9 de janeiro de 2012

FESTA POMERANA



Recebi de um leitor, comentário que ao final, concluia assim:

"Eu sou a favor de mudanças na festa. Queria ver uma banda para jovens também ou então uma tenda de rock para jovens especialmente nas sextas e sabados."

Faz lembrar um tempo em que eu ministrava palestras na rede municipal de ensino sobre a imigração pomerana, as tradições e os costumes dos pomerodenses e a necessidade de mantê-las e explorá-las.

Tenho orgulho de atestado firmado pelo então Secretário de Educação e muitos professores, declarando as palestras excelentes.
Mais de 900 estudantes e professores estiveram presentes.

Infelizmente, a minha missão, foi interrompida porque o líder do governo atual, assim exigiu - chegou a ligar para a Magrit e o Elmo que estavam em Brasília - por razões que só a ele interessavam, conforme gravação em meu poder.

Recordo que nas palestras sempre sugeri que os jovens tivessem espaço nos Clubes de Caça e Tiro para realizarem suas discotecas nos finais de semana, com música ALEMÃ jovem.

Ouvíamos o "GERMANY 2000" e todos se entusiasmavam.

INFELIZMENTE a música jovem alemã não chegou aos salões dos clubes de caça e tiro.

Abriram espaço para o sertanejo, a música gaúcha, os sucessos da hora da Globo e esqueceram a música de suas origens em ritmo jovem.

NÃO BASTA "ESTUDO BI-LINGUE" É PRECISO SENTIMENTO!!!

Por isso, concordo com o leitor para que na Festa Pomerana, um ou mais dias, sejam dedicados aos nossos jovens!!!

59 comentários:

Anônimo disse...

Também concordo!

Anônimo disse...

O New Rose com o seu rollmops já seria uma boa pedida.

Anônimo disse...

Dizem que o tal do BONÉ, continua a prometer, esse não aprende.

jeca tatu alemão disse...

Mas aí vem alguém e diz: A FESTA VISA PRESERVAR A TRADIÇÃO GERMANICA E NÃO LUCRO!
Acho que está na hora de repensar a quantidade de dias da festa, será que 5 dias não estaria de bom tamanho? Começando pela quinta e término no domingo!
De repente preço mais acessível no ingresso para atrair mais nossa gente e não só visando o turista. Falando em turista será que ainda são em maioria como tinha em edições passadas?
E se a festa não visa lucro , porquê fazer então?

Anônimo disse...

em outras épocas já aconteceu, uma noite, quarta, porém os adolescentes e jovens de pomerode e região não compareceram.
Janeiro é um mês problemático para os jovens e adolescentes ficarem em pomerode.
Mas, não custa reunir lideranças jovens e conversar pra garantir presença.
Numa sexta ou sábado, acredito ser inviável.
Mas não custa,coordenar uma reunião com as lideranças jovens, pra ouvir deles os anseisos.

Anônimo disse...

Dizem que o Cesar Lopes, comentou hoje de manhã no programa da rádio, que a Ivone diz que o dia dos fogos foi antecipado por que no dia 21 não teria banheiro suficiente e comida para todos.
Ela tem bola de cristal? Para saber se vem gente, pouca ou muita?

ps: se não tem estrutura acabem com a festa então!

Anônimo disse...

Olha, sou a favor de trazer outras atraçoes musicais, mas somente a partir da meia noite, quando o pessoal mais velho foi dormir, e o turista com seu terceiro copo de chope já está descendo a chaminé vestido de PapaiNoel.

Anônimo disse...

e por causa do barro na lagoa da Festa, recomeçou a fórmula truck nas imediações da Alwin Blank e 21 de janeiro, velocidade liberada

Anônimo disse...

"Pra quê fazer a festa então"?
Principalmente para que se tenha algo para fazer na cidade, coisa que no mês que não há grande evento, sempre reclamam (vocês mesmos); pra movimentar a economia da cidade; não é a FESTA (prefeitura) que precisa lucrar, é a cidade; com seus hotéis lotados e os restaurantes entupidos, as lojas de conservas, queijos, artesanatos e chocolates vendendo muito... acho que tá bom. A festa também geram empregos (pra quem quer trabalhar).

