17 de fevereiro de 2009

QUALIFICAÇÃO

A administração atual costuma alegar que, em Pomerode, não há técnicos ou profissionais qualificados para assumir funções importantes na equipe que comanda os destinos da cidade pelos próximos quatro anos. Entretanto, tem no grupo do primeiro escalão, administrador vindo de empresa assumida por grupo de fora e também, ex-operário lotado em tinturaria, atualmente bacharel em direito. A experiência recomenda ou pesou mais a vinculação partidária? Buscou na capital, profissional lotada em secretaria de estado. Por outro lado, temos em Pomerode, geóloga formada pela Universidade Federal do Paraná, com capacidade de montar equipe capaz de prestar enormes serviços à Pomerode atuando momentaneamente, na área educacional. De tradicional família pomerodense, Germaine é filha do Dr. Horst que deixou o nome registrado na história do município. Vamos valorizar o que é nosso?

PARASITAS DA SOCIEDADE

Valentes pomeranos aportaram por aqui há mais de 100 anos e aqui construíram esta cidade reconhecida no estado, no país e até mesmo no exterior. Depois deles, vieram outros, que muito acrescentaram e fizeram para que cada vez mais Pomerode se tornasse uma cidade conhecida e procurada por turistas e novos imigrantes. Infelizmente, também aportaram por aqui parasitas da sociedade que aqui se instalaram e vivem de Pomerode e de sua gente, sem contribuir em nada para Pomerode e seu povo. Mais infelizmente ainda, alguns merecem o apoio de autoridades e importantes figuras de nossa sociedade, a troco de alguma bajulação ou badalação. Até quando vamos promover bocas alugadas ou alegorias da Pomerfest?

CÂMARA DE VEREADORES

Gostei do recado do vereador Nelson Fischer na Câmara nesta segunda feira. Foi muito claro quando afirmou que criticou o inchaço da máquina administrativa. Alertou que mudará seu discurso se insistirem em colocá-lo perante a sociedade como contrário a novas idéias e melhorias. Está certo o vereador. Defendeu a contratação de outros servidores para a execução de tarefas também importantes que não constaram da reforma administrativa.

LÍDER


Entendo que o líder do governo na Câmara deve ter a habilidade de agir de acordo com a orientação do executivo, tornando-se negociador junto as autoridades sempre procurando buscar benefícios ao município e sua gente. Não será atacando o Ibama, a Fatma e a Polícia Ambiental que obterá bons resultados. Teorias do passado, já foram cientificamente derrubadas. Existem alternativas para o consumo de nosso palmito e existe a possibilidade de manejo de áreas, sob orientação dos órgãos da União, do estado e do Município, que entendem de meio ambiente. Está pensando nos votos da próxima eleição?

REFIS

A argumentação do vereador Ricardo é convincente. Prefere um milhão em caixa que dois parados. Sugere o aproveitamento do saque do FGTS pela população. Por isso, é a favor do Refis já. Também se manifestou pela revisão do plano de cargos e salários de nossos servidores. Parabéns!

SAMU


O vereador Dr. Petito, deu uma aula sobre as circunstâncias de atendimento das unidades do Samu. Relatou fato lamentável ocorrido com a atitude de motorista negar-se a atendimento por ser o paciente associado de Plano de Saúde. Infelizmente, a família arcou com despesas que poderiam ter sido evitadas. A participação do vereador na Câmara já preocupa. Falam até em que retornará à Secretaria de Saúde em abril porque “incomoda” na Câmara. Vamos ver!

FORMALIDADES

Impressiona o tom cerimonial com que o presidente da Câmara de Vereadores conduz as reuniões. Está certo que em ato público espera-se que sejam observadas certas formalidades mas nem com tanta solenidade assim. As reuniões são formais, podendo ser festivas e ter alguma pompa ou majestade mas não precisa exagerar. Já certo vereador preocupa-se em referir-se ao coração batendo no peito do lado esquerdo. Só pra lembrar. A máquina, na maioria dos casos, fica no centro do peito.

Nenhum comentário: