
Gente...
Contrataram (?) um(a) "comentarista" para criticar as postagens de "Canções de Nossos Antepassados" e, ao mesmo tempo, defender aqueles soldadinhos horríveis chamados de Nussknackers (Quebra-Nozes) que a vice prefeita quer porque quer, impor nas festas natalinas de Pomerode.
Só espero que, quando forem publicadas as canções de Natal e as histórias de algumas delas, não ataquem religiões ou autores por sua crença ou ideologia.
2 comentários:
Caro Sr. Blogueiro, não sou comentarista nem - muito menos! - contratado por ninguém. Quis somente manifestar minha opinião - afinal, sind die Gedanken frei oder nicht?
O que quis dizer é que assim como o Sr. não gosta dos Quebra-Nozes, outros podem achá-los bonecos simpáticos, e uma boa idéia de decoração da cidade. E que muitas das canções que hoje o Sr. considera parte da tradição pomerodense são muitas décadas mais velhas do que o fim da imigração dos pomeranos. Ou seja, seriam uma "descaracterização" da cultura original dos imigrantes, tanto quanto o seria o Quebra-Nozes.
A propósito, todas as canções que o Sr. posta são muito bonitas, só quis exemplificar como a cultura de um local não é "congelada", mas sim viva e dinâmica, muitas vezes incorporando uma manifestação cultural sem nem olhar como ela surgiu.
Essas canções que o Bachmann coloca no blog, eu pessoa de meia idade, ouço e canto nas entornadas de copos e mais copos de chopp. Mas não lembro de nenhuma época da minha vida em que eu descendente de alemães ( não Pomerano ), tenha sido apresentado ao famoso " quebra-nozes ".
Postar um comentário