24 de setembro de 2013

RECORDAR É VIVER NOVAMENTE


Lembranças da Pomerânia – GREIFSWALD
(Rubens Bachmann)

Vai já longe o tempo em que visitei, Greifswald  a cidade cuja universidade era a mais antiga da Prússia, na época, com quase 500 anos de existência.
Essa universidade de Greifswald era diferente das universidades do sul da Alemanha. Nela, estudava-se e ao mesmo tempo, se trabalhava e se praticavam esportes como o remo, a vela, a natação e o pedestrianismo.
Greifswald possuía então, todos os elementos capazes de seduzir os corações dos jovens.
Banhada pelo Rio Ryck e pela laguna, distando poucos quilômetros do mar e da inesquecível ilha de Rügen, Greifswald era rodeada de extensas florestas e no seu centro havia jardins floridos e parques frondosos.
A bela cidade tinha três igrejas góticas lindas e pitorescas casas no mesmo estilo.
Na praça da Câmara havia um edifício da Câmara Municipal em estilo renascença nórdico e uma universidade nova, edificada em 1750.
Ali estavam valiosas e interessantes coleções, uma tapeçaria Croy, feita em Stettin no ano de 1554 que representava Martin Luther pregando para a família dos príncipes da Saxônia e da Pomerânia.
Nas proximidades de Greifswald estava Wieck-Eldema com sua ruína de um convento.
Não muito distante Lubmin, a praia da laguna e mais além, a ponta meridional da ilha de Rügen.
Em pleno mar, entre Rügen e Greifswald, erguia-se a solitária ilha de Grefswalder Oie com l,5 km de comprimento e 600m de largura, cuja costa escarpada se elevava a 18 metros acima do nível do mar.
Na ilha, menos de 10 casas, um pequeno porto e um farol. O passeio era uma pequena e agradável aventura.
Além de Greifswald, visitei outras cidades no litoral e no interior que se estendia de Stralsund a Stettin, todas com as mesmas características, com o mesmo passado e interesses parecidos.
Eram importantes praças de comércio como Grimmen com suas três portas medievais; a velha Demmin, banhada pelo rio Penne, a pitoresca Treptow com belas igrejas nas margens do lago Tollense; as antiqüíssimas Loitz, Tribsees, Franzburg, Richtenberg e Barth, esta última, residência dos Duques da Pomerânia com belas igrejas e uma biblioteca eclesiástica.
Anklam, a velha cidade da Hansa, com suas bonitas edificações medievais e um porto banhado pelo Rio Penne; Wolgast nas margens do mesmo rio com suas antigas muralhas e o túmulo dos Duques da Pomerânia e Pasewalk, outra cidade hanseática, com belas igrejas góticas do século XII e do século XIII, velhas muralhas de defesa e algumas portas interessantes.

Foi ali que, em  outubro de 1918, Adolf Hitler, ferido na primeira grande guerra acabou no Hospital Militar improvisado no “Schützenhaus”.

Nenhum comentário: