26 de março de 2009

Plano Pluri Anual - Lei das Diretrizes Orçamentárias

1. PPA/LDO – SUL – ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA

Eu conheço pelo menos, mais de 10 pomerodenses capazes de organizar as reuniões, os questionários e apresentar à comunidade esclarecimentos sobre o orçamento do município. Com a grande diferença de falar a linguagem da nossa gente, sem tantos termos técnicos ou acadêmicos e com vocábulos simples perfeitamente assimiláveis pelos pomerodenses. Também, sem precisar bajular vereador líder do governo. Ainda, sem omitir as despesas da folha de pagamento da Prefeitura que abocanha percentual considerável dos 64 milhões da receita. Não basta falar em transparência. É preciso praticá-la. A reunião do Testo Central que contou com a presença do terceirão da Escola Erwin Kurt Teichmann (valeu!) dispensado das aulas e, um número considerável de servidores da administração municipal (todos votando), alcançou seu objetivo. A comunidade – reforçada pelos alunos e servidores – manifestou suas opções que deverão ser levadas à reunião final no Clube Pomerode.

SAUERKRAUT – 26.03.2009.



2. PPA/LDO – SUL – ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA

A presença de veterinário e de representante da A.M.A. Bichos valeu a indicação da criação de Centro de Zoonoses em primeiro lugar na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e em quarto lugar na classificação geral. É, com certeza, um sinal de conscientização e civilização. Quem sabe o início de uma caminhada não muito fácil para o respeito com os animais e a natureza.

SAUERKRAUT – 26.03.2009.



3. PPA/LDO – SUL – ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA

O prato feito (propostas/ações) apresentado por quem comanda as secretarias, salvo melhor juízo, traz indução ao voto. A defesa de certas ações, querendo ou não, merece maior ênfase por quem as apresenta. Como a reunião era dos moradores da região sul, a iniciativa das propostas deveria pertencer aos mesmos nesta primeira fase. Considerando o número de presentes realmente moradores do Testo Central, o percentual de representatividade foi muito baixo. Na verdade, um pequeno grupo do bairro, somado aos servidores presentes e até mesmo aos estudantes dispensados das aulas, deu legalidade a uma etapa de cumprimento da Lei que o Executivo tem que cumprir. Nada contra a presença dos jovens ou a decisão do diretor da escola. Muito pelo contrário. É louvável que participem e merece aplausos a decisão do Luli.

SAUERKRAUT – 26.03.2009.



4. PPA/LDO – SUL – ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA

O elogio - pra não dizer que não falei em flores – além dos alunos da Erwin Kurt Teichmann e seu diretor vai para os servidores, especialmente os concursados que, estenderam seu expediente e, junto com os moradores do importante bairro, cumpriram a etapa necessária para o cumprimento da Lei que permitirá ao executivo elaborar o Plano Pluri-Anual e o Orçamento a ser votado pela Câmara de Vereadores. Também para os moradores que compareceram à reunião, demonstrando interesse na solução dos problemas e na melhoria de condições de vida da localidade.

SAUERKRAUT – 26.03.2009.



5. PPA/LDO – SUL – ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA

Recolhi e vou guardar o material (descrição do programa e da ação) apresentado aos pomerodenses da região sul. Ficarão juntos de documentos como o programa de governo do Laemmel e do Rolf, da Magrit e do Ércio, do Ércio e da D. Ivone, do próprio prefeito na eleição anterior, e os das últimas eleições. Espero que num futuro não muito distante possa ver realizadas as indicações dos moradores do Testo Central feitas nesta noite de 25 de março de 2009. Que não venham a ser como tantas promessas não cumpridas!

SAUERKRAUT – 26.03.2009.



6. PPA/LDO – SUL – ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA

As prioridades dos seres humanos deveriam ser: a saúde, a educação e a segurança. Os moradores do Testo Central optaram em primeiro lugar, pela pavimentação das ruas. Como segunda opção, a sugestão foi contratação de mais médicos. Em terceiro lugar, optaram por ilhas, rótulas etc. nas rodovias. Os médicos até podem ajudar a manter e reaver a saúde porém para prevenir a ocorrência de enfermidade, precisamos de dentistas, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e até mesmo de agentes comunitários. No mais, parece que os “texanos” – como dizem por aí - estão mais preocupados com os seus veículos.

SAUERKRAUT – 26.03.2009.

Nenhum comentário: