sociedades de tiro. Por este motivo o ano de 1837 pode ser considerado como o nascimento dos clubes de tiro.



www.stamtisch.com.br

Para Pensar

Os políticos e as fraldas devem ser mudados freqüentemente e pela mesma razão.

Eça de Queiroz

21 de fevereiro de 2009

CARLOS MINC BAUMFELD ("JAIR","JOSE","ORLANDO")

Líder estudantil, preso pela ditadura e exilado, Carlos Minc nasceu no Rio em 1951. Foi líder estudantil e chegou a ser preso durante a ditadura em 1969. Com a repressão, foi para o exílio na Europa. Em 1979, retornou ao Brasil, beneficiado pela Lei da Anistia. Minc foi professor-adjunto do Departamento de Geografia da UFRJ. Tem mestrado em planejamento urbano e regional pela Universidade Técnica de Lisboa (1978) e doutorado em economia do desenvolvimento pela Universidade de Paris I-Sorbonne (1984).Tem dois filhos.

Em entrevista ao Globo este ano, o governador Sérgio Cabral considerou positiva a atuação do secretário. Classificou Minc como um pragmático.
- A bandeira ambiental que ele carrega a vida inteira agora se combina com o pragmatismo, a objetividade e a eficiência. Ele é um exemplo para o Brasil como gestor ambiental – disse Cabral.
Parte da matéria publicada no jornal O Globo de 14/05/2008
Autores: FábioVasconcellos, Helena Celestino e Túlio Brandão
Observações do site A verdade sufocada:
Parece-nos que faltou tempo aos repórteres para uma pesquisa mais profunda, a fim de transmitir aos seus leitores o currículo completo do “lider estudantil”. Na realidade, o jovem Carlos Minc Baumfeld , não foi preso pela ditadura por ser líder estudantil, mas sim, por atuar ativamente na luta armada. Camarada de armas da ministra Dilma Roussef, atuou no Comando de Libertação Nacional – COLINA-, onde participou, juntamente com outros militantes, do assalto ao Banco Andrade Arnaud, na rua Visconde da Gávea, 92, no Rio de Janeiro, de onde foram roubados cerca de R$ 45 milhões de cruzeiros. Na ocasião foi assassinado o comerciante Manoel da Silva Dutra. Posteriormente, com a fusão do COLINA com a Vanguarda Popular Revolucionária - VPR-, o novo grupo passou a chamar-se Vanguarda Armada-Palmares – VAR-Palmares.
A VAR-Palmares foi uma das responsáveis, entre outros crimes, pelos assassinatos do marinheiro inglês David A. Cuthberg e do delegado de Polícia Octávio Gonçalves Moreira Júnior.
Dentre as principais ações da VAR-Palmares destacamos, além dos brutais e traiçoeiros assassinatos citados:
- A grande ação
Com a finalidade de solidificar a fusão da VPR com o Colina e obter recursos para o novo grupo que surgia, a VAR-Palmares, foi planejado o roubo de um cofre da residência de Ana Capriglione Benchimol, em Santa Teresa, Rio de Janeiro.
Na tarde de 18 de julho de 1969, 13 militantes da VAR-Palmares, entre ele, Carlos Minc Baumfeld, disfarçados de policiais e comandados por Juarez Guimarães de Brito, invadiram o casarão de Anna Benchimol Capriglione, com o pretexto de busca de “documentos subversivos”. Após confinarem os presentes numa dependência do térreo da casa, um grupo subiu ao 2º andar e levou, com a ajuda de cordas lançadas pela janela, o cofre de 200 kg, que foi colocado numa Rural Willys. Em menos de trinta minutos consumava-se o maior assalto da subversão no Brasil. Levado para um aparelho localizado próximo da Taquara, Jacarepaguá, o cofre foi aberto, e os assaltantes puderam ver , maravilhados, milhares de cédulas verdes. Ao final, os dois milhões, oitocentos mil e sessenta e quatro dólares atestavam o sucesso da “grande ação “.
O destino desses dólares é discutido até hoje. Fala-se em compra de armas, distribuição entre as regionais da VAR-Palmares, pequenas cotas aos militantes e até na remessa de um milhão de dólares para a Argélia. Fala-se, também, em contas na Suíça. Ao certo, jamais houve uma contabilidade dessa fortuna.
Os dois estarão bem à vontade, trabalhando no mesmo governo. Afinal, Dilma Roussef, a companheira Estela, foi o cérebro do Plano de Ação do Cofre, por coincidência – PAC -, e Carlos Minc, o companheiro Jair, Orlando ou José, um dos executantes.
Outros dados:
- Em 31 Mar 69, Carlos Minc Baumfeld, Fausto Machado Freire e outros assaltaram o Banco Andrade Arnaud, na Rua Visconde da Gávea, 92, na GB/RJ, roubaram a quantia de 45 milhões de cruzeiros e onde foi assassinado o comerciante Manoel da Silva Dutra.

