19 de agosto de 2013

III POMMERBR

"...o melhor brasileiro é aquele que, cultivando o idioma nacional, também cultiva o idioma de seus antepassados e seus costumes." (Gilberto Freire)


No III POMMERBR, realizado em nossa cidade de 15 a 17/08/2013, a participação de Pomerode limitou-se a promover a ex-secretária de educação do município, o programa bi-lingue (português/alemão) e um livro sobre vultos de nossa história.
Um verdadeiro atestado de incompetência dos organizadores do evento aqui na cidade. 
Pomerode hoje, preocupa-se muito mais em ser "a cidade mais alemã do Brasil", em promover "o Natal mais alemão do Brasil" e a vangloriar-se de ter instituído o ensino bi-lingue português/alemão quando deveria optar por platt(pomerano)/português, em respeito às suas verdadeiras origens. 
Meus amigos capixabas, consultados, afirmam que Pomerode serviu de local para o encontro mas, pouco ou nada contribuiu para a comemoração dos festejos da colonização pomerana.
Menos ainda para o reconhecimento do povo pomerano como uma nação do mundo, com origem nas terras banhadas pelo Mar Báltico que, líderes políticos tomaram para os vencedores após a segunda guerra mundial.  
Levaram de Pomerode a imagem de uma cidade alemã, antes de Pomerana, que adota costumes e tradições de todos os povos germânicos. 

QUEM SABE EM 2014, NO IV POMMERBR, POMERODE ENVIE PARA RONDÔNIA, REPRESENTANTES DESTA TERRA, COM CONHECIMENTO E, EM ESPECIAL, ORGULHO DE SUAS ORIGENS!

Nenhum comentário: