24 de fevereiro de 2009

STAMMTISCH NA BAVÁRIA





Existe uma versão romântica da origem desta tradição germânica que dá conta de que foram os lenhadores da Bavária, na idade media, quem deram origem aos stammtische.
Segundo esta versão, estes trabalhadores tinham o hábito de ao cortar a 1a. árvore de um sítio de exploração, o faziam à altura de uma mesa e de seus galhos cortavam toletes que serviriam de bancos. Era ao redor desta mesa improvisada que se reuniam para suas refeições e, nos finais de tarde, após uma dura jornada de trabalho na mata, antes de rumarem para seus lares, ali se sentavam para descansar e beberem alguns tragos de vinho ou cerveja, que traziam consigo.
O hábito destes lenhadores, de se reunir ao fim da jornada diária de trabalho, ganhou as tabernas, se urbanizou e popularizou-se em toda a região bávara.
De fato, se procurarmos decodificar etimologicamente o termo stammtisch, esta versão se encaixaria como uma luva.
A palavra Stammtisch origina-se de “Tisch” que significa mesa e “Stamm” , que significa tronco, tribo, raça ou família. Talvez esteja aí um pouco desta confusão semântica. Em alemão o termo “Stamm” quando se refere a tronco, é mais usado (ou também usado) para identificar tronco tribal, racial ou familiar e não apenas como sinônimo de cerne de uma árvore, que em português identificamos quando nos referimos a um “tronco” (de madeira).




www.stamtisch.com.br – fevereiro/2009

Nenhum comentário: