5 de novembro de 2011

CULTURA DE POMERODE



Hoje pela manhã, o síndaco e o boca alugada da "Voz do Paço", firmaram atestado de total ignorância das tradições e costumes do povo de Pomerode.
Por favor, antes de querer falar sobre tradição do povo pomerano, estudem um pouco.

8 comentários:

Anônimo disse...

Ainda bem que não ouço. Mas com certeza o novo secretário de governo deixa tudo pronto, porém não sabe e não entende nada da nossa cultura. Que lambança!!Mas seguem os compromissos políticos, pois o compromisso com a comunidade que se exploda.

Anônimo disse...

Infelizmente, o prefeito estudou em Pomerode,sempre com destaque, filho de servidores públicos, que mto batalharam.
Conheceu pouco a tradição e a cultura de Pomerode.
Estudou fora um bom tempo e aí voltou pra trabalhar mto no hospital e não teve mto contato com as tradições locais. Não vivenciou a cultura, costumes e a tradição dos imigrantes.
O outro indivíduo, nem se fala, atuou numa rádio blumenauense, e nunca teve participação/vivência com a cultura germânica ou europeia.
Tanto é, que nem reside em Pomerode. Não tem compromisso com Pomerode.
Aparece pra dar golpe, oferece o microfone aos ingênuos, mas com o bloco de contrato de comerciais na outra mão.
Quem não assina os contratos não fala + na rádio.
Isso já aconteceu com o Sr. Bachmann, aquele assessor forasteiro do prefeito, pois enquanto a secretaria de saúde pagava, ele fala todos os sábados, e tantos outros...
Em determinada campanha política, turma do atual prefeito tirou o programa do ar, judicialmente, pelas asneiras que comentou, ou todos já esqueceram ...

Anônimo disse...

O povo de Pomerode é muito submisso, e eu me incluo entre eles, deve ser pelo fato da origem humilde da Europa, onde trabalhavam para os Senhores Feudais, e depois no Brasil pela perseguição que sofreram durante a segunda guerra mundial, quando foi proibido falar a sua língua de origem, e foram estirpados os documentos e acervos de sua história, das escolas, igrejas e residencias. No passado recente, éramos educados pelos pais, avós a ser honestos, sermos trabalhadores, não se admitia mordomia. Ai do dia que chegássemos em casa, e reclámassemos do professor que passou muita matéria, ou agiu com muito rigor, erra surra na certa.
Não concordo com estes fatos, mas era a nossa realidade.
Se fossemos como os gaúchos, ou como os "hermanos", ou outros povos mais politizados, já estaríamos em "guerra civil", não aceitaríamos a imposição de uma cultura que não é nossa, a incompetencia dos governantes, a pressão seria tanta, que este pessoal já estaria de pijama.

VAMOS ACORDAR POMERODENSES, nunca é tarde.

Anônimo disse...

Isso aí. Nada de baixar a cabeça pra alguns coronéis de meia pataca.
A liberdade de pensamento, conhecimento, ninguém poderá subtraí-la de nós.
Never is too late ...(Nunca é tarde demais)

Anônimo disse...

Tá feio mesmo o negócio, parece que não sobrou algum que tenha na veia um Nórdico mais antigo. Antes disso fomos e podemos ainda ser muito mais, o sangue é bárbaro e forte! Slava "Glória"!

Anônimo disse...

Os que mais chegam perto da cultura antiga germânica seriam os metaleiros pra ser bem sincero, hehehe.

Anônimo disse...

A propósito a época de submissão se deve a cultura cristã, a partir da introdução desta cultura de submissão cristã foi que o povo perdeu suas raízes! E ainda tem gente que cultua esse tipo de religião.

Anônimo disse...

Seriam saxões os nossos antepassados, raizes vikings também estão presentes na genética, precisam pesquisar suas origens antes de terem sido submetidos a outras culturas submissas e religiões. Com certeza vão ter mais orgulho de saberem que tem esta descendência.