"Se não tem estrutura não faz a festa?"
Ah gente, tem estrutura para 12 mil pessoas simultaneamente - e quando esse público é alcançado, fica quase insuportável passear lá dentro. A Ivone em sua infeliz entrevista disse que não tem capacidade para MAIS DO QUE ISSO. Quer dizer então, que como não dá pra "socar" mais gente lá, vamos cancelar o festejo? Muito inteligente... Ampliar? Toda reforma feita é com dinheiro público, mas cada investimento feito, VOCÊS TAMBÉM RECLAMAM dizendo que não é necessário. Que daí a festa não dá lucro (?). Não tá dando pra entender vocês não...

Anônimo disse...

A alegação é: outros ritmos de música, acontecem em qualquer festa.
A festa pomerana ainda luta pra manter um repertório de músicas alemãs; mas já se tornou difícil, pois a maioria das bandas não tem repertório de músicas alemãs, prá 3 ou 4 horas.
E é só na festa pomerana , que as bandas utilizam esse repertório.
Portanto, fica cada vez + difícil trazer bandas boas, que trazem público, com repertório alemão, cada vez + escasso.
Com a palavra o coordenador da bandas locais e regionais, Sr. vendelin konell.

Anônimo disse...

Músicas jovens alemãs.
Há repertório atualizado, é questão de verficar.
Não ouço os jovens pedirem músicas alemãs nas baladas. Não sei se tem DJ com esse repertório.
É questão de verificar com os grupos de jovens e lideranças jovens, sobre a possibilidade e interesse.
Nos 16 clubes de caça e tiro é praxe aos sábados ter música ao vivo com bandas.
Discoteca ou DJ ? Talvez aos domingos ou sextas ?
O Presidente e a diretoria da associação dos 16 clubes podem se manifestar.

Anônimo disse...

Festa Pomeranda = 5 dias.
Sempre na semana do dia 21 de janeiro.
É uma boa ideia.
Precisa ser discutida, a viabilidade, pelas entidades envolvidas na festa.
Analisar bem os pros e os contras.
Com a palavra os envolvidos diretamente.
E se for mudar, sempre é bom, no ano da mudança da administração nova, um novo ciclo.

Anônimo disse...

Semana passada a Ivone disse na rádio que a organização, tudo estava adiantado. Será??????

Dizem que a Asssociação já deixou tudo pronto.

Anônimo disse...

Ex iste muita coisa boa alemã!

Anônimo disse...

Realmente às sextas e sábados, a estrutura do parque deixa a desejar pelo acúmulo das pessoas, entre às 21 e 3 da madruga, conforme estatísticas dos anos anteriores.
Nesses dois dias( sex, sab),o preço é majorado no ingresso, mas assim mesmo, fica prejudicado um atendimento de qualidade.
Na oktober acontece a mesma coisa, principalmente no feriado 12.
Questão que merece refelexão e decisão por parte dos organizadores0representantes das entidades.

Anônimo disse...

Eu escutei ela falando que o Pavilhão de eventos não comporta 15.000 mil pessoas.Ela não quis dizer que antecipam pelo ingresso do final de semana ser mais caro.Alegou que ia ter filas para tudo.

Anônimo disse...

Dez mil pessoas, capacidade do parque, acima disso ficam prejudicados os atendimentos de qualidade.
Mas, nem por isso é preciso ampliar, pois são apenas nesses dois dias.
E mto menos acabar com a festa, por isso. Não é argumentação plausível.
O lucro é do município, de todos. Impossível contabilizar tudo.
Outras pessoas, com acesso aos índices econômicos do município poderiam explicar ou esclarecer melhor essa lucratividade.
Pomerode, após o natal até o retorno das férias coletivas, quase coincide com o início da festa, fica deserta.
Imaginem, sem festa, após o natal até final de janeiro, o fluxo de visitantes seria pouquíssimo.
Vamos refletir, gente, e ficar com a coerência, sensatez, pois a festa é um diferencial pra pomerode, região e estado.
Precisa melhorar em alguns aspectos ? sim, mas com ideias/propostas exequíveis.

Anônimo disse...

Já falam em lideranças jovens! Nem tudo precisa ser política.

Oliver Tsubasa disse...

A única forma de nos mantermos como cidade mais alemã do Brasil é com apoio irrestrito do poder público. A secretaria do turismo é uma pasta estratégica para tal, e deveria ser ocupada por profissional técnico, capacitado, e não por apadrinhado político. Gostei muito do material de divulgação da festa, mas cometeram um erro grave. Os trajes típicos na foto, não são Pomeranos, são trajes Bávaros, característicos do sul da Alemanha. A rivalidade entre Pomeranos e Bávaros, pode ser comparada a Inter x Grêmio, Palmeiras x Corinthians por exemplo. Agora imaginem como se sentiria um Pomerano que viajou especialmente para conhecer a festa ao se deparar com esses trajes. Se a idéia é preservar a cultura dos nossos antepassados, mais atenção aos detalhes.

Anônimo disse...

Este ano o lucro será de R$ 1.900,00 ou 2.000,00 reais?

Anônimo disse...

Assim o povão não precisará pagar tanto prejuízo com os seus impostos.
Ao menos isso!

Anônimo disse...

p/16:22
primeiro eles tem que conhecer a cultura

Anônimo disse...

p/16:22

Valeu BOA VIDA

Anônimo disse...

Olhem a chuva,cuidado com morros.

Anônimo disse...

A tenda do Rock tem que ser sextas ou sábados. Jovens de outra cidade vem somente nos finais de semana. é por isso que não deu certo em outra ocasião e não dará de novo se for durante a semana. Mas que seria uma novidade, seria.

ricardo Goerl disse...

RICARDO GOERL
Caros blogueiros
Escutei a entrevista da Ivone na radio, e o que ela disse foi que a entrada livre para os pomerodenses, que tradicionalmente era no dia 21.01, este ano será na quinta feira, dia da abertura da festa. Justificou que como dia 21 cai numa sexta, e que como nas sextas e sábados de noite, quando o ingresso custa mais caro, tem entre 8.000/10.000 pessoas, se fosse gratuito teria talvez mais de 15.000 pessoas presentes.E o local não tem infraestrutura para atender a este público. Quem foi num dia em que teve mais de 8.000 pessoas, sabe das filas para comprar bebida, comida,em banheiros e como é difícil circular.Agora imagina para 15.000 pessoas.E não adianta gastar dinheiro de nossos impostos para ampliar o local para comportar este público, se o fato vai acontecer uma vez de 5 em 5 anos.
Quanto a rivalidade de bavaros x pomeranos, não só de baváros mas de outros alemães, como de saxões,
suabios,westfalianos escutei mais de uma vez que os pomeranos não eram alemães genuinos, "eram polacos que falavam alemão".E devemos considerar, como afirmado acima, que a receita da festa não é somente no pavilhão,mas em toda a cidade, nas lojas, padarias, confeitarias, restaurantes, bares, choparias, etc.
Abraços a todos
Ricardo Goerl

Jelson Dias disse...

Pois e Sr. Rubens, realmente é uma sacanagem o que fazem com os jovens aqui em Pomerode, sou nascido em Guarapuava no PR e moro em Pomerode desde meu 1º ano de vida isso faz 32 anos, era fanatico pelo citado "Germany 2000" e ainda ouço quando me da vontade.
Cai na desgraça de emprestar o CD para organização da festa em uma ocasião, quase fui expulso do parque de eventos "trabalhava na organização la" rsrsrs...
Manter a tradição dizem, mas esquecem que, quem vive de coisa velha é museu...

Adolf Forapardal disse...

Prezados...
Dia 21/01 cai num SABADO

A cultura alemã e POMERANA eles nao conhecem ao pé da letra.

Nao tem criatividade nem capacidade de criar um evento para gerar lucros e muito menos para agradar gregos e troianos. Se preparem para Banda XV, Caneco, Montanari,,etc

Os apadrinhados nao estao nem ai para os demais. Querem mais que o municipio e os pagadores de impostos e de ingresso se f......

Querem uma sugestão: 2012 - Muda Pomerode,,,,votem certo em Outubro

Anônimo disse...

Realmente, sexta e sábado não dá pra fazer ingresso livre pros munícipes, pois a estrutura do parque não suporta mais de 10 mil pessoas.
Não adiante entupir o parque de pessoas, e não poder oferecer atendimento de qualidade.
A racionalidade deve prevalecer.
Houve, sim, falha da divulgação correta, que justificasse a antecipação de ingresso grátis no dia 12, em vez do dia 21.
Entendemos grupos de jovens, os gremios estudantis e outros grupos de juventude ligados a outras instituições.
Não consigo vislumbrar uma sexta à noite, com uma tenda específica pros jovens. Como tornar essa ideia viável, exequível e em que local do parque.
Tem-se o biergarten, com música soft e alimentação.
O pavilhão cultural, e o pavilhão principal, com o agito total.
Mas vale a pena a discussão ... e ver quais as alternativas possíveis.

Anônimo disse...

Não adianta só mudar as pessoas, se as ideias continuam as mesmas.
A alternância de governo é salutar, mas já vivenciamos em mtas cidades, um fracasso administrativo, por falta de conhecimento de causa, pessoas preparadas para assumirem funções públicas, falta de conhecimento da máquina administrativa, da legislação vigente e outros entraves, que só aparecem, qdo a carroça começa a andar.
Mtos pomerodenses estão ávidos por mudança em 2012, e tornar realidade um grande sonho.

Anônimo disse...

FALTA CRIATIVIDADE - CRIATIVIDADE não sigfica plágio ou copiar coisas já existentes, coloquem a cabeça para pensar,...ouvir as pessoas;a organização ou os cabeças pensantes são ultrapassados...

Anônimo disse...

Em determinado ano da atual administração foram premiados em dinheiro 3 servidores, que enviaram ideias diferentes.
Infelizmente, não se tem notícia, se elas foram colocadas em prática pela administração.

Anônimo disse...

p/22:31

Tiveram que ir para a Alemanha para colocar em prática a salsicha de 23 cm.

Anônimo disse...

Concordo com o comentário do Oliver “Os trajes típicos na foto, não são Pomeranos, são trajes Bávaros, característicos do sul da Alemanha.” Pelo pouco que eu sei, isto não é Pomerano!!! Vi uma apresentação de um grupo aí de Pomerode e me encantei, pois eles usavam o Fichertracht, traje originário da ilha de Rügen (Pomerânia). Lembro que perguntei a um integrante daquele grupo, como eles agüentam usar uma calça comprida e colete de lã neste calor que faz em Janeiro... E ele me respondeu: Somos um Grupo Folclórico e o nosso objetivo é manter a originalidade de nossa cultura, tanto em trajes como em danças, se usarmos outro traje, não estaremos representando a cultura Pomerana!!! Parabéns para eles...

Anônimo disse...

Gostei da postagem, tomara que mais pessoas encampem a ideia. e essas transformações sejam realizadas.

Anônimo disse...

parciais da fórmula truck da festa Pomerana, realizado na Alwin Blank e Av 21 de Janeiro. Melhor tempo Empresa de Carregadores de Barro, 2º lugar, Caminhões da Prefa. Até o momento nenhuma criança atropelada...

Anônimo disse...

parciais da fórmula truck da festa Pomerana, realizado na Alwin Blank e Av 21 de Janeiro. Melhor tempo Empresa de Carregadores de Barro, 2º lugar, Caminhões da Prefa. Até o momento nenhuma criança atropelada...

Anônimo disse...

Opiniões boas, que merecem uma análise criteriosa da comissão organizadora da festa.

Anônimo disse...

Mais atenção aos trajes, alguns são até mini trajes bávaros, nem isso coseguem fazer direito.

Anônimo disse...

