29 de março de 2009

REFLEXÃO DE MEU FILHO

Muito prazer, me chamo ser humano!

Hoje tive meu momento melancólico. Eu parei para pensar no meu passado, nos meus parentes. Salve, salve irmãos aborígenes australianos. Como vão meus irmãos negros africanos? Tudo certo com vocês suecos, suíços, espanhois, alemães, ucranianos? E como vão os norte-americanos? Samis, tutsis, guaranis, etíopes, russos, canadenses e angolanos?

Parei para pensar também nos parentes distantes. Lembrei de meus primos saguis, gorilas, chimpanzés e macacos. Saudades dos tempos de brincadeiras nas árvores, dos momentos de trocas de cuidados pessoais, uns matando os piolhos dos outros, arrancando carrapatos, cuidando dos filhotes.

Pensei um pouco mais e consegui me lembrar dos primos de segundo, terceiro, quarto grau. Quantos parentes diferentes. Leões, rinocerontes, hienas, mamutes, tigres dente-de-sabre, vacas, bisões, ornitorrincos, alces, e tantos outros.

Antes destes, a lembrança meio apagada dos répteis, peixes pulmonados e organismos aquáticos. E, por fim, a minha parente mais antiga. Meu querido ser unicelular, que alguns costumam chamar de ameba inicial.

Eu vivo nesse mundo repleto de seres. Entretanto, eu, o ser humano, costumo fingir que não faço parte desse sistema. Eu me coloco como superior aos outros seres vivos. Eu tenho a ideia estúpida de que eu sou melhor. Tenho vivido elencando razões para me considerar melhor que os outros seres, sem quase nunca me dar conta de que sou tão insignificante ou tão maravilhoso quanto os demais seres vivos. Se tenho alma os outros seres vivos também tem! Deus, qualquer um dos vários existentes, não poderia ter sido tão cruel a ponto de dar alma somente para a pior criatura terrestre. O ser humano é a única que destroi o meio onde vive, a única que mata por prazer, a única que mata, inclusive, em nome de seus deuses.

Então, venho pedir-lhe ajuda. Por favor, eu me construo por meio de seus atos e pensamentos. Ajude-me a voltar a ser um ser vivo como outro qualquer e me deixe respeitar os demais. Que os deuses estejam do seu lado!



Mickhael E. A. Bachmann (Licenciado e especializado em História; Bacharel em Direito. Professor de História e Filosofia).

Um comentário:

Heike disse...

A preocupação com o planeta precisa urgentemente "entrar na moda". Corremos o risco de ser cafonas suicidas.
Abraço ao filhote oe Bachmann.