25 de agosto de 2014

EXPERIÊNCIA



Minha rápida passagem pelo Conselho tutelar (exonerei-me a partir de 01.08.2014) me fez vivenciar o desespero de mães, pais, filhas e filhos diante de situações de total desamor, intrigas, mentiras, e falsidades. 
Também de avó, tia e cunhado.
E até de terceiros. 
Foi um tempo em que aprendi que um conselho se reúne para registrar em ata tudo o que já foi registrado no livro respectivo e arquivado nas pastas para que parte dos conselheiros acumule banco de horas. 
Vi conselheiro se preocupando muito mais em se opor à gerência da Secid e encaminhar exames de corpo de delito ou até, criticar as maiores autoridades do município.
Outro, registrando visitas em que não encontrou ninguém, diante de denúncia, sem mencionar tipo, local, envolvidos e meio.
Ou alguém muito preocupado com cursos e funções específicas ignorando totalmente o bem estar das crianças e dos adolescentes.  
Ouvi também mãe relatando que conselheiro teria usado o nome de autoridade máxima da cidade para intimidar e amedrontar sua filha menor.
Críticas à outras autoridades ausentes não faltaram. 
E, para culminar, vi covardes conselheiros, apelarem para denúncias inverídicas, caluniosas, difamatórias e injuriosas, contra colegas, outros servidores e cidadãos comuns.
Já não tenho estomago para conviver em ambiente desse tipo.

SÓ, COMO TANTOS OUTROS,
 POSSO FAZER MUITO MAIS
PELAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES! 


9 comentários:

Anônimo disse...

E o que o senhor viu de bom?

Der Sauerkraut disse...

p/20:12
Um conselheiro honesto, capaz de reconhecer erro; mães e pais que ainda se preocupam com os filhos; filhos buscando auxílio e recuperação; setores e órgãos preocupados em trabalhar em equipe; muito amor entre mãe e filhos diante de situações de risco e muito mais.
As manifestações que recebi após a minha saída de quem atendi e de quem sabe quem sou.

Anônimo disse...

Já integrei o Conselho Tutelar e eu saí por perceber que por filosofia o adolescente a priori sempre tinha razão e os pais ou mestres algozes que deveriam ser punidos.

A maior fonte do aumento da criminalidade infanto-juvenil é a impunidade e a total perda de autoridade dos pais e mestres.
O ECA destaca apenas DIREITOS e a parte das obrigações e deveres?
O jovem não respeita mas os mais velhos, os professores os pais.
Por principio aprendi que a cada direito corresponde uma obrigação.
Inocentar ou punir requer total isenção para avaliar e analisar o problema e o que observamos é um total foco para inocentar o adolescente.
Mestres são agredidos e não podem reagir pois podem ser punidos e até presos, os pais não podem repreender pois cria trauma.
Ou se coloca as coisas nos locais devidos ou estaremos criando uma sociedade sem futuro onde tudo ´permitido e sem sanções.
Quem viver verá

Anônimo disse...

17:52

Tens medo do que? Coloque o seu nome, para que se saiba que é verdade o comentário, e não papo-furado de alguém que não tem o que fazer.

Anônimo disse...

Quem não tem mais o que fazer é tu 27 de agosto de 2014 18:13!
O comentarista do dia 27 de agosto de 2014 17:52 disse tudo e com razão!
A meninada,pelas leis de hoje,não são imputáveis de nada e por isso não existem mais rédeas!
A culpa pela vadiagem ou criminalidade dos adolescentes é jogada principalmente para os pais e para os professores.
Pela lei (onde tudo é culpa da criação)é possível atenuar qualquer tipo de restrição e/ou castigo ao menor infrator.Por isso muitos pais são omissos e criam seus filhos com a ideia de que tudo podem fazer.Mas a indulgencia dos pais e a falta de castigo da lei tendem apenas a criar monstros!

Anônimo disse...

tá certo o cara, quem fala a verdade ganha processo, é perseguido no dia a dia e não tem mais paz. Quem apronta tem 10 advogados na fila para o defender, e ainda pede indenização. É Brasil, sil, sil, sil...

Anônimo disse...

Exato :- estômago !!! Reuniões reuniões e ações concretas ? Só com pressão do MP. Ou promessas daqui e dali para ganharem tempo ... Cansa mesmo !

Anônimo disse...

A pessoa que me criticou ao tecer meu comentário (ver 27.087 17:52) ao tecer critica, deveria se identificar e não o fez.

Não se trata de ter medo pois não fiz nenhuma acusação mas apenas e tão somente, expus minha ótica sobre a atuação do CT, de uma forma geral e não citei nosso CT.

Temos uma tribuna que o titular nos oferece e não uma central de fofocas.

Sempre teci comentários focando os problemas para que acusar se ao focar o problema possibilita que o autor reveja seus atos e corrija,

A teimosia é uma das inúmeras características que o ser humano tem em maior ou menor intensidade e ao acusar, mesmo que de forma pertinente, restringe sua correção ao grau de teimosia do autor que defenderá seu ato e quem acusou vai manter sua opinião e teremos a discórdia implantada que nada resolverá.

Deixar as pessoas se manifestarem, sem se identificar, evitando que surjam problemas que motivem rusgas inter-pessoais e o Bachmann o faz com muita propriedade ao não deixar que acusações anonimas venham a público pois acirra relacionamentos e nada resolvem.

Anônimo disse...

8:38

Aonde acusações anônimas? A tua conversa não rendeu!!!!! Não tivesse exíto em " puxar " uma briguinha.