- Em 16 Out 69, preso na Rua Ana Neri, 332, na GB, informo - Em 18 Jul 69, como militante da VAR-PALMARES, participou da" Grande Ação", assalto ao "Cofre do Adhemar", ( Ver Recordando a História) em Santa Teresa/RJ.u o local do aparelho da VPR, na Rua Toroqui, 59, em Vila Kosmos, na GB, onde residia com sua amante Sônia Eliane Lafoz e Eremias Delizoikov, que, resistindo a tiros à voz de prisão, morreu no local .
- Alguns dias depois, a VPR distribuiu um panfleto clamando por vingança aos seus mortos, particularmente o Eremias, e, ameaçando os militares do Exército:"... podem esperar, nós vamos enchê-los de chumbo quente"
- Em 15 Jun 70, foi um dos 40 militantes comunistas banidos para a Argélia, em troca do Embaixador da Alemanha.

- Em fins de 70 a Ju ( Ver Recordando a História)l 71, fez curso em Cuba, onde permaneceu durante 2 anos.
-Foi Deputado Estadual pelo PV/RJ e Sec Meio Ambiente do governo Sérgio Cabral;
- Atualmente, é Min do Meio Ambiente em substitução a deminissionária Marina da Silva.



www.ternuma.com.br – 19.02.2009

19 de fevereiro de 2009

FGTS

Até parece que o governo e nossos governantes estão defendendo o povo de Pomerode ao “brigarem” pela liberação do Fundo de Garantia por causa da calamidade que se abateu sobre a região. Baita palhaçada. Primeiro porque o dinheiro do FGTS é do titular da conta e não do governo. É uma reserva que possui para utilizar na amortização de imóvel adquirido para moradia, em caso de despedida sem justa causa e quando adquirir direito à aposentadoria. A intenção dos governantes é liberar os valores para que os seus donos injetem recursos na praça, no comércio e no pagamento de impostos ou compromissos. Estão fazendo caridade com o chapéu alheio. No caso, do povo. A portaria relacionou as ruas das quais os moradores seriam “beneficiados” com a liberação dos depósitos. Quem foi que forneceu a nominata aos homens lá de Brasília? Moro na Helmut Just e aqui, desconheço qualquer calamidade. Isso cheira a busca de votos no futuro. Outra coisa, por que nas cidades da região TODAS as ruas foram incluídas? É porque os prefeitos daquelas cidades são detentores de mais trânsito em Brasília? E o deputado federal não é daqui? Bom...Isso tudo é próprio deste país. Quem nada sofreu, está autorizado a sacar o “SEU” Fundo De Garantia e o governo faz uma propaganda enorme dizendo que está ajudando o povo. E de quebra, nosso prefeito busca as glórias da liberação, inclusive, criticando a administração do governo anterior. Tablóide local, fala até em um “anjo” de Brasília. Na verdade, o depósito que é do trabalhador, vai gerar lucros para os comerciantes e industriais e, quando chegar a época da aposentadoria, o hoje titular do depósito lamentará ter efetuado o saque. Quem viver, verá!

Schlaf, Kindlein Schlaf!



1. Schlaf, Kindlein schlaf!
Der Vater hüt' die Schaf;
Die Mutter schüttelt's Bäumelein,
Da fällt herab ein Träumelein.
Schlaf, Kindlein schlaf!

2. Schlaf, Kindlein schlaf!
Am Himmel ziehn die Schaf.
Die Sternlein sind die Lämmerlein
Der Mond, der ist das Schäferlein.
Schlaf, Kindlein schlaf!

3. Schlaf, Kindlein, schlaf,
so schenk' ich dir ein Schaf.
Mit einer gold'nen Schelle fein,
das soll dein Spielgeselle sein.
Schlaf, Kindlein, schlaf.

4. Schlaf, Kindlein schlaf!
Geh fort und hüt die Schaf,
Geh fort du schwarzes Hündelein
Und weck nur nicht mein Kindelein!
Schlaf, Kindlein schlaf!



Nach einer Volksweise G. D. Weimar †1800

Maikäfer, flieg!




Maikäfer flieg.
Dein Vater ist im Krieg.
Die Mutter ist im Pommerland,
Pommerland ist abgebrannt.
Maikäfer flieg.

Erika



Auf der Heide blüht ein kleines Blümelein
Und das heißt: Erika.
Heiß von hunderttausend kleinen Bienelein
Wird umschwärmt Erika.
Denn ihr Herz ist voller Süßigkeit,
Zarter Duft entströmt dem Blütenkleid
Auf der Heide blüht ein kleines Blümelein
Und das heißt: Erika.
2. In der Heimat wohnt ein kleines Mägdelein
Und das heißt: Erika.
Dieses Mädel ist mein treues Schätzelein
Und mein Glück, Erika.
Wenn das Heidekraut rot-lila blüht,
Singe ich zum Gruß ihr dieses Lied.
Auf der Heide blüht ein kleines Blümelein
Und das heißt: Erika.
3. In mein'm Kämmerlein blüht auch ein Blümelein
Und das heißt: Erika.
Schon beim Morgengrau'n sowie beim Dämmerschein
Schaut's mich an, Erika.
Und dann ist es mir, als spräch' es laut:
Denkst du auch an deine kleine Braut?
In der Heimat weint um dich ein Mägdelein
Und das heißt: Erika.

Herms Niel

Auf Wiedersehn



Auf Wiedersehn, auf Wiedersehn,
Bleib nicht so lange fort
Denn ohne dich wärs halb so schön,
Darauf hast du mein Wort.
Auf Wiedersehn, auf Wiedersehn,
Das eine glaube mir:
Nachher wird es nochmal so schön,
Das Wiedersehn mit dir.
Weil wir uns so gut verstehen,
Hab ich dich gar zu gern bei mir.
Leider mußt du schon gehen,
Ein Wort zum Abschied sag ich dir:
Auf Wiedersehn, auf Wiedersehn,
Bleib nicht so lange fort
Denn ohne dich wärs halb so schön,
Darauf hast du mein Wort.
Auf Wiedersehn, auf Wiedersehn,
Das eine glaube mir:
Nachher wird es nochmal so schön,
Das Wiedersehn mit dir.

17 de fevereiro de 2009

DESPERDÍCIO

Na última ocasião em que estive com o prefeito este, utilizou para encerrar nossa conversa, chamar-me de desperdício. É que resultaram infrutíferas todas as suas tentativas de bajular-me e tentar convencer-me de que ele e seu grupo mais os dois deputados estariam aproveitando representantes do povo e outros técnicos, para as posições chave da administração da cidade. Tentou convencer-me até de que votos valem mais que a honra, a dignidade, a honestidade, a correção, a lisura, a competência e a capacidade para ocupar os cargos. Como não concordo com essa opinião e com muitas outras atitudes a conversa tornou-se mais um debate no qual a tentativa de intimidação com ameaça de processo, mereceu ser ironizada. Não logrando êxito na sua intenção de, na oportunidade, modificar minha opinião acreditou que, com ameaças atingiria seu objetivo. Ficou claro, mais uma vez, que o fim justifica os meios. Conquistado o poder, é preciso mantê-lo a qualquer custo (por 20 anos como corre por aí) mesmo que, seja necessário aliar-se a qualquer político que possa contribuir para o projeto. Qualquer opinião contrária ou oposição deve ser primeiramente, convencida a modificar seu comportamento e, na hipótese de rejeição à idéia, intimidada e ameaçada. O prefeito afirmou que se sente mal com qualquer manifestação de animosidade ou contrariedade. Para ele, todos devem tê-lo como alguém preocupado com o próximo e com a fraternidade. Esqueceu de acrescentar que seria “desde que seus interesses particulares e pessoais (e do grupo) não fossem ignorados”. Esbarrou numa reserva moral que não precisa trocar valores e princípios por cargos ou funções ou por migalhas “cala a boca” que políticos de nosso país costumam utilizar como moeda de compra. O “desperdício” espera que o prefeito, não volte a assinar atestado justificando a ausência de vereador na câmara por 15 dias porque sua intenção é ajudar ao próximo. Prefere que “traga mais vida à Pomerode”.