" Irão introduzir, talvez até no sentido literal da palavra, a brincadeira de comer a morcela, sendo que a dita será produzida no tamanho de vinte e tres centimetros. O molde usado foi das partes intímas do Rei. Muitas damas da côrte, que até o presente momento, não tiveram a oportunidade de verificar in loco, em algum ato de luxuria do Rei, tiveram espasmos, ao saberem do tamanho da morcela. "

M. J. da Bosta

Anônimo disse...

o traja que aparece nessa foto do post, usado pelo pessoal da Banda Municipal, chama-se Belbucker Bauerntracht, usado na Pomerânia. Não tem nada de Bávaros. Na Fundação Cultural há um livro que mostra esse e outros trajes da Pomerânia.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 18:28... O comentário dos trajes não é referente a foto do post do Blog e sim referente ao carta espalhado fazendo propaganda da Festa Pomerana, onde o Homem desta foto esta usando suspensório, ou seja, em trajes POMERANOS não existe suspensório, muito menos bermudas de couro... Parabéns a Banda por usarem um Traje Pomerano e não o Bávaro...

Anônimo disse...

Valeu 20:21

Com ignorantes querendo defender!

Anônimo disse...

ignorante é quem só ataca por atacar,sem saber o que está dizendo e ofende quem se manifesta pacificamente,... em nenhum momento ofendi ninguém, só esclareci sobre o traje que está nessa foto do Post. E por acaso na Oktoberfest, os trajes são todos folclóricos, ou Dirndl?
Pois seja aqui, ou na Alemanha, independente da região, um Dirndl, não tem nenhum comprometimento com a sua região, pode ter características típicas da mesma ou não...
o blog é livre pra todos, ou só pra quem quer falar mal de outrem?

Anônimo disse...

Esclarecimentos bons. eu e outras pessoas desconheciam esses detalhes dos trajes.
Vivendo e aprendendo.
Parabéns aos que conhecem os trajes e estão colaborando.

Anônimo disse...

Estes trames prevêem a possibilidade de provar o Salcichon de 23 cm?

Se isto foi previsto , parabenizo os criadores e sugiro que sejam chamados como Pomern Wurst Fashion!

Este Salcichon esta dando o que falar, agora até na area de
criatividade em moda!

Anônimo disse...

Alles wurst! Oder nicht?

Anônimo disse...

esse ano não terá entrada livre? no jornal mostra todos os dias pagos. Nada por enquanto dos ingressos pros moradores. É mesmo só pra turista então? Sei lá...

Anônimo disse...

o de 11 de janeiro de 2012 09:46, vai ver as notícias que circulam por aí direito, vai

Anônimo disse...

olha o site da Festa "vai"

http://www.festapomerana.com.br/precos.php

Preços
Ingressos
Segunda, Terça, Quarta, Quinta e Domingo – R$ 5,00
Sextas e Sábados – R$ 12,00

isso que está sendo comentado

Anônimo disse...

Valeu! Matasse a cobra e ainda mostrasse o pau.

Mafalda disse...

E o que muda no desfile? Espero que tenham sapiência desta vez.

Anônimo disse...

mãs, meu caro, esses são os preços de fato. vai do Pomerodense levar o comprovante de residencia pra ser isentado do valor nos dias, que estão no panfletinho entregues coma fatura do Samae. Vai!

Anônimo disse...

não entregaram nada aqui no bairro. Vai vc!

Anônimo disse...

p?10:43
Recebi minha fatura em minha caixa de correios sem qualquer folheto explicativo

Anônimo disse...

o cara da escola de samba Vai-vai não tá preocupado com preço. Ele coloca a sainha típica e Vai festar todo dia de graça. Que legal...

Anônimo disse...

9:27

e com certeza vai querer salsichão, mas daquele verdadeiro, que dá prazer.

Anônimo disse...

hehehe e mordendo o folheto explicativo

Anônimo disse...

olha, pra lembrar um pouco, querem inventar na festa, este ano mesmo ate vaca dentro de carro antigo conseguiram fazer, o que significa isso??? rir da nossa cara?
nao vamos esquecer que ano passado em dez dias de festa se juntou R$2.000.000,00 de dinheiro, isso porque receberam quase R$500.000,00 de ajuda, Banco , governo etc, e so sobrou R$ 1.900,00 de lucro....o que é isso? e ninguem fez nada? qualquer festa de igreja no domingo consegue juntar R$15.000,00....quero ver esse ano , ano de eleiçao.. vc acha que vai sobrar?