14 de junho de 2009

MARLENE DIETRICH


Em 1959, quando Marlene vivia com Burt Bacharat, ela esteve no Rio de janeiro e se apresentou no "Golden Room" do hotel Copacabana Palace. Burt era o maestro que conduzia a banda de Marlene e, na ocasião, ela homenageou os brasileiros, interpretando "Luar do Sertão", um dos maiores clássicos de nossa MPB, de Catulo da Paixão Cearense, gravado pela primeira vez em 1914, pelo cantor Eduardo das Neves.
Quem já ouviu gostou. Apesar do sotaque.

MARLENE DIETRICH gravou também, com grande sucesso, "LILI MARLEN".

Um comentário:

Vanderlei disse...

Marlene Dietrich, nome artístico de Marie Magdelene Dietrich von Losch (Berlin-Schöneberg, 27 de Dezembro de 1901 — Paris, 6 de Maio de 1992) foi uma atriz e cantora alemã, naturalizada estadunidense.

Era filha de um oficial prussiano. Fez escola de artes cénicas e participou de filmes mudos até 1930. Em 1921, casou-se com um ajudante de diretor chamado Rudolf Sieber, e teve uma única filha, Maria, nascida em 1924.

Estreou no teatro aos 23 anos de idade, fazendo cinco anos de carreira apagada até ser descoberta pelo diretor austríaco Josef von Sternberg, que a convidou para protagonizou o filme Der Blaue Engel (1930), lançado no Brasil como O Anjo Azul, e baseado no romance de Heinrich Mann, Professor Unrat. Foi o primeiro dos sete filmes nos quais Marlene Dietrich e o diretor Josef von Sternberg trabalharam juntos. Os demais foram Marrocos (1930), Desonrada (1931), O Expresso de Shangai (1932), A Vênus Loira (1932), A Imperatriz Galante (1934) e Mulher Satânica (1935). Depois de trabalhar com von Sternberg, ela foi foi para Hollywood, onde trabalhou em filmes mais profundos e mais marcantes.

Foi convidada por Hitler para protagonizar filmes pró-nazistas, mas ela recusou o convite e se tornou cidadã estadunidense, o que Hitler tomou como um desrespeito para a pátria alemã, e chamou Dietrich de traidora.