FORÇA TAREFA

Nunca se viu e nem se verá, tamanha operação. Tratores, caminhões, kombi, camioneta e homens envolvidos na transformação de uma rua que liga o asfalto à chácara lá no final, depois de uns 3 quilômetros de estrada muito bem cobertos com macadame, as tubulações desentupidas e as encostas recuperadas. O trabalho das equipes de Obras e do Samae (uma batalhão motorizado) resultou numa recuperação total e o trânsito está livre até a chácara no final da rua. Tudo bem. Ótimo. É assim que se faz. Porém, existem ruas, estradas e vias que continuam intransitáveis, com encostas com perigo de deslizamento, tubos entupidos, barrancos caídos que impedem ou dificultam o trânsito e muitos moradores esperando as máquinas da prefeitura para, pelo menos, amenizar as dificuldades de deslocamento e acesso. Por que será que a Prefeitura desloca tamanha força tarefa para uma rua que do asfalto até o seu final só tem duas ou três casas no início (junto à SC-418) e uma chácara lá no final, depois de uns 3 quilômetros sem moradas? Quanto se gastou com essa operação? De macadame, de maquinário, de combustível, de salários, de outros materiais, etc? Quantas ruas mais povoadas poderiam ter sido atendidas? Quantos necessitam muito mais dos serviços da Prefeitura? Todos sabem. A prioridade no atendimento tem sua explicação. A chácara lá no final, é do irmão do Prefeito, o Deputado Federal. Explica...mas, NÃO justifica!
QUALIFICAÇÃO

A administração atual costuma alegar que, em Pomerode, não há técnicos ou profissionais qualificados para assumir funções importantes na equipe que comanda os destinos da cidade pelos próximos quatro anos. Entretanto, tem no grupo do primeiro escalão, administrador vindo de empresa assumida por grupo de fora e também, ex-operário lotado em tinturaria, atualmente bacharel em direito. A experiência recomenda ou pesou mais a vinculação partidária? Buscou na capital, profissional lotada em secretaria de estado. Por outro lado, temos em Pomerode, geóloga formada pela Universidade Federal do Paraná, com capacidade de montar equipe capaz de prestar enormes serviços à Pomerode atuando momentaneamente, na área educacional. De tradicional família pomerodense, Germaine é filha do Dr. Horst que deixou o nome registrado na história do município. Vamos valorizar o que é nosso?

PARASITAS DA SOCIEDADE

Valentes pomeranos aportaram por aqui há mais de 100 anos e aqui construíram esta cidade reconhecida no estado, no país e até mesmo no exterior. Depois deles, vieram outros, que muito acrescentaram e fizeram para que cada vez mais Pomerode se tornasse uma cidade conhecida e procurada por turistas e novos imigrantes. Infelizmente, também aportaram por aqui parasitas da sociedade que aqui se instalaram e vivem de Pomerode e de sua gente, sem contribuir em nada para Pomerode e seu povo. Mais infelizmente ainda, alguns merecem o apoio de autoridades e importantes figuras de nossa sociedade, a troco de alguma bajulação ou badalação. Até quando vamos promover bocas alugadas ou alegorias da Pomerfest?

