14 de janeiro de 2012

ABERTURA 29a. FESTA POMERANA



BALLET!!!

37 comentários:

Anônimo disse...

mais esperanças para o futuro de Pomerode...

Anônimo disse...

é a diversidade cultural se apresentando. muito bom.

Anônimo disse...

Abertura com ballet ? e as nossas danças típicas ?

Anônimo disse...

Realmente a festa deste ano esta bem diversificada este ano: ballet, música típica, música jovem, foguetorio, trajes da Bavária , cerveja, comida típica, jogos e folguedos diversificados coroados com o Salcichao de aventajado tamanho para os apreciadores.

E viva Pomerode, Pomerania e os Oriundi que nos lideram!

Júnior Mariano disse...

Caro anônimo do dia 14 de janeiro de 2012 que postou às 09:52. Sua frase é extremamente egoísta. A dança típica é o ponto forte pomerodense e em nenhum instante o ballet compromete a tipicidade da cultura germânica em nosso município. Até porque os investimentos na tradição germânica são incomparáveis aos recursos destinados ao Ballet de Pomerode. Eu sou pai de uma aluna e quem paga os trajes (e não são baratos) sou eu como os outros pais também o fazem. A professora Andréa faz rifas para auxiliar no custeio e as próprias bailarinas é que vendem. A rainha e princesa da festa pomerana ganham salário mensal, viagens com tudo pago pelo município. As meninas do balé não ganham salário, ensaiam duas vezes por semana e não merecem um comentário tão ridículo quando o seu. A prefeitura de Pomerode apoia o projeto, e aposta na diversidade, ao contrário de você quem nem tem coragem de expor o seu nome. Felizmente você não faz parte das decisões políticas e culturais do município. Com certeza a festa pomerana ainda estaria com a atração máxima voltada para os serradores de madeira. Sou a favor da diversidade pois ela faz parte da globalização e quem não é deve realmente continuar postando comentários como "anônimo" pois tenho certeza que a maioria teria vergonha de saber que ainda existem pessoas de Pomerode com um pensamento e comentário tão atrasado.
Saudações!!!!

Anônimo disse...

anônimo do dia 14 de janeiro as 09:52.
Te muda dessa cidade pelo amor de Deus. Nem diga que você é daqui por favor.

Anônimo disse...

Apoiado Júnior mariano. Que aquele anônimo continue anônimo e vá para o meio mato caçar gambás e serrar lenha!

Anônimo disse...

Parabéns às bailarinas !!!!!

Anônimo disse...

Parabéns ao Sauerkraut que permite que todas as pessoas tenham liberdade de opinião apesar de que algumas como a de nosso amigo contra o balé não devem ser levadas em conta. Estão enraizadas ao século XIX.

Anônimo disse...

A minha colocação foi " abertura com ballet " ?
Imagine os cariocas aceitarem a abertura do carnaval com ballet.

Anônimo disse...

Abertura para alguns é serradores e cavalos.Tudo bem ecológico.O desfile é o retrato disso.

Anônimo disse...

parabéns aos pais e a profa. de ballet pelo magnífico trabalho, pelos investimentos e pela persistência em manter essa atividade tão nobre.
Outras atividades em pomerode, tbém sobrevivem, graças aos investimentos dos pais, familiares e dos profs. técnicos, pela "teimosia" saudável em desenvolver atividades culturais, de recreação e esportivas, envolvendo grande percentural de crianças e adolescentes.

Anônimo disse...

parabens pelas ótimas palavras mariano,vi a dança..foi otima sou pai de uma menina que tambem faz ballet,adoramos a apresentação,foi linda concordo com todas suas palavras.
apresentação de dança tipica tem tambem,no pavilhão cultural,não vamos só criticar,vamos elogiar quando é bom.

Anônimo disse...

p/ 13:49

deixa de ser ecochato.
antigamente era assim, cavalo, madeia, lenha, etc.
hoje os poluidores sao os contra tudo.
uni vos ecochatos e desaparecei!

Anônimo disse...

Pomerode não é uma cidade cultural,então o que estão falando do Ballet,evoluam ou sera que esta Cultura é só Fachada.Pensem!

Edgar disse...

Prefiro ser "ecochato" do que viver no passado como você.Evolua,por favor.Se não tens filhos eu tenho e quero deixar um mundo digno para eles.

Anônimo disse...

p/ turma do ballet

Vcs querem ser super pais, falam em cultura, estao misturando ascoisas!

Ballet nao cabe em festa de alemao, muito menos de pomerano, cabe porem na area cultural de Pomerode, casa da cultura, teatro (que ja foi usado algumas vezes para isto)!

Vcs tem seu espaco, deixem o nosso em paz.

Apoio totalmente o Bachman que colocou o postcomo umasurpresa, como algo que estava fora do contexto!

Anônimo disse...

Aos que mencionam o Ballet,

Parafraseando o mestre Stanislaw Ponte Preta (Sergio Porto) , ao inves de dizer : O Samba do Crioulo Doido! diria Polka do Alemao Maluco em apoio da postagem do coordenador deste blog.

Como os Senhores querem inserir no contesto cultural Germanico o Ballet decseus pinpolhos?

Em festa de alemao e negao nao entra Ballett!!!!!

ora, ora, super papis, o Bachmann estava certo quando postou : Ballet !!!!

Anônimo disse...

13:49

Os colonizadores, a duras penas e fugindo das amarguras europeias da epoca, ca chegaram, e somente construiram isto que voces hoje disfrutam as custas de machados e cavalos. Estas sao as tradicoes que cultuamos em nossa festa,uma reverencia aos antepassados, sofredores, lutadores que ca fincaram nossas raizes.

Talvez voce tenha em sua casa uma moto-serra e utilize um "cavalo de aco poluidor" de muitos cavalos!, mas nao o machado e o cavalo daqueles que reverenciamos!

Que feio tripudiar sobre tradicoes alheias e defender o indefensavel.

Busque nos posts o Hino de Pomerode, uma ode poetica do Bachmann que descreve a epopeia daqueles que voce indiretamente critica, aqueles que fizeram possivel a voce
aqui estar, viver, e maldosamente criticar.

Anônimo disse...

21:45

Estas equivocado, Vc deve agir da forma que Vc defende, ou seja:

Nao use nada de madeira, cama, mesa, cadeia, etc.

Nao use papel, eletricidade, remedios, combustiveis, nada!

Nao coma nada que nao seja por ti coletado nos bosques!

Nao use a Internet, ja que estaras usando pilhas, baterias,
eletricidade e criando lixo eletronico!

Foram os que aqui colonizaram usando machados e cavalos que ti propiciaram a oportunidade de sobre eles tripudiar.

Qual a similaridade entre ecochato e enchesaco? Nrnhuma como deves saber.

Salve o nosso Bachmann que a todos oportuniza o direito de opinar, em defesa de nossas legitimas tradicoes!!!!

Anônimo disse...

13:17

de minha humilde lavra poética ;

Aos evocatória:

Eia, eia calvalinho,
Vai trotando de mansinho,
Ja, Ja o ecochato sai de mansinho !

Vivam as tradições !

Viva a Pluralidade Cultural !

Salve os nossos colonizadores !

Abaixo a ecochatisse!

Anônimo disse...

Sr. Bachmann

Assistindo o desfile deste domingo, pasme, deparei-me com "judocas" desfilando.

Depois do Salcichon , do Ballet , agora a cultura oriental !!!

Algum registro fotográfico?

Anônimo disse...

Realmente a Festa Pomerana nos tempos do Chico Canola era mais tipica e mais coloquial. Feita pelo povo, para o povo com tradicoes do povo, sem as intelectualidades de hoje. Saudades do Chico.

Anônimo disse...

Sempre querendo buscar no passado e nas tradições desculpa pela falta de cultura.O Ballet foi lindo e maravilhoso com nossas meninas dando o que tem de melhor: civilidade e educação.

Anônimo disse...

Balé lá em Joinville no FESTIVAL DE DANÇA.

Aqui a Festa é Germánica. Fazer o quê com esses que acham que Pomerode tem que ter a cultura dos de " fora ".

Ademais sou anônimo e tudo OK.

Anônimo disse...

Parabenizo os pais das meninas do Ballet pela magnifica contribuicao na manutencao das tradicoes de nossos antepassados.

Anônimo disse...

Sou dançarina de um Grupo Folclórico Alemão... nada contra em ter Ballet pelo contrário acho muito lindo,assim as crianças estão entretidas com alguma coisa útil. Agora não se pode falar de tal maneira da cultura alemã!
Respondendo ao Junior Mariano:
não pense que os grupos folclóricos ganham trajes da prefeitura, salário mensal;está muito enganado...Também vendemos rifas,pasteladas, corremos atrás do que queremos e precisamos.
O que não se pode deixar é acabar com a verdadeira Festa Pomerana.
Indiferente se são grupos pomeranos ou baváros, pois Pomerode é conhecida como a cidade mais alemã do Brasil e não a mais Pomerania.

Anônimo disse...

A Festa é para cultuar os nossos antepassados e nossas tradiçoes, o resto é encher linguiça na festa.

Parabéns ao sr. Mariano que tem condiçoes de colocar a filha no balé coisa de elite.

Anônimo disse...

Agradeço os parabéns do camarada do comentário do dia 16 de janeiro 12:25. Nota-se que sua ironia é muito débil. Não pagamos o balé para as nossas filhas a fim de competir com a tradição germânica. A diversidade faz parte de nossa vida. Faço o que for preciso para manter minha filha feliz. E nem por isso desprezo, muito pelo contrário, apoio tudo o que for relacionado à tradição germânica. Nem sou de pomerode mas tenho paixão pela cidade. Só não obrigo minha filha a fazer algo que não queira. Só acrescentando... Há muitos erros de língua portuguesa em sua pequena frase. Isso sim é motivo de chacotas. Quem lê pensa... "Nem sabem escrever direito".Deveria se preocupar com isso ao invés de criticar irônicamente os outros sem motivo justo.

Anônimo disse...

O pessoal de fora fala mal da nossa cultura. Se a cidade é tão boa para morar, por quê foram os nossos antepassados e seus descendentes que propiciaram isso.
Agora eles vem desfrutar depois do suor dos nossos pais, e pais deles.
Aí muitos querem que a festa em homenagem tenha coisa de outras culturas e fora do contexto.

Deveriam se mudar para outras cidades.

Começo a notar que a cidade ainda vai ter no futuro bem próximo conflitos por causa disso.

Tem gente que sem saber está fomentando isso.

Anônimo disse...

9:22

Tens razão!!

Ainda vem trazer os seus maus costumes.

Anônimo disse...

Camarada... Eles não vem desfrutar do suor de ninguém. Eles vem contribuir com seu próprio dinheiro para o desenvolvimento da festa. As entradas gratuitas são apenas para pomerodenses.

Anônimo disse...

Balé não é um mau costume. Mau costume é a ignorância. Para aprender Ballet são necessários 10 anos. E a dança típica quantos são?

Anônimo disse...

p/ 18:42

depende de qual danca tipica:

Vira portugues: 20 a 30 anos

Tarantela italiana: 15 a20 anos

Germanica : 50 anos com mestres de mais de 40 anos

Teu Bale ta ruim, no Bolshoi de Joinville em 2 anos o aprendiz esta apto a se apresentar na Royal Opera!!!

Anônimo disse...

18:42

Você é tão ignorante, que falou do balé como mau costume. Quem escreveu isso? Mau costume é meter o nariz nas tradições nossas que você não conhece, e ainda quer ajudar a descarterizar a festa que é homenagem aos antepassados e suas tradições.
Cuide de suas tradições na sua terra natal.

Anônimo disse...

bom costume é dançar Funk, Ai se eu te pego, etc...
Ballet? Mein Gott, isso não!

Mas quanto ao tempo, não é o tempo que faz o bom bailarino, ou folclorista. É a dedicação.
Tem pessoas idosas que ensinam na Casa da Juventude em Gramado. E quero ver quem acompanha esse pessoal num baile.
Tem jovens que já tem aprendizes.
E não é só na terra Natal da bailarina lá em cima, ou do defensor das tradições; a dança é Universal!
Parabéns aos meus companheiros folcloristas, e aos bailarinos que dançam pela Arte

Anônimo disse...

ao que disse que trajes do ballet são caros? precisa ver o que se gasta com um traje folclórico. Se for traje Pomerano, 3 vezes mais