CÂMARA DE VEREADORES

Gostei do recado do vereador Nelson Fischer na Câmara nesta segunda feira. Foi muito claro quando afirmou que criticou o inchaço da máquina administrativa. Alertou que mudará seu discurso se insistirem em colocá-lo perante a sociedade como contrário a novas idéias e melhorias. Está certo o vereador. Defendeu a contratação de outros servidores para a execução de tarefas também importantes que não constaram da reforma administrativa.

LÍDER


Entendo que o líder do governo na Câmara deve ter a habilidade de agir de acordo com a orientação do executivo, tornando-se negociador junto as autoridades sempre procurando buscar benefícios ao município e sua gente. Não será atacando o Ibama, a Fatma e a Polícia Ambiental que obterá bons resultados. Teorias do passado, já foram cientificamente derrubadas. Existem alternativas para o consumo de nosso palmito e existe a possibilidade de manejo de áreas, sob orientação dos órgãos da União, do estado e do Município, que entendem de meio ambiente. Está pensando nos votos da próxima eleição?

REFIS

A argumentação do vereador Ricardo é convincente. Prefere um milhão em caixa que dois parados. Sugere o aproveitamento do saque do FGTS pela população. Por isso, é a favor do Refis já. Também se manifestou pela revisão do plano de cargos e salários de nossos servidores. Parabéns!

SAMU


O vereador Dr. Petito, deu uma aula sobre as circunstâncias de atendimento das unidades do Samu. Relatou fato lamentável ocorrido com a atitude de motorista negar-se a atendimento por ser o paciente associado de Plano de Saúde. Infelizmente, a família arcou com despesas que poderiam ter sido evitadas. A participação do vereador na Câmara já preocupa. Falam até em que retornará à Secretaria de Saúde em abril porque “incomoda” na Câmara. Vamos ver!

FORMALIDADES

Impressiona o tom cerimonial com que o presidente da Câmara de Vereadores conduz as reuniões. Está certo que em ato público espera-se que sejam observadas certas formalidades mas nem com tanta solenidade assim. As reuniões são formais, podendo ser festivas e ter alguma pompa ou majestade mas não precisa exagerar. Já certo vereador preocupa-se em referir-se ao coração batendo no peito do lado esquerdo. Só pra lembrar. A máquina, na maioria dos casos, fica no centro do peito.

13 de fevereiro de 2009

Das schönste Blümlein


1. Das schönste Blümlein auf der Welt
Das ist das Edelweiß.
|: Es blüht versteckt an steiler Wand,
Ganz zwischen Schnee und Eis. :|

2. Das Dirndl zu dem Buben sprach:
Solch' Sträußlein hätt' ich gern,
|: Geh, hol' mir so ein Blümelein
Mit so ein' weißen Stern. :|

3. Der Bub, der ging das Blümlein
Hol'n im selben Augenblick.
|: Der Abend sank, der Morgen graut,
Der Bub kehrt nicht zurück. :|

4. Verlassen liegt er ganz allein,
An steiler Felsenwand.
|: Das Edelweiß, so blutig rot,
Hält fest er in der Hand. :|

5. Und Bauernbuben trugen ihn
Wohl in das Tal hinab,
|: Und legten ihm ein Sträußelein
Von Edelweiß auf's Grab. :|

6. Und wenn des Sonntags in dem Tal
Das Abendglöckchen läut't,
|: Dann geht das Dirndl an sein Grab,
Hier ruht mein einz'ger Freund. :|

11 de fevereiro de 2009

Bruder Jakob


Vierstimmiger Kanon

Bruder Jakob, Bruder Jakob,
Schläfst du noch? Schläfst du noch?
|: Hörst du nicht die Glocken? :|
Ding dang dong, ding dang dong.

CÂMARA DE VEREADORES

Dentre tantos requerimentos de instalação de luminárias, reparação de bueiros, colocação de paralelepípedos e outras coisas mais que a secretaria de obras providencia, sem necessidade de muito alarde e a pedido de qualquer cidadão ou presidente de associação de moradores, eis que surge no Palácio Legislativo um PROJETO “de Instalação de Comissão Temporária para a realização de estudos destinados a viabilizar a implantação de Centros de Recreação nos Bairros”. Finalmente, um representante do povo, preocupado em prestar um serviço a toda comunidade e com os olhos voltados para o futuro da nossa Pomerode. Que bom seria se todos estudassem a possibilidade de apresentarem projetos voltados para toda a comunidade.

10 de fevereiro de 2009

SONHOS E ILUSÕES

Quando eu era pequenino, minha mãe ensinava que o Juiz era um homem justo, sábio e detentor de enorme conhecimento. Na minha caminhada pela vida, encontrei juízes de todos os tipos em todos os lugares por onde andei. Mereciam – ou cobravam? - tratamento especial por parte do Banco. Havia os que requisitavam talão de cheque por telefone. Um funcionário especialmente designado se encarregava da entrega. Outro comparecia à gerência do banco e pedia ao gerente que providenciasse notas novinhas de todos os tipos disponíveis para o valor que estava sacando. Ao tesoureiro só restava selecionar as cédulas conforme a solicitação, subir a escada, se apresentar na sala do gerente e entregá-las ao ilustre cliente, recolhendo o cheque respectivo para autenticação posterior. Lembro que lá no território, na década de 70, o juiz era federal e seu poder era superior ao do governador nomeado. Até aí, tudo bem. Já no século 21, no primeiro semestre do curso de Direito, a coisa mudou um pouco. Na primeira aula de introdução ao Direito, o professor disse com todas as palavras que da cabeça de juiz e de bunda de nenen nunca se sabe o que vai sair. Disse mais: que 50% dos magistrados acreditavam ser Deus. Os 50% restantes, tinham certeza. E continuou dizendo que o representante do ministério Público (promotor), por sentar à direita dos magistrados, se julgava Cristo. Contou ainda uma historinha de um júri em que ao interpelar uma testemunha já de idade avançada, o advogado de defesa ouviu da mesma que lhe conhecia desde os tempos em que furtava frutas, matava aula para nadar no rio, etc. O mesmo ocorreu com o promotor de quem a velha senhora disse lembrar dos tempos de guri de escola quando entregava os colegas e subjugava os de menor porte físico além de bajular a professora. O magistrado, antes de iniciar sua oitiva, dirigiu-se à respeitável senhora, dizendo que dispensava seus comentários. Devia ter lá o seu passado! Hoje, idoso, pensar o que daqueles que julgam, sentenciam, condenam ou absolvem? Melhor nem pensar!

Die Vöglein im Walde - Volkslied


Die Vöglein im Walde
Die sangen so wunder- wunderschön,
In der Heimat, in der Heimat
Da gibt's ein Wiederseh'n !
In der Heimat, in der Heimat
Da gibt's ein Wiederseh'n !

9 de fevereiro de 2009

PUBLICAÇÃO

A revista do Clube dos Escritores de Piracicaba (novembro/dezembro/2008) publicou na página 18, a crônica de minha autoria NUM ADE DU MEIN LIEB’HEIMATLAND traduzida como ENTÃO, ADEUS MINHA PÁTRIA AMADA.

WILHELM GUSTLOFF




Na ultima edição do Pomeroder Zeitung, o Pr. Gerd Bessel, relatou sua experiência da infância (tinha então 4 anos), contando-nos a sua versão do naufrágio do navio Wilhelm Gustloff, no Mar Báltico, depois de ser atacado por torpedos disparados de submarino russo. A bordo, estariam quase 10.000 pessoas, a maioria mulheres e crianças, idosos e soldados feridos. A história do Wilhelm Gustloff, é pouco conhecida porque os vencedores (aliados), sempre preferiram contar as atrocidades do Terceiro Reich, e se preocuparam em mostrar ao mundo a imagem de salvadores da humanidade. O seu relato pastor, nos trás uma outra visão da guerra. Deve ter imagens em sua mente que lhe perturbam dias e noites daquela que hoje chamam de “a grande catástrofe do cruzeiro cristão”. Infelizmente, meu caro Pastor Bessel, os autores dos disparos contra um navio “salva vidas” não foram levados a julgamento. Ninguém lhes atribuiu crime de guerra. Deveriam também, responder a um Tribunal. Há outros crimes dos aliados que, infelizmente, também são pouco conhecidos e os autores (aliados) das chacinas saíram tranqüilos, sem o julgamento de seus atos. O Wilhelm Gustloff, foi afundado em 30 de janeiro de 1945. Dresden sofreu na primeira quinzena de fevereiro do mesmo ano e crianças mortas eram empilhadas após os bombardeios. 60 anos após, é bom que alguém conte o que viveu da história para que humanidade possa saber da verdade.
CREDIBILIDADE

Minhas fontes me alertam de que membros do alto escalão da administração municipal pretendem “plantar” aqui no blog, notícia ou nota falsa a fim de me causar problemas ou afetar minha credibilidade. Pois tentem. Minha experiência de muitos anos e muitos jornais, não permitirá que “caia” em tal armadilha. Os homens estão muito preocupados com o blog. Por que será? Ainda nem comecei a publicar minhas gravações ou parte delas.


SAMAE

O Ércio - que já explicou tim-tim por tim-tim o decreto de calamidade pública - e o povo de Pomerode, esperam que a equipe do prefeito consiga obter junto às autoridades federais, o mesmo tratamento dado as cidades vizinhas para a liberação do FGTS. No Samae, o ex-prefeito inicia projeto para a compostagem de lixo orgânico e a transformação deste em adubo que deverá ser distribuído aos nossos produtores rurais. Vai economizar o deslocamento dos veículos até o aterro de Timbó e beneficiar nossa gente da agricultura.


QUALIDADE DE VIDA

Será que, para ser prefeito de Pomerode, é necessário continuar exercendo a profissão anterior, em período noturno? É válido sujeitar a família à ausência ou trocar o convívio com os filhos pelo consultório após o expediente na Prefeitura? É possível continuar “trazendo mais vida para Pomerode” e ser o primeiro gestor dos destinos da cidade? Sei lá...Não são 12 tarefas mas, o prefeito também não é Hércules.

5 de fevereiro de 2009

LIBERDADE

Tomamos um banho de emoções e sentimentos como nunca antes em qualquer libertação de seqüestrados. O deputado Lopes, sua família e amigos nos brindaram com sentimentos espontâneos de amor e felicidade. Em especial, o encontro com os dois filhos, foi de nos levar as lágrimas. Após quase 7 anos de ausência, pai e filhos não esconderam a alegria do reencontro e a felicidade da volta. O homem tem sentimentos e gerou sentimentos de muito amor em todos os que o esperavam no aeroporto. Devemos nos orgulhar pela participação de nossos militares em tão importante e humana missão.



NOMEAÇÕES

O Deputado Pizzolatti, não encontrou nenhuma dificuldade para “nomear” o Procurador Geral do Município, o Diretor Jurídico e secretários aqui em Pomerode. Talvez até exija também a assessoria de comunicação que está vaga. Já em Blumenau, não conseguiu entregar o Samae ao seu irmão Ariel. Houve resistência dentro do próprio partido e legalmente, o artigo 73 da Lei Orgânica do Município, modificado pela Câmara em 2006, impede o nepotismo. O comando do Samae, continua com o Luiz Ayr, que é merecedor de toda a confiança de Edson Brusnfeld, vice do PP em Blumenau.

Pra PENSAR!

"O homem que sabe servir-se da pena, que pode publicar o que escreve e que não diz a seus compatriotas o que se entende ser a verdade, deixa de cumprir um dever; comete o crime de covardia, é mau cidadão". (Júlio Ribeiro, texto escrito em 1885).

4 de fevereiro de 2009

PMDB

Deu no Terra ontem: “Comandar as 2 Casas dá ao PMDB condição de indicar vice, diz Dirceu”. É um absurdo. Mais absurdo ainda é quando se identifica o autor da frase. Nada mais, nada menos que José Dirceu. Ulysses Guimarães deve estar dando socos na mesa, esteja onde estiver. Ver o seu partido, com o comando das duas casas do congresso ser chamado a indicar o vice quando reúne todas as condições para disputar a presidência é um escárnio. Além de tudo, é petulante o Zé Dirceu. Embriagado de poder parece acreditar que os brasileiros conduzirão ao Planalto o candidato que Lula indicar, independente de quem quer que seja. O Brasil não está mais deitado em berço esplêndido. Acordou! Não somos a Venezuela e nem tampouco a Bolívia ou o Equador. Temos opções para 2010 e a alternância de comando haverá de ser cogitada pelos brasileiros. O que eu nunca vou entender é que alguém possa afirmar que o comando da Câmara e do Senado, seja uma condição para indicar o vice-presidente. Com todo esse poder nas mãos, é preciso sonhar mais alto.

Abaixo a censura!

A livre manifestação do pensamento está prevista na Constituição de 1988, chamada de "cidadã", pela qual muito lutaram grandes homens deste País, como Ulisses Guimarães, Tancredo Neves, Teotônio Vilela e tantos outros. Após o regime militar, pregava-se e esperava-se que aos jornalistas, aos pensadores desta terra e aos formadores de opinião, finalmente, seria concedido o direito de falarem e escreverem livremente suas idéias, seus pensamentos, suas críticas ou sugestões.
Pois é, pregava-se. Esperava-se. A realidade é outra. A censura não morreu. Pelo contrário, está viva e atuante. Não como na época do regime militar (detesto o termo ditadura), considerando a ideologia política, mas na forma de boicote econômico.
Hoje, homens no poder manipulam verbas que distribuem para calar as bocas e mentes da imprensa. Bocas e mentes são "alugadas" só para falar bem das "obras" e "acertos" das administrações públicas. Espaços são comprados para rebater manifestações fundamentadas com explicações que não explicam e justificativas que não justificam atos dos que estão no poder. As fotos e os documentos provam o contrário.
Os submissos ao poder econômico abrem suas portas, microfones e páginas para garantir as benditas (ou seriam malditas?) verbas, às vezes, único meio de sustento. Se assim não fizerem, adeus verbas mensais, anuais, ocasionais! Os que resistem, infelizmente, não contam com o apoio necessário de empresários para continuarem manifestando livremente suas opiniões e praticando a liberdade de imprensa prevista em lei.
Talvez ainda não calaram todos. Sabemos que são as idéias que mudam o mundo. Nenhum povo é dominado enquanto os intelectuais tiverem a liberdade de se manifestar e manifestar suas opiniões. Ninguém se eterniza no poder enquanto houver um pensador apenas que ouse manifestar livremente seus pensamentos.
O regime militar impunha a censura. Governantes de agora compram o silêncio, a bajulação, o elogio, os aplausos e a cooperação. São no mínimo semelhantes, com a diferença de que o regime militar jogava limpo e aberto. Gente, tortura nunca mais! Tudo bem. Mas, pelo amor de Deus, também terrorismo nunca mais! Especialmente o econômico praticado por governantes necessitados de apoio, bajuladores, elogios, aplausos, etc., que acreditam que podem calar a voz da verdade, a voz do povo, com verbas orçamentárias.
PIOR QUE UMA SAUDADE É NÃO TER UMA SAUDADE PRÁ SENTIR
(Do cancioneiro popular gaúcho)

De um amigo carioca

Saudade é sentir que existe o que não existe mais...

Saudade é o inferno dos que perderam,

é a dor dos que ficaram para trás,

é o gosto de morte na boca dos que continuam...

TARSO FERNANDO HERZ GENRO ("CARLOS, "RUI")

- Gaúcho de Santa Maria, onde foi Aspirante R2 de Artilharia.
- Em 1966, atuava na UNE e era militante do PC do B. Atraído para a luta armada, saiu do PC do B e ingressou, em 1968, na Ala Vermelha. Em 1970, ficou preso durante três dias no DOPS; solto, fugiu para o Uruguai. Na década de 80, foi militante do clandestino Partido Revolucionário Comunista (PRC). Ingressou no PT, onde foi deputado federal e vice-prefeito de Porto Alegre.
-Ex- prefeito de Porto Alegre.Candidatou-se ao governo do RGS, tendo perdido em 2º turno.
-Ex-ministro da Educação
- Foi presidente do PT, em substituição a José Genuino, no escândalo do Mensalão e espréstimos do PT.
-Atualmente é ministro da Justiça tendo antes sido ministro da coordenação política.

www.ternuma.com.br